quinta-feira, 6 de maio de 2010

Concessionária Ford Guido Cé em Encantado-RS ...

Nas duas fotos acima, o "Estabelecimento de Guido Cé" em duas épocas.

-Na primeira foto, os "produtos" do show-room estão à mostra. Na primeira porta à direita está um Ford 1940, o mais novo e provavelmente o ano da foto! Na segunda porta, está um Ford 1937 -parece que também está sem placas. Nas outras duas portas são caminhões da Ford. A bomba de gasolina está na calçada! As placas, o letreiro e o próprio prédio sempre são de uma incrível riqueza de informações para serem admiradas.

-Já na segunda foto acima, o mesmo prédio, porém alguns anos depois. A grande diferença é o pavimento superior, antes inexistente. Os letreiros foram mudados mas a bomba de gasolina continua ali na calçada. Nota-se que o prédio anexo na parte do fundo continuou igual e o terreno lá atrás, nessa segunda imagem já é ocupado por uma construção. Ah, claro... o carro OKm que aparece enfeitando esse magnífico cenário é um Mércury 1946, o mesmo que aparece nas fotos internas do show-room.

Guido Cé era o concessionário (agente) Ford na cidade de Encantado-RS. A empresa começou como a "Logmann & Martini" em 1924 (vejam o post abaixo com o Trator Fordson ) e em 1937 transformou-se em "Cia. de Automóveis Guido Cé" e assim veio até 1998.

Abaixo, fotos do show-room da concessionária. O destaque é a "picape Ford" destinada à construção de uma woodie. A venda do chassis dessa forma era bastante comum, daí a carroceria em madeira era feita por um construtor/marceneiro independente.

Junto ao utilitário está um Mércury e, está com algum escudo não identificável na grade, sem pneus faixa-branca e com um parachoque que eu estou achando bastante estranho!
O destaque são os carros, mas todo o ambiente é formidável!
Pose junto ao Mércury 1946 zero quilômetro!

Abaixo, foto promocional com um baita ornamento!
É uma bola de cristal sobre uma mesa com a miniatura de um Ford 1946 dentro, e com o cartaz atrás interagindo com o globo e dizendo "Há um Ford em seu futuro".
E o futuro era o pós II guerra! Seria incrível se isso ainda existisse, uma memorabilia cobiçadíssima!

Mais uma linda foto do show-room, agora com dois automóveis Ford (um com pneu faixa-branca) e um chassis utilitário Ford.

Na foto abaixo, um Mércury 1948 vendido pela empresa. Farois de milha e placa de Encantado-RS.

Essas valiosas e inéditas fotos vem a compor a nossa riquíssima história do automóvel no Brasil.

Elas foram enviadas pelo Navarro Heitor Zonta que graças a sua amizade com Amilcar Cé, filho do Sr. Jordano Cé, conseguiu trazer para nossa admiração esses automóveis OKm, mas fabricados há mais de 60 anos.

A agência de Guido Cé já apareceu aqui no AntigosVerdeAmarelo nessa imagem enviada pelo Eugênio Trevisan, também de Encantado-RS, vejam: Estabelecimento Ford ...

guilhermedicin@hotmail.com

10 comentários:

  1. Esse Mercury fala muito ao coração do Gustavo e do Zullino...

    ResponderExcluir
  2. Guilherme ,
    no período da Guerra deram uma boa incrementada no prédio , além de ampliá-lo : raríssima toda essa documentação da evolução de uma revenda .
    Também própria daquele período sem produção civil nos EUA , linda aquela "bola de cristal" , que tb aparecia nas publicidades de 1946 , quando a demanda era muito maior que a oferta : lá o " there is a Ford in your future "era para segurar o cliente FORD na fila....
    Nunca vi esta raridade , não era a miniatura promocional........
    Também achei estranho o parachoques do Mercury 46:parece que não é dele ou esá avançado por alguma razão , e lhe faltam garras e cromado : mas os furos rasgadinhos para placas lá estão .
    Sensacional este material...abraço...TATO

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente o parachoque do Mercury foi danificado ou extraviado e substituido por esse acessório. Na época (1946) as peças de reposição eram muito difíceis de conseguir devido aos gargalos de produção nos EUA e aos problemas de importar para o Brasil. Lembro-me de um familiar cujo Chevrolet 46 teve a luminária do teto quebrada e não poude consertá-la até 48. AGB

    ResponderExcluir
  4. AGB, outra explicação que recebi por e-mail é que esses parachoques mais robustos eram colocados apenas para o transponte dos carros até a concessionária, evitando que pequenos incidentes estragassem a beleza e a integridade do carro novo. Vele lembrar que esses carros chegavam aos revendedores rodando e o Brasil era muito deficiente em estradas, uma verdadeira aventura. Assim, que chegavam, eram substituídos pelos cromados.

    ResponderExcluir
  5. Que lindas as fotos. Guilherme, aquilo era um objeto ou a foto de um poster (me refiro ao globo com o Ford dentro)?
    Se um objeto mesmo, putz, imagino o motivo para ter merecido do marketing da Ford essa peça e realmente de quanto seria agradável vê-la hoje em dia. Pena que se perdeu, ainda bem que sobraram as fotos. Duca!

    ResponderExcluir
  6. Meu pai teve um Mercury preto sedan, lindo carro
    bancos vermelhos, acho que éram de couro, éram cheio de botões, havia acima do pára brisa um protetor do sol em acrílico verde, lindo carro.

    ResponderExcluir
  7. "Parachoques estranhos e Pneus Faixas Brancas"

    Com o término da guerra (1945), as montadoras retomaram a produção de automóveis para o público civil.

    Entretanto, no mercado estava com falta de abastecimento de peças, e os veículos de 1946, muitos deles eram comercializados com parachoques feitos em "madeira", sem pneus de estepe e todos "sem faixa branca", não havia no mercado essa borracha, a situação somente foi regularizada em 1947, quando voltaram a situação normal de fornecimento, mesmos os veículos de alto luxo, como Cadillac, Lincoln, etc, sofreram essa situação.

    ResponderExcluir
  8. quero vender uma mercuy 1948 051 97096503

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda vou conhecer esta maravilhosa cidade a onde minha querida esposa nasceu,
    Eu morro em Rio Claro SP.
    Att: Alexandre Henrique Talarico

    ResponderExcluir
  10. Sou filho do revendedor FORD , GUIDO BASSANO CÉ , falecido em 1999 .Estou com 75 anos ,mas lembro ainda da agência dos anos 50 .Andei nestes e outros carros com meu pai , irmãos e outros parentes ,inclusive com Catarino Andreatta em sua carretera 2 .Boas lembranças daqueles tempos,principalmente das corridas de estrada de chão com aqueles pilotos sensacionais .
    Att EDESIO CÉ

    ResponderExcluir