segunda-feira, 20 de abril de 2009

Estabelecimento Ford ...


Fotografia de grande beleza:
Estabelecimento Ford de Guido Cé. Automóveis e caminhões.
Tudo nessa foto é belo. A arquitetura do prédio, a placa "FORD", os letreiros, a placa "Atlantic", o Sr. posando para a foto.
Também o caminhão Ford 1946, carregando uma frente, possível matéria prima de uma perua em madeira.

5 comentários:

  1. Amigo Guilherme , o original desta foto está comigo, Nela aparece o Sr. Guido Cé recebendo um caminhão Ford 1946 (meu pai comprou um zero dele também)e como você comentou, a camioneta recebia aqui em Encantado RS a carroceria Woddy que era fabricada sob encomenda por um artesão chamado Antônio Fachinetto, falecido a uns 3 anos, era um verdadeiro mestre no assunto, tenho inclusive projetos destas montagens.

    Forte abraço

    Eugênio Tramontini
    etramontini@pannet.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bela imagem
    Como se explica este tempo de Encantado Eugênio, onde se encontravam as principais concessioná- rias, todas elas de grande sucesso, situadas neste municipio longe da capital. Sempre que cruzo pelas fachadas destes prédios,tento imaginar como seria ter participado desta época. Deve-se a este movimento a grande paixão de sua população por automobilismo, pela formação de pilotos que dispensam comentários. Sempre é bom ouvir pessoas relembrando este tempo.
    Valeu
    Felipe A. Pretto
    felipeprettop@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amigo Felipe, Encantado já foi polo do Alto Taquari, antes da construção da BR386 o Rio Grande passava por Encantado, caminho para quem se dirigia da região serrana para a capital, Encantado e toda região ficaram isolados quando por teimosia do governador Brizola a rodovia ligou Soledade a Lajeado.
    Aqui em Encantado já tivemos concessionárias da Mercedes-bens, Toyota, Ford, Chevrolet (a única restante),Dodge (esta virou Mercedes e Toyota), Willys e Volkswagem.
    Forte abraço
    Eugênio Tramontini

    ResponderExcluir
  4. Queria lembrar que em Encantado tambem já teve uma conssecionária FIAT,e é lamentavel que com toda essa rica historia, hoje só temos uma unica conssecionária.

    ResponderExcluir
  5. _Meu pai e meu tio trabalharam anos com o senhor Guido Cé - um grande cavalheiro que prestava atenção ao que eu lhe dizia e falava comigo quando tinha uns cinco anos de idade -, assim como todos os membros da sua honrada família.
    _O tio Hilário - lanterneiro (chapeador)
    e pintor - saiu da Ford e foi para a Chevrolet, dos irmãos Pretto (Alcides e Argemiro), apaixonados pela velocidade. Corriam com a carretera 56. Várias vezes meu tio colocou-me lá dentro, sempre cheirando a tinta fresca.
    _Multidões postavam-se à beira das precárias rodovias de chão batido para ver os ases do volante acelerar...
    _Em 1951 o piloto Argemiro Pretto batia o recorde brasileiro de velocidade na na Prova Getúlio Vargas, etapa São Paulo, corrida que levou o encantadense a ser considerado um dos melhores pilotos do país. Ele e seu irmão Alcides contribuíram para tornar as corridas de automóvel um fenômeno de público no Rio Grande dos anos 50, e, mais especificamente, em Encantado. As provas de carreteras, a partir de 1952, organizadas e patrocinadas pela Prefeitura, levaram a cidade ao noticiário nacional.
    _Nasci em Encantado em 1947 e desde criancinha frequentava as oficinas das duas grandes concessionárias de então.
    Até hoje sinto aquele cheiro gostoso da tinta utilizada para a pintura dos automóveis, do carbureto para a solda (o carbureto (carbeto) de cálcio é usado em soldas oxiacetiênicas, porque sua reação com a água produz acetileno) e da cera para o polimento.
    _ Parti em busca de meus sonhos.
    E nunca mais esqueci os carros... Desde a decada de setenta tenho um Bel Air 51 - restaurado em 1976 em... Encantado com meu primo Lucca!
    E mais algumas antiguidades.

    "A criança que fui chora na estrada.
    Deixei-a ali quando vim ser quem sou;
    Mas hoje, vendo que o que sou é nada,
    Quero ir buscar quem fui onde ficou".
    Fernando Pessoa, poeta português

    Um abraço,

    Aldo Tedesco
    aldotedesco@hotmail.com

    ResponderExcluir