Acima, um automóvel Benz 1913. Esse automóvel pertencia ao colecionador Pardal e segundo uma revista da época, havia sido adquirido por volta de 1972 em uma fazenda do interior paulista. Não tenho notícias sobre o paradeiro desse majestoso automóvel.
Essas são fotos do Concurso Dèlegance em 1979!
O "Concurso Dèlegance" era um avento realizado no Clube Hippico de Sto. Amaro -SP nos primórdios do nosso movimento antigomobilista.
Essas fotos retratam um grande momento histórico, cujo o resultado é o amadurecimento que nós vemos e vivemos hoje.
Interessante é contextualizar que na época, muitos dos antigos de hoje, eram apenas carros de uso, OKm ou nem mesmo haviam sido produzidos.
E muitos desses carros exposto em 1979 ainda brilham em revistas ou no evento de Araxá-MG, por exemplo.
Sem falsas modéstias, o enaltecimento e o enfoque histórico à esse momento da alvorada do antigomobilismo brasileiro é mais um pioneirismo do AntigosVerdeAmarelo, assim como foi a utilização de fotos antigas brasileiras contendo automóveis, sejam nos postos de gasolina, cegonhas, concessionárias, ruas/estradas ou no simples convívio da família brasileira. Claro que a fórmula só é perfeita porquê conta com a participação de você leitor e, também construtor desse espaço empreendedor.
Nós já vimos os Concurso Dèlegance de 1982 e 1987, em fotos enviadas pelo Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato.
Vale a pena rever:
Concurso Dèlegance em 1982 ...
Concurso Dèlegance em 1987 ...1
Concurso Dèlegance em 1987 ...2
Já essas fotos de 1979, fazem parte do acervo pessoal do Dr. Enzo Monteiro do Nascimento e, foram enviadas por sua filha, Elisa Asinelli do Nascimento, antigomobilista atuante ( ANTYQUA ) que desde cedo acompanhava o Pai.
Nas duas fotos acima, os atemporal Ford T.
Abaixo, alguns jaguares do Concurso.
Três Ford acima: 1931, 1935 e 1933.
Abaixo, é um Continental 1956.
Acho que vai ser muito interessante caso alguém possa reconhecer e dizer algo sobre esses exemplares atualmente.
Abaixo, Cadillac 1934.
Nas duas acima, o Cadillac S-75 1953 , limosine carroceria Derham, pertenceu ao Governo do Estado de Minas Gerais. Ainda hoje está preservado em uma distinta e bela coleção mineira. Esse carro foi usado também na posse do Governador Aécio Neves, recentemente. É a história brasileira.
Abaixo, fotos de alguns Packard, uma das marcas mais prestigiadas entre os anos 20 e 30.
Abaixo, Rolls Royce 1953. É o "irmão" do Rolls-Royce presidencial , certo?
Não é de se espantar que entre os carros expostos no evento os que mais tenham chamado a atenção do Dr. Enzo tenham sido as Mercedes-Benz, já que além de um grande fã, é ele também um colecionador com especial dedicação à marca. E isso se refletiu inclusive no destaque dado na cobertura fotográfica do Concurso Dèlegance em 1979.
Nas fotos acima, a maravilhosa Mercedes-Benz 320 1939, carroceria Mannhein. Belíssimo desenho, um lindo perfil. Está no Brasil desde nova e ainda conservada em uma coleção mineira.
Abaixo, outra incrível representante da marca, uma Mercedes-Benz 540K 1939. Alguém tem notícias dela atualmente?
Nessas duas últimas duas fotos, outra surpresa! São dois Concorde!
Uma releitura dos clássicos dos anos 30, com inspiração mais evidente pelos Cord L-29 e aplicado sobre o chassis e mecânica do Landau. Foi idealizado por João Storani na segunda metade da década de setenta resultando em uma produção de 16 Concorde, que hoje são fora-de-série bastante interessantes. Dessas 16 unidades, apenas uma era de quatro lugares, essa que aparece na foto.
Meu agradecimento à Elisa e ao Dr. Enzo.
É Derham e não Derhann
ResponderExcluirAbraços
Obrigado, corrigido. Só faltou se identificar.
ResponderExcluirAbraço,
Guilherme, grande trabalho o seu em comentar e identificar os automóveis.Vale ressaltar que enviei somente as imagens! Nossos agradecimentos por seu empenho em mostrar a história dos automóveis antigos no Brasil.
ResponderExcluirReceba o nosso forte abraço!
Elisa e Enzo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142752469-_JM
ResponderExcluirÉ o mesmo tipo de carroceria (victoria), mas não sei se é o mesmo carro. Será?
João, bem lembrado. A carroceria é a mesma, o ano confere. Mas são dois! Esse do post está em uma famosa coleção de BH. Esse do mercadolivre, é muito interessante, apesar do preço, né?
ResponderExcluirAbraço,
Bela coleção de foto, Guilherme. O Rolls presidencial e o Cadillac Governamental são figuraram no meu blog em fotos mais recentes. A 540K não reside no Brasil desde os 80's.
ResponderExcluirGrandes fotos, de uma época em que o movimento antigomobilista ainda era atividade de poucos entusiastas. Parabéns ao Dr. Enzo e à Elisa, que nos brindam com registros de seu acervo. E ao Guilherme, claro, por ser o canal de divulgação.
ResponderExcluirAbraço a todos.
Irapuã
Bem lembrado Luís, segue o link para vê-los recentemente, Cadillac: http://antigomoveis.blogspot.com/2009/01/automveis-e-poltica.html & o Rolls: http://antigomoveis.blogspot.com/2008/07/o-rolls-royce-do-getlio.html .
ResponderExcluirAbraços,
Luís Augusto ,
ResponderExcluirlamento muito nunca ter visto esta 540K ao vivo :
lamento mais ainda ficar sabendo que se foi....
Deve ter sido dos últimos desta linhagem a sair da fábrica( se 1939)...ficaram apenas em produção os 230 e os 170 D , além dos tracionados , caminhões e outros necessários ao esforço militar germânico .
Uma pena que não acertei a data deste Concours !
Porisso a importância destas fotos : documento único do que não volta mais .
Felizmente outras obras primas deste quilate desembarcaram por aqui anos depois !
Abraços a todos e muito carinho ao amigo Enzo e a minha querida "filhota adotiva" Elisa...do TATO
Guilherme , parabéns , também a idéia dos links ,tipo " que fim levaram ?" Fuiiii........
Tato, é quase certa a presença de uma 540K Spezial em Araxá/10! Mas é newcomer.
ResponderExcluirQuerido Tato, só para lembrar: A CULPA É SUA! Se não fosse você, eu não teria apressado o passo em tirar esta fotos das gavetas para digitalizá-las.
ResponderExcluirVocê e o Guilherme me deram o 'hurry up !!!!'
Obrigada pelos comentários, sou uma privilegiada em tê-lo como pai adotivo. Explique-se com o Dr. Enzo,rsrsrsrs.
Caro Guilherme fui a quase todos os Concurso D'Elegance e esse eu estava lá...Eu morava no Rio e uma galera do Veteran do Rio, alguns até já morreram,íamos de trem do RIO - SP (com leitos e vagão restaurante). Nos encontrávamos na Estação da Leopoldina por volta das 21h e chegávamos em SP na Luz por volta das 07:30H.
ResponderExcluirAlgumas observações:
- Eu falei sobre um grande colecionador de SP, já falido, Alexandre Alipertti, pois então esse dois Packard 1930 e 1928 eram do próprio e os dois Ford roadster 1934/35 tb, Ainda estão no Brasil em coleções particulares.
- Onde será que está esse Jaguar MK V 1950 show car, uma restauração impecável. Nunca mais vi esse belo conversível em nenhum encontro.
- Nesse Evento o Oswaldo de BHE começou a levar os autos que ele restaurava, o Marmon 1928, Packard 1927 vinho, O Caddy 1953 limousine que perteceu de fato ao Juscelino K. Na época um jovem colecionador e já com belos autos.
Parabéns por trazer essas fotos e informações de uma época já bem distante, e mantendo vivo nesse espaço toda essa história.
Paulo
Grande Paulo, valiosos comentários.
ResponderExcluirConto com a sua ajuda para contarmos os primórdios do antigomobilismo vanguardista do nosso estado Minas Gerais!
Apareça sempre,
grande abraço.
Guilherme.
Repare nas fotos Abaixo, Rolls Royce 1953. É o "irmão" do Rolls-Royce presidencial , certo?, ao lado dele, o já falado, em outro comentário, Packard Saoutchik (o senhor automóvel faria uma belíssima postagem!), ainda deve estar no Brasil, escondido em alguma coleção, o mais legal vem agora observe a seguinte foro acima do Rolls Royce http://2.bp.blogspot.com/_AV-RS4GKu2o/S_8V77FlsHI/AAAAAAAAGng/7_a3MWpaR9s/s1600/Concurso+Enzo+AVA19.JPG, lembrou? Este é o Packard Brougham Limousine, (nunca restaurado) que foi doado ao museu Roberto Lee a pouquíssimo tempo!
ResponderExcluirBoa Bruno, é verdade!
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