sábado, 22 de maio de 2010

Cadillac 75 1938 Sedan Conversível ...

Cadillac modelo 75, ano 1938, Sedan Conversível.

Os dados técnicos: entre-eixos de 3,59 metros, comprimento de 5,60 metros, peso de 2.318 quilos.
Motor V-8 de válvulas laterais de 346 polegadas cúbicas, ou 5,6 litros.
A taxa de compressão era 6,7 :1 rendendo 140 cv a 3.400 rpm (potência bruta SAE).
O preço do carro eram elevados US$ 3.940,00.
Produção total no ano de 1938: 1.911 unidades.

A história: Por volta de 1945, logo após a II Guerra mundial, um norte-americano vem à São Paulo, e traz consigo seu automóvel de uso pessoal, esse Cadillac 75 1938 Sedan Conversível. Era um carro na cor creme, com interior marrom. Muito imponente como se vê nas fotos.

Esse norte-americano, Richard Parker ficou no Brasil entre 1944 e 1947 -período em que foram feitas essas imagens aqui apresentadas e enviadas por seu filho, Rex Parker.

As fotos são quase tão incríveis quanto ao Cadillac. Um grande registro de um carro muito distinto que andava (e andava mesmo!) por nossas estradas. Segundo o Rex Parker, esse carro ficou no Brasil quando seu pai retornou aos EUA. Que fim terá tido um carro dessa estirpe? Asas à imaginação.

Nas fotos, quase sempre o proprietário aparece junto ao seu grande carro, uma verdadeira obra de arte sobre rodas. Mais que isso, em muitas fotos, Cadillac e dono aparecem muito bem acompanhados, seja em companhia feminina ou por um grupo de amigos.
O Cadillac exibindo seu belo desenho em uma paisagem tipicamente interiorana. Devem ter sido momentos bastante agradáveis aqueles.
Interessante notar que lhe faltava um dos batentes do parachoque, sem motivos aparentes, já que o parachoque está alinhado.
Uma avaria no paralama traseiro? Pois era um carro que andava!

E andava até de balsa!

Na foto acima, capota fechada e lama da estrada.

Abaixo, Cadillac e dono mais uma vez em boa companhia.

Será um Fiat Balilla?Nessa foto acima, Abril de 1945.

Notem que aqui o carro está com pneus sem as faixas-brancas e também lhe foi instalado mais um escudo na parte inferior da grade, ausente nas outras imagens. Por isso, acredito que essa seja a fotografia mais recente.

Abaixo, um desenho demostrativo do modelo na época.

Rex, lindas fotos, obrigado.
guilhermedicin@hotmail.com

9 comentários:

  1. Tinha visto essa série no Auto Entusiastas. Carro espetacular! O Muricy do RJ tem um perecido, mas com carroceria fechada.

    ResponderExcluir
  2. Quantas histórias sensacionais começam a aparecer graças a este excelente blog.
    Que fotos!!
    Parabéns Guilherme.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. Que carro lindo!
    Um desenho impecável. Imagino que andava sereno e macio, como todos os Cadillacs.
    Paulo Sallorenzo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tenho quase certeza que essa auto ainda existe e está totalmente restaurado aqui em BHE. Pelo menos o que tem aqui é 1938 e já esteve em Exposição de Araxá do Veteran.
    O carro é hoje pintado de verde aluminizado (opção de época) estofado de couro marrom e é V8.
    Acho difícil que tenha tido dois desses autos no Brasil.
    Vou localizar a foto e tentar escanera para colocar aqui.
    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Pai do céu!
    Que Barca! Muito bonita as fotos!
    Abrax

    ResponderExcluir
  6. Esse aqui esteve exposto em Araxá há alguns anos: http://www.flickr.com/photos/10399223@N03/880503102/in/set-72157601045349213/

    A carroceria é a mesma, mas seria o mesmo carro?

    ResponderExcluir
  7. Acho que este carro era de meu pai de 1953 a 1980 aproximadamente, quando foi vendido a um colecionador de Minas Gerais. Tenho uma foto bem antiga que estou no estribo dele. Sou de Sao Paulo, Santo Amaro

    ResponderExcluir
  8. Esse carro, como disse meu tio Pedro nos comentários, era do meu avô e meu pai viajou muito com ele para obliterar Santista. Tenho algumas fotos do meu pai com minha mãe , minha avó e tias nele. Exatamente nessa configuração o que depois de alguns anos foi repintado em duas cores, tenho foros dele e posteriormente vendido para um colecionador que tudo indica pintou na cor preto.

    ResponderExcluir