terça-feira, 30 de novembro de 2010

FNM cegonha chegando na concessionária Willys de Caçador -SC ...


Cena mais bonita: um Alfão chegando na concessionária Willys de Caçador-SC carregando quatro Jeep e dois Aero OKm.
Provavelmente, 1963.
Foto enviada pelo Juarez Barella.

Karmann - Ghia encontrado !


Viva a internet.
"Prezados amigos,
É com imensa satisfação que comunico a todos que hoje, 29/11/2010, por volta das 16h00 o meu Karmann Ghia foi localizado dentro de um estacionamento em um condomínio na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. Graças a divulgação que fizeram na internet, repassando para cada conhecido, comentando, publicando em seus blogs, sites, boca à boca, rede de contatos, relacionamentos e outros recebemos um telefonema anônimo dizendo onde estava o carro. A pessoa disse que o carro chamava a atenção no estacionamento do prédio e pesquisando na internet chegou até nós. Agradeço imensamente a todos vocês pelo apoio e especialmente à DEUS e meus filhos Tales e Bruna, pela persistência e dedicação em tentar encontrá-lo a todo custo. Espero que todos os amigos que também ficaram disprovidos de um bem que conservam e cuidam com muito carinho tenham a mesma sorte que nós tivemos.
Um grande abraço a todos.
J. M. Spinelli "
Prenderam alguém? O furto teria algum propósito especial?

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Trânsito de Porto Alegre nos anos setenta ...

Fotos coloridas do trânsito de Porto Alegre-RS, no início dos anos setenta.
Enviadas pelo Marcelo Fernandes.

domingo, 28 de novembro de 2010

Caminhão Chevrolet Boca de Sapo 1951 ...


Caminhão Chevrolet Boca de Sapo 1951 à margem do Rio Tietê na foto enviada pelo Lucas Nori Micheletti.
Ao contrário dos Chevrolet Boca de Sapo até 1950, os modelos de 1951 e 52 vinham com a grade na cor no caminhão.

sábado, 27 de novembro de 2010

Trânsito interessante na Av. Presidente Vargas ...


Vejam o trânsito na Av. Presidente Vargas, Rio de Janeiro-RJ, antes dos anos cinquenta.
Abaixo e à direita, vai um Buick bicolor 1941 (não é Buick, é Oldsmobile, vejam nos comentários). Um pouco mais acima, atrás do ônibus, um Studebaker 1947/48 e um Citroen. À esquerda deles, um Ford 1935 e um Chevrolet 1939. Lado a lado vão dois Chevrolet 1940 e, um deles é conversível, raro! Mais acima vai um Packard, Ford 1947/48, mais alguns Ford, Chevrolet, Buick, Mércury... Mas o mais intrigante está lá perto da esquina, logo à frente daquela Woodie de madeira (provavelmente Chevrolet 3.100). Vêem um carro comprido, parecendo uma limosine?

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Fordinho 1928 Model A Phaeton ...


Todos queriam sair na foto com o Fordinho 1928, Model A Phaeton.

O dono desse fordinho foi o 64º a requerer um registro de placa "Particular" em Pirapora-MG.

Notem o manuscrito "Ford" no radiador: parece que foi doado por um Ford T... E ainda não encontrei foto antiga de Ford 28/29 com faixa branca!

guilhermedicin@hotmail.com

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Brasinca 4.200 GT ...


Um fora de série super interessante: Brasinca 4.200 GT.

O desenho é exótico e muito agradável.

Colaboração do Ézio Barioni.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cartão postal de Belo Horizonte : Fusca , Aero & Bel Air ...



Cartão postal de Belo Horizonte -MG.

Fusca, Aero Willys e um Chevrolet Bel Air 1953...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fábrica DKW - Vemag 1956 à 1967 : Universal F-91 , Fissore , Belcar & Vemaguet ...

Mais preciosas imagens para a cultura automotiva brasileira.
São fotos dos bastidores da Vemag enviadas pelo Ricardo Prado Santos, do arquivo pessoal de seu pai -Antônio de Pádua- que trabalhou como gerente geral da produção de 1956 até 1967, datas que coincidem com o início e o fim das atividades da Vemag na fabricação de automóveis.

Acima, rara imagem do primeiro (ou 'um dos' primeiríssimos) veículo fabricado pela Vemag em 1956, é a também rara perua DKW Universal F-91.

Abaixo, também um dos primeiros DKW-Vemag Fissore, ainda em fase de teste pela fábrica.
Acima, "vista explodida" do DKW-Vemag Fissore em exposição no Salão do Automóvel de São Paulo-SP. Esse carro de exposição seria um interessante bibelô de se ter em coleção atualmente, mas, certamente foi desmontado nos dias seguintes ao evento...

Abaixo, o Sr. Antônio de Pádua no coquetel de lançamento do Fissore para 1966. Linha de produção dos Fissore.

Abaixo, fim de linha para os DKW-Vemag em 1967. Segundo o Ricardo Prado, essas são as duas últimas unidades produzidas: um Belcar e uma Vemaguet, que "apagaram as luzes" da fábrica DKW-Vemag, cuja a planta é mostrada na última foto. Incríveis fotos do arquivo pessoal de um funcionário DKW-Vemag!

guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Chevrolet Boca de Sapo & Ford F-5 ...

O Márcio Messias envia fotos de seu pai, o Sr. Bernardino Soares, junto a veículos em que trabalhou em Belo Horizonte-MG.
Acima é uma perua Chevrolet Boca de Sapo e, pela grade cromada, o ano de fabricação está entre 1948 a 1950.
Abaixo, é um Ford F-5 1951 no fim dos anos sessenta.
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 21 de novembro de 2010

Kombi Standard 1959 ...


Kombi Standard 1959. Muito provavelmente na cor "Verde Areia", combinando com o "Verde Palmeira" nos parachoques e calotas...
Essa foto foi enviada pelo Bruno Bastos e mostra seu avô ao lado da Kombi OKm recém comprada, ainda sem as placas...
Sobraram poucas unidades dessas Kombi, não? Não se conhece nenhuma 1957 ou 1958 e poucas 1959...

sábado, 20 de novembro de 2010

Fiat 850 Spider 1968 ...


Foto em Belo Horizonte-MG no ano de 1980, tirada pelo Rogério Machado.
É um Fiat 850 Spider 1968, um modelo raro e que pouco se sabe sobre ele no Brasil.

Karmann - Ghia roubado !


Nota de utilidade pública: foi furtado ontem mais um antigo, dessa vez um Karmann-Ghia placa COO-0068, na Rua Imbó próximo à Av. Sapopemba, São Paulo-SP.
Quem tiver informações, ou cruzar com algo parecido nos próximos dias ou meses, favor contactar o proprietário, Tales, ao telefone (11) 7614-8486. O e-mail para contato é talesspinelli@gmail.com

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Farus : fora de série nacional ...


Vendo as fotos do Hofstetter no GP de Fórmula 1 em 1985 , o Sidney Cardoso se lembrou de ter fotografado um outro fora de série nacional dos anos oitenta também no estacionamento de um GP de Fórmula 1. É o Farus.
Me parece que utilizava a mecânica dos Fiat Rallye 1.300...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Continental Mark II 1956 ...

Continental Mark II 1956.

Há dois dias, o AntigosVerdeAmarelo mostrou a imagem de um Ford V8 3 Window Coupe 1933 participando de um encontro de carros antigos em 1987. Lá eu afirmei que carros que já participavam de encontros naquela época teriam praticamente 100% de chance de existirem ainda hoje e que, o mais bacana seria vê-los em fotos antigas, e depois atualmemte!

O Gelson Joni Teixeira reconheceu o seu Mark II em uma foto antiga publicada aqui no Blog em uma postagem do Concurso Dèlegance em 1979 . Mais de trinta anos depois e aqui está ele!
Segundo o Gelson, esse Continental MarII foi fabricado em Janeiro de 1956 e faturado para Park Motor Sales, de New York. Esse carro chegou a fazer parte do acervo do findado Museu da Ulbra, onde foi adquirido. Mesmo com a boa aparência e a excelente conservação, que mostra que esse distinto carro deve ter tido uma vida mansa, o Gelson ainda tem planos de restaurá-lo.

Abaixo, o interior e o painel dessa obra prima da indústria automobilística norte-americana dos anos 50.Vale ressaltar que esse carro é da marca Continental, não mais sendo uma subsidiária da Lincoln.
Abaixo, a bonita traseira com o "estepe continental".
E vejam só onde fica a boca do tanque de gasolina!
guilhermedicin@hotmail.com

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Lincoln Landau 1959 na Rua Augusta ...

O Lindeberg de Menezes Jr. me enviou a foto acima, com os brotos indo às compras na famosa Rua Augusta, em São Paulo-SP lá na virada entre as décadas de cinquenta e sessenta. E perguntava "Que máquina é esta?" referindo-se ao nada discreto automóvel alí estacionado displicentemente.

Taí, mesmo pesquisando, eu não descobri. Dias depois, o próprio Lindeberg traz a boa nova: é um raríssimo Lincoln Landau 1959!

Que flagra! Um dos mais caros do mercado norte-americano.

Abaixo, uma publicidade da época mostrando a frente do carro. Curiosamente, ele também aparece estacionado junto à calçada -até o desenho da calçada é igual- e com uma moça por perto... Incrível, não? carros antigos nos proporcionam isso.
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ford V8 3 Window Coupe 1933 ...

Um bonitinho Ford V8 1933.
Um modelo idolatrado pelos Hot Rods, em uma configuração bastante rara, o 3 Window Coupe .
O curioso é que essa foto foi tirada pelo meu pai, Haroldo Aniceto Gomes, em 1987 num encontro do Clube do Chevrolet em São Paulo-SP. Era um Ford em meio a centenas de Chevrolets...

Essa baratinha também foi vista num outro evento, o Concurso Dèlegance em 1982 ... .
Bem diferente dos outros post's do AVA, onde a chance dos carros terem sobrevivido são quase nulas, os carros que participavam de coleções e encontros já nos anos setenta e oitenta têm quase 100% de chance de existirem ainda hoje. Onde estará essa baratinha 1933 hoje?
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

I Shock - Car brasileiro , em 1974 ...

Cenas fortes.
17 de Fevereiro de 1974.
Uma grande arena na Praia do Cassino, cidade de Rio Grande-RS.
Uma multidão de pessoas.
Dezenove veículos dispostos em um círculo dentro da arena. Dentre eles estão Fords, Chevrolets, Lincoln, Plymouth, Dodge, Hudson e Buick. Mas eles não valem nada. Foram todos comprados em ferros-velhos dias antes e serão destruídos para alegria da plateia.

Era o primeiro Shock-Car realizado no Brasil!
A modalidade já era comum nos EUA. Carros velhos eram colocados em uma arena e sem muitas regras rígidas, ganhava a brincadeira o último carro que permanecesse andando.
Vejam essa interessante perua Dodge no estacionamento do evento... Deve estar pensando: "Caramba, preciso ir embora antes que me joguem nessa arena!".

Abaixo, a multidão atraída pelo Shock-Car.

Impossível ver essas cenas e não pensar: "Esses carros valeriam uma fortuna hoje". Mas acontece que na época não valiam absolutamente nada e, essa é a irônia do destinho. Taí a graça das fotos!
Acima, Chevrolet FleetLine quatro portas 1952.

Abaixo, Ford Fairlane 1959.Um Lincoln Five Window. Acima, uma matéria sobre o evento na revista Quatro Rodas.

Essas fotos foram primeiro postadas no blogdosanco.blogspot.com/ e agora cedidas ao AntigosVerdeAmarelo pelo Ibraim Gonçalves, que foi um dos organizadores do evento.

guilhermedicin@hotmail.com