sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Agência Simca!

Fotos da concessionária Simca do Brasil, na cidade de Pouso Alegre, sul de Minas Gerais.

Aqui ao lado uma Simca Chambord três andorinhas 1962.
Acho essa foto muito bonita. Ela se parece inclusive com a capa do livro "Simca -A história desde as origens", da Editora Alaúde.
Vejam ao fundo a placa da "Rallye Especial" e também da "Jangada".

Nessa foto, a Simca da foto acima acompanhada de outra Chambord três andorinhas. Elas estão no "show room" da concessionária. A decoração é simples, mas muito legal.

Já aqui é a parte de oficina da Concessionária.
À esquerda uma Simca 1961, e outras duas que também parecem ser de 1962.

Mais outra fotografia da oficina mecânica autorizada Simca.
Existe alí um grande radiador acoplado a um motor, que me parece ser de um Studebaker dos anos vinte.
Todos os detalhes merecem ser observados.





Aqui, um "Certificado de Especialização" da "Sociedade Anônima Industrial de Motores, Caminhões e Automóveis -Simca do Brasil".

4 comentários:

  1. A terceira foto era da "oficina" da concessionária, eu imagino. Como as coisas mudaram. Você conhece as fotos da extinta Nova Texas aqui do Rio, que esão no site do Badolato? Muito boas também, vieram do Anibal que é o filho do dondo da Rede. Junto com as suas, conjunto perfeito. Eu não sei não, mas acho que se não for por sorte ou que tenha sido publicado em livro, existiraão muito poucas fotos mais das concessionárias no Brasil. Que que tu acha? Ainda há espaço para muito mais achados? Lá fora mesmo é uma dificuldade achar estas fotos. Existem, mas em arquivo. No Brasil quem deve ter algo é a GM que mandou tudo para a Ulbra, pelo que soube. Mas como esse assunto não interessa a muita gente, já viu. No próprio livro novo do Opala, da Alúde (muito bom!) não me lembro de uma foto apenas de concessionárias. Por quê, né?

    ResponderExcluir
  2. Comprei recentemente na Amazon um livro chamdo Classic Chevy Dealership, apenas sobre concessionárias Chevrolet nos USA ... Muito interessante, mas podia ser ainda melhor ... A qualidade das fotos é apenas razoável.

    Acho que a concessionária mais bonito do Universo era a Mesbla Veículos, em São paulo. No livro de 70 anos da GMB, tem uma foto do interior da Mesbla Veículos com o lançamento da linha Pontiac 1941 ... maravilhoso !!!!

    Acho que vale um livro sim. Quem tem estas fotos da Simca ? Tem em alta resolução ? Ou em papel ? Entre em contato por e-mail comigo. Abraços, Badolato

    ResponderExcluir
  3. a idéia de alguém reunir fotos sobre revendas no brasil é muito boa. poderia vir desde o tempo dos Agentes, os representantes pré concessionárias.
    quanto à mais bonita do universo, discordo quanto à mesbla. foi a premier, nos eua, adquirida pela ford. e é a disbrave, vw em brasília. enorme área na principal avenida; prédio por representante do oscar niemeyer; excelente distribuiçõ de massas e volumes; paredes esculturais pelo athos bulcão; obras de arte.
    igual, não conheço. e, nestas épocas de construções fugazes, nunca mais será feito algo assemelhado. vale a pena ser visitada.

    ResponderExcluir
  4. trabalhei na mesbla veiculos do rio de janeiro na decada de 80,era recepcionista tecnico,e,me lembro que quando voce entrava no predio,pela rua paulino fernandes,havia escrito bem grande:VOCE ESTA ENTRANDO NO MAIOR CONCESSIONÁRIO CHEVROLET DA AMERICA LATINA.e,era mesmo,que saudades,cinco andaresde oficina,bem montada,bem aparelhada,e,acima de tudo com um profundo respeito pelo cliente,coisa que hoje em dia não existe mais.
    newton,rio de janeiro

    ResponderExcluir