quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Museu do porto ...

As duas primeiras fotos são do carioca Rouen, a última acervo "O globo". Duas primeiras de1962, a última, 1959.






A apreensão de carros zero quilômetro nos portos brasileiros no momento de sua chegado ao Brasil. As fotos os mostram no estado do Rio, mas já ouvi relatos de que havia muito mais no porto santista. A apreensão era feita por problemas na documentação de importação, a famosíssima "quarta via". Os "jeitinhos" eram "comuns". Um documento servia para trazer vários outros carros sonegados... Esse Pelo menos para os carros, que passaram anos, décadas, nos pátios portuários e sob sol, chuva e ação da maresia, assim de nada valia ser zero quilômetro. Foram todos a leilão, grande lotes para ferro-velho. Alguns de Santos "subiram" para São Paulo nos anos 80.


Sei também de uma matéria sobre o assunto realizada na época pela "Revista de Automóveis".
guilhermedicin@hotmail.com

6 comentários:

  1. Vou achar umas fotos de uns galpões em Santos que um amigo tirou, um mês atrás, e te mando. São cenas fortes demais, prepare-se...
    Quanto à Revista, o que mais você sabe sobre ela? Foi publicada no Rio? Eu quero ir lá na Biblioteca Nacional amanhã para pesquisar umas coisas e, se der, esta vai pra lista. PElo menos saber se eles têm em arquivo, o que seria ótimo. Eu ACHO que a BN está permitindo que se fotografe algumas obras, sem flash, como se fosse um scanner. Vou saber amanhã. Se sim, olha, vai ter material pra gente ler o resto da vida, por que eles têm coisas formidáveis lá. Principalmente iconografia e livros dos anos 50. Portanto, como estou mais próximo, tendo algum nome ou título, mande que eu pesquiso lá.

    Em tempo, por quase um ano todos aqui no Rio babaram por 3 carros que estava grampeados nas Docas do Rio, na altura do JB. Eram um Corvette Sting Ray laranja (aquele laranja...), um Mustang dos primeiros e fastback e uma Mercedes que eu não identifiquei o modelo. Sumiram do local uns dois meses atrás. Soube por amigos que, via jornal na TV, viram que eram desta quadrilha do judiciário do Espírito Santo, presa em dezembro. Onde estarão? Mistério...
    Logo, 50 anos após estas fotos, a insistência dos caras persiste. É cosia de gato e rato.
    Veja esta em:
    http://www.receita.fazenda.gov.br/DestinacaoMercadorias/Leiloes/Previsao/Images/Leilao06SPSantos/FotosVeiculos.htm
    Quem será que vai sair com este Charger de lá? QUEM?

    Abraço, Nik.

    ResponderExcluir
  2. Então ainda existem desses carros em Santos?? poxa... me made sim, por favor! não faço questão de publicá-las não, a prioridade é toda sua!!

    A revista se chama: "Revista de Automóveis- a serviço da indústria, do comércio e do transporte", publicação mensal, todas as capas trazem cenas cariocas, daí imagino ser ela também do Rio.

    Essas fotos que você nos mostra são de carros recém-importados? tinha até Caddie 59! sensacional!
    -Fazendo tudo certinho já tem chance de dar errado,imagine fazendo errado?! o povo é muito mané...

    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. No Brasil o rico não paga imposto por prazer e diversão, pois ele pode pagar. É o jogo de brincar de ser mais esperto enquanto a patuléia se mata para pagar as contas. Lembra dos Lambo no Salão do ano retrasado? Então...
    Ainda não achei, mas estas fotos "não podem"ser publicadas, entende...? ;) Assim que achar nos emails aqui te mando com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era pequeno, meu pai comentava sobre o caso dos automoveis apreendidos no porto do Rio de Janeiro, porem ele dizia que os veiculos foram apreendidos porque eram carros usados, adquiridos na origem a precos mais baixos, que entravam no pais com documentacao de novos, pois a importacao de usados nao era permitida

    ResponderExcluir
  5. Olá Guilherme. Pesquisando sobre o assunto cheguei a estas fotos do seu blog. Em 1954, um lote de tratores Porsche, fabricados e enviados exclusivamente para o Brasil, ao chegar no porto de Santos foram todos apreendidos e ficaram parados lá, encaixotados. Não sei o porque boa parte chegou a ser vendida e a trabalhar nos cafezais, mas alguns ficaram apreendidos. Tanto que alguns anos atrás um colecionador alemão veio ao Brasil e comprou esses tratores que ainda estavam em Santos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, sobre os tratores Porsche tive a oportunidade de conhecer-lo, inclusive hoje faz parte do acervo de um amigo. Ouvi muitas histórias sobre os carros presos em Santos e no Rio. Se alguém tiver mais informações ou fotografias gostaria de ler.
    Guilherme, Parabéns pelo Blog. Fotografias maravilhosas, nos encontramos em Águas de Lindoia ano passado creio eu.

    Abraços

    Júnior Almeida
    junior@newsafety.com.br

    ResponderExcluir