segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Oldsmobile Curved-Dash em duas épocas ...



Durante os anos 60 a GMB (Gereral Motors do Brasil) adquiriu pelo menos dois autos antigos: um caminhãozinho Chevrolet 1925 e um Oldsmobile Curved-Dash (marca pertendente ao grupo GM). Carros incorporados já com o intuito de preservação histórica, isso mesmo quando ela produzia aqui apenas utilitários, ainda que instalada no País desde 1925.

Descobri recentemente que a WOB (Willys Overland do Brasil) também fez isso.


Junto à essas aquisições mecênicas das montadoras -as quais tanto clamamos hoje- Roberto Lee impulsionava a roda do nosso movimento com o seu Museu em Caçapava-SP.

Agora vêm as ironias: O Museu Roberto Lee esfarelou-se. Entre o que sobrou, estão os três Willys cedidos pela marca (mais o Capeta) justamente para sua perpetuação sadia. Acabam juntos duas ações louváveis.

A foto superior retrata o Olds "da GMB" em 1969 numa matéria em "O Cruzeiro" sobre o Museu de Caçapava.
Nessa matéria sobre o Museu é que Lee cita esses dois carros da GMB e dá como certa a "inclusão dessas peças em seu acervo, mesmo a título de guarda e manutanção". Ao que eu saiba esse Olds nem o Truck Chevy'25 chegaram a ter estadia no Museu. Escaparam então do trágico destino dos companheiros Willys.

Décadas depois, ao contrário da Willys, a Chevrolet teve sorte no mercado nacional e os antigos atravessaram os anos, tendo sido cedidos a outro museu, o "Museu da Ulbra".

Porém como tem sido divulgada a alarmante notícia que o Museu da Ulbra está passando por "mal tempo", esse simpático e histórico carrinho corre o risco de ter de mudar seu endereço, já que ele é apenas "emprestado" para exposição.

A história é assim, cheia de vai-e-vem.

Na foto atual em exposição na Ulbra ele aparece bastante diferente, e com a denominação de "1904".

guilhermedicin@hotmail.com

6 comentários:

  1. Pois é, será que ninguém vai fazer nada em relação a Caçapava? E a Ulbra? Vai para o mesmo caminho?

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  2. Guilherme, quando der, escaneia pra gente essa matéria da Cruzeiro, por favor?
    Tô juntando tudo aqui, ó:
    http://carrosantigos.wordpress.com/o-segundo-assassinato-de-roberto-lee-e-seu-museu/

    Abraço, Nik.

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  3. Nik, a reportagem escrita é muito pouco, nada demais... as fotos são interessantes, aos poucos elas aparecem... o assunto Lee é o meu prteferido!

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  4. Guilherme,Nik e amigos,

    O que está ocorrendo na Ulbra nada mais é o resultado de um misto de má administração da universidade com o problema da retirada do título de filantropia,o que ocasiona uma cobrança judicial gigantesca que cobra juros DIÁRIOS no valor de quase cem mil reais...
    Pelo que eu fiquei sabendo,a aquisição de alguns hospitais quase falidos na rede particular do RS,mais uma emissora de rádio e TV local,geraram um enorme déficit no caixa da universidade,e o governo acabou intervindo,bloqueando todos os bens que estão sob a tutela da Ulbra,inclusive seus carros,sendo dela ou não.
    O que aconteceu com a GM é um caso muito curioso: a empresa sempre foi a única a ter um certo interesse por sua história de montadora por aqui.Boa parte do seu acervo surgiu da competência e luta de pessoas como o Sr. Emaús,funcionário da companhia aposentado que levantou a bandeira da criação de um museu específico da empresa no Brasil por várias décadas,idéia essa sempre defendida por André Beer e Luiz Fanfa,outros dois responsáveis pelo projeto.
    Estive em contato direto com todos eles no início dos anos 90,quando manifestei o meu interesse em trabalhar e poder ajudar a criar esse acervo,que crescia a olhos vistos,já que houve várias campanhas internas na empresa,e muitos funcionários e ex-funcionários colaboraram,doando não só material para enriquecer esse acervo,mas até automóveis de seu uso particular.
    Pois bem,de posse de tudo isso,os responsáveis pelo projeto foram até a prefeitura de SCSul,cidade natal da GM,e o prefeito prontamente cedeu um terreno enorme,bem localizado,que ficava na av. Robert Kennedy,onde originalmente deveria ser erguida uma praça.
    Por problemas de ordem jurídica,houve uma intervenção de diversos moradores da área ao redor,fazendo abaixo-assinados para impedir a construção do museu nessa área,naquela altura já cercada por tapumes,e apenas aguardando o início das obras.Ficou tudo parado lá por dez anos,até a praça ser devolvida aos cidadãos da região.
    Foi nesse interim que a Ulbra se ofereceu para cuidar do acervo da GM,e essa já prevendo o grande problema gerado pela administração do prefeito,decidiu não só ceder todo o seu acervo em regime de comodato por 99 anos,pronto e catalogado,mas também ajudou financeiramente a universidade para a finalização do prédio-sede do Museu Tecnológico,uma obra incrível e sem igual na América Latina.
    A grande ironia veio a ocorrer em meados de 2008,pois tanto a GM quanto a Ulbra lutam para sobreviver,e pagar o que devem na praça,o que não é pouco...
    Torço para que esse acervo não se dissipe e fique aqui aos cuidados da Ulbra,que realmente provou ser o local ideal para manter tudo funcionando por mais anos a frente,e digo mais,espero um dia poder administrar esse local,e colocá-lo mais ainda em seu local que merece,que é o de destaque mundial entre os melhores museus temáticos.
    Quem sabe se a administração venha a entender e acatar as minhas idéias...

    Forte abraço !!!!

    Mário Buzian

    PS: Gulherme,vou procurar duas matérias que tenho guardadas sobre o projeto do Museu da GM que acabou não vingando,escaneio e te mando,certo ???

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  5. Mário, só esse seu comentário já valeu o blog!

    Acho que me lembro de alguma notinha sobre o museu em SBC, era uma maquete com arquitetura bem ao estilo da Ulbra mesmo. O negócio é que sou tarado por museus desde criança. Inexplicável, muito antes de ouvir falar em qualquer mmuseu. lembro que quando eu tinha 8.9 anos já falava em museu de carros, fiz inúmeros desenhos em "planta baixa", fiz até uma maquete... muita coisa!!

    Agora ouvi conversa! tenho certeza de que você seria um excelente curador para a Ulbra!

    Quero conversar muito com você sobre isso, me dê tempo para organizar os pensamentos...

    Abraços entusiasmados.

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  6. Guilherme,

    Melhor do que apenas conversar,é realmente ESTAR lá,e ver as maravilhas que repousam serenas,demonstrando parte de um tempo que nós não vivenciamos,mas que reverenciamos com muita paixão...
    Porisso,eu deixo aqui o convite para que vc. e seu pai,outro amante convicto,separem um final de semana de feriado,venham aqui e façam uma 'visita guiada' comigo,tenho certeza que não se arrependerão...
    Poderemos não só visitar a Ulbra,mas outros museus na região,especialmente o Hollywood Dream Cars de Gramado,e o Museu de Antigomobilismo de Passo Fundo,do grande Trevisan...
    Bom,o convite tá feito,agora é com vocês o agendamento...
    Fraterno abraço,

    Mário

    PS: para 'atiçar a onça',mando no seu e-mail algumas fotinhos que eu mesmo fiz,na Ulbra e no HDC de Gramado...Veja só o que te espera...

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