segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tucker Torpedo 1035 ...

Uma foto bastante manjada e que eu guardo já há muito tempo.

É o nosso Tucker Torpedo, número 1035, em um flagra histórico enquanto ele passeava pela orla da praia de Copacabana. A história desse 1035 é cheia de minúcias e mistérios, mas ainda não teve um ponto final.

Essa unidade é famosíssima e já tomou a imaginação de qualquer entusiasta, inclusive deste que agora escreve -e muito antes do boom que o assunto teve na mídia recentemente.

Quem sabe um dia, né?

guilhermedicin@hotmail.com

24 comentários:

  1. Guilherme, Preston Tucker morou no Brasil, quem sabe não é ele.

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir
  2. Rui, o Preston veio para cá por volta de 1956, já na Era Jk. Essa foto é anterior, certamente 1949, ano em que o Tucker preto chegou ao Brasil, OKm.

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já foi comprovado que o 1035 0km era bordo

      Excluir
  3. Incrível quanta história um automóvel carrega consigo.

    ResponderExcluir
  4. O carro está jogado em um canto escuro e sombrio, com umidade e mofo em Caçapava a espera da "providência divina" e o motor em Bebedouro no Museu da Familia Matarasso. E por que o motor foi parar lá? E por que o amigo Roberto Nasser não poderia ter salvo mais um, além do Capeta e os Willys? Assim o carro finalmente estaria em boas mãos sob a guarda de quem respeita e entende e certamente o Sr. Roberto Lee agradeceria onde for que estivesse...

    ResponderExcluir
  5. Calma aí gente: em breve, muito breve, o Tucker caçapavense estará completamente restaurado para satisfação geral!

    ResponderExcluir
  6. Agora o jcflores atiçou minha curiosidade...

    ResponderExcluir
  7. Êpa! Novidades sobre o "nosso" Tucker?
    Detalhes jcflores, detalhes...pelamodedeus!
    Romeu

    ResponderExcluir
  8. Talvez pesquisando nos documentos do Lee saibamos algo sb este carro. Será o mesmo de Caçapava?

    Rui

    ResponderExcluir
  9. Rui, só não dou certeza que é o mesmo porque não estava lá, mas acredito com convicção que é o mesmo. Existe a lenda que um segundo Tucker teria vindo para o Brasil, uns dizem que na época -junto ao 1035- outros dizem que junto ao Preston no fim de sua vida... Acredito que apenas um -o 1035- tenha vindo para o Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria que localizassem o carro na foto, pois ficamos boiando na miscelania.

    ResponderExcluir
  11. Também fiquei curioso sobre o destino do "nosso" Tucker...

    Sobre a possibilidade de um segundo ter vindo ao Brasil, também acho improvável. No site do Tucker Club of America há uma lista mostrando o destino de cada uma das 52 unidades e apenas um consta no Brasil. Link: http://www.tuckerclub.org/html/see_a_tucker.php

    Então é praticamente certo que o carro da foto seja o mesmo de Caçapava.

    ResponderExcluir
  12. "Anônimo", à esquerda da foto, um carro estacionado a beira da calçada com três farois na frente: é ele! Procure Tucker Torpedo no google, veja o carro e será fácil identificá-lo.

    Até,

    ResponderExcluir
  13. O Tucker da foto no RJ, é com certeza o "nosso" carro de chassis 1035, que se encontra (ou se encontrava) apodrecendo no antigo Museu do Roberto Lee em Caçapava.
    O Nasser conseguiu retirar (e salvar) apenas os carros da Ford, que entrou com uma ação para reaver os seus carros e conseguiu sentença favorável.(Depois de muita luta)
    Sobre a propriedade do Tucker é tudo muito nebuloso, as batalhas juridicas vem de longe, com brigas entre os herdeiros, mas o Lee e o Matarazzo eram cunhados.
    O motor do carro se encontra em Bebedouro em poder da familia Matarazzo.
    A noticia recente (postada aqui no blog) é de que o carro vai voltar à vida...
    Aguardaremos com muita ansiedade.
    Romeu

    ResponderExcluir
  14. Guilherme, você sabe de mais alguma sobre essa tal restauração do Tucker?

    Sérgio G.

    ResponderExcluir
  15. Sobre a possibilidade de restauração do Tucker a afirmação está ligada a esforços de recuperação e reabertura do Museu de Caçapava com o aval da Prefeituta da cidade.
    Toda a informação até agora disponível está em "http://taiada-blog.blogspot.com/2010/07/reabertura-do-museu-do-automovel-de.html" cujo blog parece ser mantido pelo Sr. JCFlores que nos traz a informação em comentário acima. Seria interessante que ele pudesse nos trazer uma explanação mais detalhada dos andamentos. De qualquer maneira, entre restaurar o prédio do MAC e restaurar o 1035 há um caminho bem mais longo...
    Torcemos por um final feliz.

    ResponderExcluir
  16. No inicio de 2009 no blog do Nick, já se discutia essa hipótese da restauração e reativação do Museu de Caçapava e seu acervo, com comentarios do Sr.JCFlores inclusive.

    http://carrosantigos.wordpress.com/2009/01/26/museu-do-roberto-lee-noticia-boa-corre-o-mundo/

    Decorrido todo esse tempo e a conversa continua a mesma.
    Eu tinha me animado, mas "broxei"...de novo!
    Romeu.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber qual é o carro estacionado na frente do carrinho europeu preto, está de traseira para a foto. Parece um carro muito bonito, e de cor metálica.
    McQueen

    ResponderExcluir
  18. Essa foto já me deixou muito encucado,pois já tinha visto ela inúmeras vezes e pensava: Isso é real???

    ResponderExcluir
  19. Estou copiando o mesmo "post" que fiz no outro tópico do Tucker:

    " Boa noite pessoal, certa vez, conversando com o Sr Og Pozzoli no Sambódromo, ele me disse que o Tucker que veio para o Brasil quem trouxe foi o próprio Sr Tucker que na época veio conversar com o Presidente Juscelino Kubitschek sobre a produção do carro aqui no Brasil. Segundo ele, o governo foi checar a "capivara" do Sr Tucker nos USA e como estavam sabotando o mesmo nos USA, sabotaram também suas informações para que o governo brasileiro não desse continuidade ao projeto para o Brasil; e foi o que aconteceu. O Sr Tucker morreu dentro do avião quando estava voltando para os USA e o carro acabou ficando por aqui e depois acabou indo parar nas mãos do Roberto Lee que junto com o OG Pozzoli e Eduardo Matarazzo foram os primeiros colecionadores de veículos antigos do Brasil. É o que eu sei sobre o Tucker. Quem tiver mais interesse sugiro ir atrás do Og Pozzoli que é uma pessoa muito gente boa e que tem milhares de histórias para contar sobre automóveis.

    Abraços,

    Lincoln "

    ResponderExcluir
  20. Pessoal

    O Tucker já não está abandonado em Caçapava. Graças a um trabalho exemplar do Marcelo Belatto, coordenador do projeto de recuperação do acervo de Roberto Les e o Tucker e outros veiculos foram retirados do antigo museu e levados para outro galpão, onde estão sendo lavados , higienizados e novamente de pé. O projeto preve para em breve abrir o novo local para exposição e apreciação da população, e tambem conseguir recursos para restauração dos mesmos. Estive hoje no local gostei muito do que vi. Finalmente uma esperança para o antigomobilismo no pais

    ResponderExcluir
  21. Guilherme felicito-o por sua colaboração,mais uma vez, na revista Classic Show. Sinal que seu trabalho esta tendo uma grande repercussão.Parabéns

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Guilherme por sua colaboração na revista Classic Show, sinal que seu trabalho tem uma grande repercussão.

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de Saber Como Esta a História do Tucker Hoje Mais de 4 Anos Após o Ultimo Comentário Sobre o Carro .

    ResponderExcluir