sábado, 21 de agosto de 2010

Bugatti do Brasil ...

Ah... as Bugatti! Essas inconfundíveis baratinhas.

Ao lado está uma delas em poucos minutos antes de iniciar o que faziam de melhor: correr. Eram ótimas corredoras e nessa foto de 1936 está prestes a fazer história no Circuito da Gávea, o "Trampolin do Diabo" em 1936, no Rio de Janeiro-RJ.

Interessante é que o Brasil tinha "representante" da Bugatti, que pertencia ao conglomerado Matarazzo, que possuia também a representação de diversas outras marcas, como a Fiat. Mais interessante ainda, é que a "agência" brasileira atendia até o mercado argentino! Certamente, diversas Bugatti foram vendidas para o público brasileiro, mas atualmente não há nenhuma delas no acervo verde-amarelo! Enquanto que na Argentina ainda existem.

guilhermedicin@hotmail.com

7 comentários:

  1. Olá Gui.
    Bela foto, as rodas são raiadas de cubo rápido de competição e não as fundidas em liga leve que eram opcionais, penso eu...
    Dario Faria

    ResponderExcluir
  2. A realidade sobre os carros históricos que passaram pelo nosso Brasil, é muito dura.
    Infelizmente foram vendidos,(alguns a preço de banana, né M?) e muito da história, principalmente dos carros esportivos se perdeu. (E muito gringo encheu os bol$o$ com e$$a$ transações).
    Nessa corrida de 1936 na Gávea eram seis, as Bugattis inscritas:
    Domingos Lopes, João Alfredo Braga, Quirino Landi e Vicente Hugo (BR).
    Henrique Lehrfeld (POR) e Vittório Coppoli(ARG).
    Coppoli venceu a prova com média de 70,776 Km/h.
    Quem seria o jovem mancebo que pilotou essa Bugatti da foto?
    Romeu.

    ResponderExcluir
  3. Romeu, a Bugatti da foto é a vitoriosa, pilotada pelo Vittório Coppoli, da Argentina. Daí a graça, essa Bugatti chegou à Argentina através da importadora brasileira.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  4. Guilherme, não teria uma Bugatti naquela coleção paulista de um empresário de hotéis, mais precisamente uma Stelvio em dois tons de azul? Ela esteve em vários encontros recentes - era da coleção do Matarazzo.

    ResponderExcluir
  5. João, aquela Stelvio 39 foi importada nos anos 90, creio eu. Acredito também que seja a única Bugatti no Brasil atualmente.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  6. Falar do carro BUGATTI é ver o MITO da industria
    automobilistica,seus Projetos eram inéditos o en
    genheiro Éttore Bugatti fez exclusividades ?
    Dizer é nostalgia,mas o facinio de ver frente a
    frente um classico dos anos 30 é infinito ?
    A Bugatti tem História ?
    Att:Tião Veríssimo. revistadetalhes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Existiam três (TRÊS) Bugattis no Museu de Caçapava, do Roberto Eduardo Lee, que foram vendidas pela filha dele para alguém que enviou ao exterior. Existia mais uma, "montada" com peças de outras, no museu do Eduardo Matarazzo, em Bebedouro, também SP, mas não sei se ainda está lá ou onde estaria hoje. (Amadeu)

    ResponderExcluir