Esse modelo Spider com carroceria Touring, de Milano, é derivado do Alfa Romeo Berlina 2000 - modelo italiano que originou o nosso JK, e compartilham da mesma mecânica. Teve aproximadamente duas mil unidades produzidas de 1958 à 1962.
A unidade aqui apresentada foi importada da Itália em 1960 pelo famoso ator italiano radicado no Brasil, Otelo Zeloni. É o ator quem aparece na primeira foto junto à Alfa Spider e sua bela mansão.
Após a morte de Otelo, em 1973, a Alfa Spider "se perdeu", até que foi encontrada em uma oficina em São Paulo-SP. Segundo Hervé Salmon, estava desmontada, faltando muitas peças e com diversas adaptações mecânicas para receber a motorização do Alfa Romeo 2.300.
Após a compra, foram quatro anos de pesquisa, garimpo e da árdua restauração, que ficou pronta... semana passada!Na foto do meio, a alegre Alfa 1960 como foi encontrada: desmontada, faltando peças e com adaptações.
Já acima, a mesma Alfa em foto da semana passada, recuperando o mesmo glamour de quando desfilava nos anos sessenta e originalíssima!
Um modelo como o das fotos citadas apareceu no filme Banana Split, de 1987. O automóvel era dirigido pelo personagem do ator Marcos Frota. O filme Banana Split foi rodado na cidade de Petrópolis, região serrana fluminense e era ambientada verão de 1963/1964.
ResponderExcluirParabens a quem restaurou esse belo carro que pertenceu ao Zeloni. Parabens Hervé.
ResponderExcluirRui
O Otelo Zeloni fazia o papel de patriarca no primeiro seriado da "Grande Familia" apresentado pela antiga Record, aqui o canal sete, Jô Soares o mordomo Gordon e o Golias o cunhado trapalhão Bronco, a matriarca era a Renata Fronzi, o cenário era uma casa cortada ao meio e o programa deveria ser ao vivo nos estudios da Record na avenida Miruna no bairro do Aeroporto ou Jabaquara em São Paulo, meu sogro era taxista e dizia que de vêz em quando pegava um deles como passageiro no DKW-Vemag Taxi.Acho que o Zeloni como um bom italiano que era só poderia gostar mesmo de Alfa e esta certamente é uma bela machina.
ResponderExcluirDario Faria.
Magnífico carro !
ResponderExcluirEra um esportivo considerado grande , mas ainda com o motor de quatro cilindros .
Mais adiante , recebeu o seis com duplo comando , aí sim , um carro esporte de raça .
A carroceria ficou , felizmente neste caso , intocada , o que já não ocorreu com a evolução para o seis duplo comando do nosso JK .
Mantida a cabina , todo o resto do carro foi " enquadradado" , ao gosto dos anos sessenta ,significa , acabaram com o harmonioso desenho de até então .
Vi uma destas 2600 Spider no extinto Museu da Ulbra , preta , sem mudanças perceptíveis da 2000 Spider , mas agora tinha " café no bule " !
Parabéns a quem a adquiriu !
Abraços a todos ....do TATO
Grande carro, restauração dificílima. Parabéns ao proprietário!
ResponderExcluirObrigado pelos comentarios simpaticos! Acabei a restauração "estatica". Agora é rodar e rodar para eliminar todos os "bugs". Vão mais uns meses...O pior foi encontrar peças, o carro veio sem um friso,calotas, armação de capota... Ainda bem que o resultado é show...E uma delicia de andar. o 4 cilindros da Alfa não deixa nada a desejar. Um torque de dar inveja a muito motor moderno!
ResponderExcluirDario, voce lembrou bem da passagem do Zeloni como grande comediante que era, tendo atuado em varios homorísticos da televisão brasileira (entre eles a 1ª versão do seriado Don Camilo na TV Tupi, no final dos anos 50) e varios filmes, (Roberto Carlos a 300Km p/hora, por exemplo).
ResponderExcluirPorem, o nome do seriado que voce citou como tendo o Zeloni como personagem, não era a Grande Familia e sim Familia Trapo.
A grande Familia que ainda hoje faz parte da programação da Globo é um original do Oduvaldo Vianna Fº e bem mais recente que o seriado exibido pela TV Record, que ainda tinha no elenco, Cidinha Campos e Ricardo Corte Real como filhos do Zeloni.
Voltando ao Alfa Touring Spider, é um carro raro que felizmente está voltando à vida, graça ao empenho do Salmon.
Parabens aos envolvidos na descoberta, resgate e restauração do carro.
Romeu.
Bellissima machina con cuore italiano.
ResponderExcluirAuguri per Salmon.
Abracia tutti voi.
Olá Romeo.
ResponderExcluirObrigado pela correção, afinal com o passar dos anos os neuronios vão se apagando e fica apenas uma "vaga lembrança"
Dario Faria
É vero Dario, de vez em quando Tico e Teco acordam de mau humor e nos derrubam...
ResponderExcluirPrezado Hervê Salmon ,
ResponderExcluirregistro aqui , espero que em tempo , minhas excusas por ter me em polgado com o tema desta sua Alfa magnífica e ter saído em estórias :
já é uma coragem que não tenho abraçar um Europeu,quanto mais não seja uma destas Alfas .
Faço apenas idéia da trabalheira que lhe deu e aproveito para cumprimentá-lo por mais um ato de coragem : o de resistir à pronta investida de uma cor "vermelho italiano" , que , imagino , teria sido a tendência natural .
Manter a honestidade histórica é a base do que se chama "restauração " hoje e congratulo-o por isso também .
Como falou , aos poucos os " bugs" vão sendo sanados e o carro fica plenamente confiável .
Ficamos aqui a espera de suas "novas incursões " no meio , enquanto nos despedimos com um abraço , de quem já com os neurônios meio "grudados" , provavelmente em curto circuito .
Parabéns.....TATO
A diferença entre os Spider 2000, dos 2600, está na entrada de ar: os 2000 têm 2 entradinhas, enquanto os 2600, têm uma entrada que abrange as duas.
ResponderExcluirAs diferenças estão no motor (2000-4 cilindros X 2600-6 cilindros) no parachoque dianteiro, separado na Alfa 2000 e inteiriço na 2600. No pisca pisca dianteiro, integrado com o farol de milha na 2000, avulso sobre o parachoque na 2600. Na grade de tomada de ar do motor, nos frisos laterais, nas aletas (tubarão) que foram eliminadas na Alfa 2600, e no porta malas, mais alongado na Alfa 2000. Rodas iguias porem calotas diferentes. E no painel, porta luvas em local diferente.
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