terça-feira, 31 de agosto de 2010

Concessionária Willys - Gastal S.A. ...

Uma concessionária de grande importância na aurora da indústria automotiva brasileira é a Gastal S.A., no Rio de Janeiro-RJ. Primeiro que, desde o início dos anos cinquenta ela foi a responsável pela importação dos Jeep's ao Brasil chegando até mesmo a colocar em prática uma linha de montagem dos componentes que chegavam em partes, no modelo de importação CKD. Segundo que, com a implantação efetiva da Willys Overland do Brasil, a Gastal S.A. também prestou sua colaboração, mas dedicou-se a partir de então a revender os produtos da WOB.

Daí aparece outro grande mérito da Gastal: ela teve o prédio mais bonito para uma concessionária! Ficava na Av. Brasil, número 2.268, e ostentava um enorme "W" junto a uma outra grande cúpula. Vejam na foto acima.
Abaixo, outro ângulo do prédio, em foto de 1956.
Na foto acima, a vitrine dos automóveis OKm escondidos atrás do grande "W". Essa foto é de 1961. Um Aero Willys ainda sem as calotas, uma Rural, uma Pick-up Jeep e um Jeep. Há uma curiosidade com o Dauphine: teto branco!? Nunca vi esse tipo de combinação, alguém explica?

Abaixo, em 1957, pilotos da "Expedição Baden Powell Jeep Willys ÁfricaEuropaAmérica" novamente frente o prédio. Reparem que lá dentro, está um lindíssimo Plymouth Fury 1957, carro do ano! Acima, pátio da oficina da concessionária Willys Overland do Brasil.

Abaixo, lançamento da Pick-Up Jeep em 1960. Anos depois, foi integrada à família Ford e passou a ser denominada de "F-75". Abaixo, foto do "Jeep Universal", ainda importado e expondo sua raça.
Saindo da caixa! Oficina de montagem da Gastal, em Nova Iguaçu-RJ em 1947.

Abaixo, a 5.000 º unidade vendida. Acima, "Agência Hugo Automóveis", no início da década de cinquenta na Tijuca. Em frente, uma "Rural" ainda norte-americana. As placas anunciam: Mércury, Pontiac, Chevrolet, Dodge...

Abaixo, foto de outra loja da Gastal S.A., mais modesta que a matriz. É em Botafogo e exibe um Aero Willys.guilhermediicn@hotmail.com

domingo, 29 de agosto de 2010

Simca Emi-Sul e Opalas ...

O Lucas Nori (do blog Tratores Antigos) conseguiu essas fotos em alguns negativos que tinha em sua casa e enviou especialmente para o AntigosVerdeAmarelo. São em Itápolis-SP.

A foto acima vai tirar o sono dos simquistas! É uma Simca Emi-Sul 1967!
Raríssima, é uma das últimas Chambord pois tem a lateral lisa, sem o rebaixamento nos rabos-de-peixe. E ainda usava teto em vinil, seguindo um modismo da época.
Diz o Lucas que seu pai brincava que depois de estacionar a Simca, ela ainda ficava balançando de tão macia que era!

Já a foto abaixo vai tirar o sono dos opaleiros. É um Opala 1969/70 (?) zero quilômetro!Acima, Opala 1975 branco e em uma garagem junto a um Fusca e Dodge Charger.
guilhermedicin@hotmail.com

Ford Gálaxie OKm na mansão ...

Dando continuidade ao tema do post anterior, que une os automóveis à arquitetura de sua época, aceito a indicação do Anderson Lira e coloco aqui as fotos de um Ford Gálaxie 1968 OKm em uma mansão em estilo modernista na cidade de João Pessoa-PB.

Curioso como o Gálaxie se sente à vontade nessa ampla garagem! E eu acho que um Mustang "cor de sangue" também ficaria ótimo nessa cena!
guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 28 de agosto de 2010

Automóveis & arquitetura ...

Sempre me admirei de construções antigas. E muitas vezes, quando passo em frente a uma bonita residência, tento imaginar em qual período ela foi construída e qual automóvel ficaria muito bem composto em sua garagem ou estacionado à beira da calçada.

Por isso é que gostei tanto dessas fotos. Na primeira imagem, um Mércury 1951 frente a uma linda casa. Já na segunda foto, um Chevrolet 1953 frente a outra edificação. Abaixo, é um Ford 1951 (o teto branco é uma invenção). Todas as três fotos são na cidade de Fortaleza-CE. Parecem fotos para revista! guilhermedicin@hotmail.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Retífica do motor da Rural Willys ...


OK. OK.
É a retífica do 6 cilindros, que teve registrado o seu retorno ao cofre da Rural Willys na cidade de Catalão-GO. Bacana.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DKW Vemaguet ...


Uma DKW Vemaguet em Novembro de 1964.
A foto pertence ao Gustavo Leme, e a Vemaguet pertencia a seu pai que aparece ao volante.
O Vw Sedan com rodas cromadas, também é muito interessante.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Trânsito carioca ...


Rio de Janeiro-RJ, nos anos 50.
Em destaque o Chevrolet DeLuxe 1952, que está com cara de "carro de praça"... Aparace também um Ford 1955/56 e mais lá na frente um Mércury 1949/50.

domingo, 22 de agosto de 2010

Corcel Luxo 1971 X Corcel GT XP 1972 ...

Dupla simpatia: Corcel Luxo 1971 e o Corcel GT XP 1972 em fotos de hoje.

O Luxo 1971 ainda não alcançou os 60.000 Km rodados e ainda tem o estepe original de fábrica, com faixa branca! É muito novinho, todo original e uma delícia de andar.

Já o GT XP 1972 sofreu um pouco mais em sua trajetória, mas agora está a salvo. Ainda mantém grande parte de sua pintura de fábrica, tem todos os detalhes e a parte mecânica já está pronta, é 100% confiável e o carro aguarda a restauração.

E os dois irmãozinhos ficaram muito bem nessas fotos.
guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 21 de agosto de 2010

Bugatti do Brasil ...

Ah... as Bugatti! Essas inconfundíveis baratinhas.

Ao lado está uma delas em poucos minutos antes de iniciar o que faziam de melhor: correr. Eram ótimas corredoras e nessa foto de 1936 está prestes a fazer história no Circuito da Gávea, o "Trampolin do Diabo" em 1936, no Rio de Janeiro-RJ.

Interessante é que o Brasil tinha "representante" da Bugatti, que pertencia ao conglomerado Matarazzo, que possuia também a representação de diversas outras marcas, como a Fiat. Mais interessante ainda, é que a "agência" brasileira atendia até o mercado argentino! Certamente, diversas Bugatti foram vendidas para o público brasileiro, mas atualmente não há nenhuma delas no acervo verde-amarelo! Enquanto que na Argentina ainda existem.

guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Simca Chambord 1959 ...


Simca Chambord 1959, na cidade de Brazópolis-MG. Essa foto foi cedida pela Sra. Gilda, esposa do Geraldinho, que aparece na foto e era o dono da Simca.
Meu pai conheceu essa Simca quando criança e diz que a cor era verde e marfim.
A ausência das calotas, certamente se deve ao fato de ao andar, fazerem muito barulho com aqueles inúmeros raios.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ford Standard 1940 ...

Ford 1940.
Mas atenção, que esse não é o DeLuxe, e sim o Standard! Haviam dois modelos bastante semelhantes para os Ford.

E que belos farois de milha!

Essa foto é em Itajubá-MG como indica a placa e a imagem foi enviada pelo meu colega Bruno Silva Noronha.

guilhermedicin@hotmail.com

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vw 1.600 - Zé do Caixão ...


Um exército de Vw 1.600 (os Zé do Caixão ou ainda Fusca quatro portas) em frente a um "revendedor autorizado"!
Foto enviada pelo Sérgio Gonçalves.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lincoln KB 1934 do Getúlio Vargas ...

Aqui está Getúlio Vargas desfilando em seu Lincoln KB 1934, na cor azul marinho. Não confundir com o Lincoln K 1935 -veja também: Lincoln K 1935 ...2 .
Após o término do primeiro governo de Getúlio, em 1945, o carro foi aposentado até ser vendido em 1952, tendo passado pelas mãos de um "colecionador paulista" que o revendeu a um colecionador norte-americano já nos anos setenta. Diz-se que ao desembarcar nos EUA, o carro despencou do guindaste, danificando-o gravemente. Posteriormente foi restaurado.
Lindo carro.
Foto de "O Globo".

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tucker Torpedo 1035 ...

Uma foto bastante manjada e que eu guardo já há muito tempo.

É o nosso Tucker Torpedo, número 1035, em um flagra histórico enquanto ele passeava pela orla da praia de Copacabana. A história desse 1035 é cheia de minúcias e mistérios, mas ainda não teve um ponto final.

Essa unidade é famosíssima e já tomou a imaginação de qualquer entusiasta, inclusive deste que agora escreve -e muito antes do boom que o assunto teve na mídia recentemente.

Quem sabe um dia, né?

guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 15 de agosto de 2010

Studebaker truck 1949 ...

Caminhão Studebaker OKm, recém adquirido pelo tio do Ezio Barioni (que aperece no colo da mãe na primeira foto e é quem nos enviou as imagens) por volta de 1949 na região de Marília-SP.

Um veículo "do ano" era sempre uma grande conquista.
guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 14 de agosto de 2010

Fiat 520 1929 ...


Na região de Belo Horizonte-MG, um distinto Fiat 1929, modelo 520.
Tenho a impressão de que está sem placa, logo é um recém importado, novinho! Os Fiat tinham muito prestígio no Brasil entre os imigrantes italianos. Esse "520" da foto possui três cores em sua grande carroceria, um espetáculo!
A foto foi enviada pelo Paulo Guarino, que mantém o fotolog http://fotolog.terra.com.br/fotosantigas:A .

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Alfa Romeo Spider Touring 1960 ...

Inspirado no post de ontem, em que eu falei sobre a dificuldade em se restaurar um FNM JK, recebi essas imagens do Hervé Salmon contando a história de sua Alfa Romeo Spider Touring, de 1960.

Esse modelo Spider com carroceria Touring, de Milano, é derivado do Alfa Romeo Berlina 2000 - modelo italiano que originou o nosso JK, e compartilham da mesma mecânica. Teve aproximadamente duas mil unidades produzidas de 1958 à 1962.

A unidade aqui apresentada foi importada da Itália em 1960 pelo famoso ator italiano radicado no Brasil, Otelo Zeloni. É o ator quem aparece na primeira foto junto à Alfa Spider e sua bela mansão.

Após a morte de Otelo, em 1973, a Alfa Spider "se perdeu", até que foi encontrada em uma oficina em São Paulo-SP. Segundo Hervé Salmon, estava desmontada, faltando muitas peças e com diversas adaptações mecânicas para receber a motorização do Alfa Romeo 2.300.

Após a compra, foram quatro anos de pesquisa, garimpo e da árdua restauração, que ficou pronta... semana passada!Na foto do meio, a alegre Alfa 1960 como foi encontrada: desmontada, faltando peças e com adaptações.
Já acima, a mesma Alfa em foto da semana passada, recuperando o mesmo glamour de quando desfilava nos anos sessenta e originalíssima!