domingo, 31 de janeiro de 2010

Plastimodelismo com Chevrolet Brasil ...

O Ricardo Tropia envia fotos de seu trabalho com o plastimodelismo. Ele criou miniaturas da linha Chevrolet Brasil, modelo em que ele é "fã de carteirinha". Acima, um Chevrolet Brasil reboque 1961, um verdadeiro verde-amarelo!
Nas fotos abaixo, a picape Chevrolet Brasil 1960 e outro caminhão, este com carroceria, ano 1958. As réplicas são muito fiéis em originalidade, e as proporções são muito coerentes.
A ausência de réplicas miniaturizadas de carros e caminhões brasileiros somado ao trabalho e habilidade manual que convergiu para esse agradável resultado eleva o trabalho do Ricardo ao de uma obra de arte única! Eu quero.

Oficina nos anos 70 ...

Fosse hoje, seria chamada de "ateliê de restauração" ou, pela abundância de Dodges, poderia até ser interpretada como a oficina de restauração do "Museu Dodge" .
Mas, essa linda sequência de fotos vem enriquecer esse blog com um fiel registro de uma oficina de funilaria (e macânica) durante os anos setenta!
São fotos da oficina paulistana "Auto Mecânica Londres", enviadas pela Leandra Giovanetti .
Na primeira foto, vista geral da oficina, destaque para a Kombi, toda desmontada e recém pintada (seria uma bela restauração nos dias de hoje, né?). Aparecem também: Dodge 1800, três Dodge Dart, picape F-75, Chevette e Opala.
Na foto acima, e nas abaixo, fotos da parte da oficina mecânica.
Na imagem acima, cinco Dodges (entre Dart e Charger) mais dois Dodge 1800 no centro. Há ainda uma Veraneio, com pneus faixa-branca!
Na foto abaixo, mais Dodge! Destaque para o Charger R/T 1972, com suas inconfundíveis faixas pretas no capô.


Novamente, oficina mecânica: Dodge Charger e Dart. Na foto abaixo, reparem nas rodas esportivas, acessório muito comum aos Dodge...
guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 30 de janeiro de 2010

Uruguay 1980 ...

Fotos enviadas por Guybor Jan-Maurício Brasil Kun de uma viagem que fez ao Uruguay para visitar parentes, em 1980! É ele o garoto que aparece nas fotos.
Na foto acima, junto a um Ford A 1930/1931.Acima, BMW Isetta, mais ao fundo um Karmann-Ghia alemão.
Abaixo, Ford Falcon Wagon 1960.
Embora sejam fotos antigas de carros em outro país, essas fotos possuem importância também para o antigomobilismo nacional, já que o Uruguai (que ainda hoje possui uma grande frota de veículos com mais de 40, 50 anos) colaborou e ainda contribui muito com o acervo de antigos brasileiro. Quem sabe esse Ford A pode até estar em alguma coleção aqui no Brasil!
guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Kaiser 1951...

Na foto acima, um interessantíssimo Kaiser 1951 na cidade de Rio Branco, no Acre.
Alguém do Acre?
Foto antiga é na maioria das vezes de uma fidelidade indiscutível: reparem que o Kaiser 1951 ainda possui o parabrisa bipartido, sendo que apenas no ano posterior é que passou a ser inteiriço. Abaixo, uma ilustração de 1951.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Land Rover em oficina para ingleses, 1956 ...

Dos diversos ambientes que envolvem o mundo do automóvel, as oficinas mecânicas estão entre os mais simbólicos, perdendo apenas para os postos de gasolina -já tantas vezes abordadas aqui.
Nas fotos acima, temos a oportunidade de ver a "Auto Mecânica Londres" em 1956. Uma oficina fundada por um imigrante português, que especializou-se em marcas inglesas: MG, Jaguar, Land Rover... Nas fotos aparecem os "jipes" Land Rover.
A oficina é hoje uma empresa familiar e, ainda atua na capital paulista com o nome de "Londres Centro Automotivo". Essas fotos pertencem a Leandra Giovanetti e, mostram o início da carreira de seu pai, Francisco Pereira de Souza.
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Salão do Automóvel 1968 ...

Já que o Opala foi o vencedor da disputa entre Ford-Willys X Chrysler X Chevrolet em 1969 , ele aparece aqui durante a sua estreia no Salão do Automóvel em 1968!
São fotos tiradas por Ingo Hoffmann, que diz: Este carro foi o grande espetáculo. Era todo branco... pintura e estofamento.
Eu adorei ver essas fotos, primeiro por ser a descoberta de um momento histórico: a primeira aparição daquele que se tornou um dos mais queridos carros brasileiros. Segundo pela simplicidade comovente, um carro lindo -como é- girando... Só. Sem a pirotecnia dos dias de hoje. Vendo essas fotos, eu me senti como se estivesse assistindo ao nascimento do nosso Opala.
Quem mais tem fotos dos "Salão"?
guilhermedicin@hotmail.com

Ford-Willys X Chrysler X Chevrolet em 1969 ...


As três montadoras de automóveis lhe oferecem: Aero Willys, Esplanada e Opala. Vamos tentar entrar no contexto da época. Qual você compraria?

guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Salão do Automóvel 1962 ...


Na última Sexta-Feira eu fiz uma postagem sobre a ausência de imagens dos "Salão do Automóvel".
Pois hoje (Segunda) recebo essa fotografia, enviada por Claudio Roberto Morgental, do III Salão do Automóvel, em 1962, retratando um DKW táxi!
A foto foi tirada pelo seu pai, Alcides Morgental, que foi revendedor da DKW na ciadde de Santa Maria-RS.
É mais uma importante descoberta, uma imagem inédita, bela e rara do stand da DKW no Salão do Automóvel, que agora todos tem a oportunidade de apreciar.
guilhermedicin@hotmail.com

domingo, 24 de janeiro de 2010

Belo Horizonte, anos 50 ...


Av. Afonso Pena, cidade de Belo Horizonte-MG nos anos cinquenta.
A imagem é boa, vale a pena aumentá-la para ver melhor os carros... Tem Oldsmobile, furgão GMC, Chevrolet 1941 duas portas, Pontiac, Land Rover. Mais ao fundo, Cadillac (sem calota), Buick em dois tons, Chevroelt 1946 e mais outro Buick. E bem ao fundo, passando pela rua, um Packard.
guilhermedicin@hotmail.com

sábado, 23 de janeiro de 2010

Chevrolet Fleetmaster 1946 ...

Chevrolet Fleetmaster 1946 fotografado na cidade de Ouro Preto-MG em Agosto de 1985.
O carro está muito original e conservado, e mantinha placas do ano. Será que 25 anos depois dessa foto, ele ainda está por aí em alguma coleção? guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Salão do Automóvel 1960 ...

Coisa de alguns dias e semanas, apareceu aqui no blog dois post's referentes ao Primeiro Salão do Automóvel Antigo, que podem ser vistos em 1º Salão do Automóvel Antigo
& 1º Salão do Automóvel Antigo ...2 .
Com o resgate desse "marco esquecido", recebi mais de um e-mail questionando sobre a ausência de fotos dos "Salão do Automóvel", anos sessenta ou setenta. O argumento é: não é possível que nenhum dos visitantes não tenha tirado nenhuma fotografia e, já que tiraram, onde estão elas agora? Concordo. A única fonte de pesquisa sobre os Salões ainda são as revistas de época.
Fica então a minha sugestão, quem possuir imagens de antigos "Salão do Automóvel", vamos divulgar e completar a nossa história automobilística.
Na primeira foto, acima, inauguração do Primeiro Salão do Automóvel, em 1960. Me parece ser o stand da Volkswagen, pois aparece a placa com o logotipo, o teto de uma Kombi ao fundo e a imagem da planta industrial no quadro à esquerda. O Presidente Juscelino aparece no centro da foto. Reparem que muitas pessoas empunham máquinas fotográficas.
Na foto abaixo, linha de utilitários expostos. No destaque: Rural Willys, três Kombi, Ford F-100 e Chevrolet Brasil ao fundo.

Na foto superior não sei precisar se é ainda do Primeiro Salão de 1960, mas vê-se o logotipo do Salão e Tancredo Neves.

Abaixo, Caio Alcântara na construção do prédio do Anhembi (antes o Salão era realizado no Parque Ibirapuera). Nessa foto, vê-se toda a estrutura da cobertura ainda no chão!

Jacareí, curiosidades ...

Fotos da Rua Alfredo Schurig em Jacareí-SP.
A foto acima é de 1920, em destaque o "torpedo" de um Ford TT. Mas o mais bacana nessa imagem é o escrito na parede do armazém: Depositário da gazolina "Motano" -standard oil of Brazil.
Assim era a venda da "gazolina" nos primórdios! Bem antes das bombas de gasolina, o combustível era vendido em latão nos armazéns!
Essa foto simples e, esse anúncio despretencioso, mostram o registro de como era no princípio...

Já nessa segunda imagem, também na mesma rua, mas alguns anos depois, a curiosidade fica pelo distinto automóvel que aparece em destaque... Nada mais, nada menos que um Lincoln! Um carrão dessa estirpe dando sopa alí... Para se ter uma ideia, o governo brasileiro comprou dois Lincoln 1922: um fechado e outro aberto, igual a esse! Vejam em: Políticos (&) antigos ...8 & Políticos (&) antigos ...10 .

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Abandonados ...

Nas centenas de fotos apresentadas nesse blog, os automóveis antigos apareceram na mais vigorosa forma: as vezes nas concessionárias, às vezes 0Km com seus donos ou simplesmente trafegando por ruas e estradas desse nosso Brasil. Porém, após sua vida útil, nem todos tiveram a sorte de ter quem zelasse por eles, preservando-os como ítem colecionável. Assim, a grande maioria acabou-se nos ferros-velhos ou simplesmente foram abandonados nas ruas e vielas. Essas máquinas que antes recebiam olhares de admiração e inveja, tiveram de se acostumar com os olhares de desprezo sobre os estorvos que se tornaram. Nas fotos acima, um Plymouth Fury 1973, largado, jogado, abandonado em uma rua de Belo Horizonte-BH em 1988! Um carro com quinze anos de idade. O Plymouth tem placas de Brasília-DF.
Mais outro grandalhão norte-americano abandonado nas ruas de Belo Horizonte, dessa vez um Chevrolet Impala 1966, também em 1988. Essas fotos são do Rogério Machado.

Também em 1988, porém nacionais. Um Passat TS Verde Mantiqueira "pousou" sobre o teto de uma Vemaguet Caiçara. Sim, uma Caiçara! Apesar do parachoque e dos frisos luxuosos, a tampa traseira inteiriça e de abertura lateral denuncia sua casta.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Simca & Kombi ...



Simca três andorinhas e Kombi na Serra Gaúcha.

Foto enviada pelo Guybor Jan-Maurício Brasil Kun, que explica seu curioso nome: "meu pai era Húngaro e por ser estrangeiro resolveu homenagear o seu "novo país" colocando-o no meu nome, só o primeiro é nome e o último, é sobrenome e o resto tudo homenagem a avós materno e paterno... pode?"

O Guy mostra seu trabalho no picasaweb.google.com/morpho.steel.customz

guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

1º Salão do Automóvel Antigo ...2

No dia 15 de Dezembro de 2009, eu fiz um post com fotos tiradas pelo meu pai no 1º Salão do Automóvel Antigo realizado no Ibirapuera em São Paulo, no ano de 1981. Lembram-se?
Pois bem, chegaram mais essas fotos desse que foi o primeiro grande evento antigomobilista brasileiro. Essas imagens se juntam para ilustrar e contar os primórdios da magia de colecionar automóveis. Quem envia as fotos é Lindeberg de Menezes Jr., mais conhecido como Tio Lin.
O Tio Lin conta que visitou a Exposição duas vezes, na segunda, levou a "Olympus Trip 35 do Papai".
Conta também "...fui de trem e metrô até a Vila Mariana, e depois uma bela pernada até o Ibirapuera. Na hora de ir embora, vi um carro com placa de Santo André saindo do parque. Pedi carona p'ro sujeito e garanti um retorno mais confortável ao lar. Hoje em dia não faria isso nem a pau, Juvenal!". O Tio Lin nessa época era um garoto promissor de 17 anos!
-Na primeira foto, um Cyclon 1889.
-A segunda e terceira foto são de um caminhão Daimler 1909.
-A quarta foto é de uma jardineira Fiat 1914.
-Acima, um Ford T Doctors coupé 1927, com uma pintura metálica -uma demonstração da falta de rigor de originalidade, alcançada atualmente.
Acima, a Isotta-Fraschini Phaeton-Cabriolé 1926. Ford Roadster 1934.
Packard 120 Convertible Coupe 1936.
Cord 812 1937, o suposto Cord da Carmen , mas vejam: ...2 .
Acima, Mercedes-Benz 540K 1939.
Essa valiosa Mercedes já apareceu aqui no blog num post sobre o (clique->) Maybach SW 38 1936 reparem que ela aparece à esquerda na primerira imagem.
Ford Sportsman 1947. Rolls-Royce. Jaguar 1950 (?).
Studebaker Champion conversível 1951.
DKW 1954.
O Tio Lin disse que "pirou" naquele dia, pois nunca tinha visto um Rolls Royce, e naquele dia viu três!
Me ajudem na identificação dos Rolls: o preto e bordô ainda faz presença em diversos eventos (que ano/modelo é?). O Rolls 1953 é o "do Getúlio"? é ele quem foi importado junto ao Rolls presidencial?
E o Rolls abaixo? que ano/modelo? Essas fotos foram restauradas digitalmente pelo fotógrafo Paulo Sallorenzo.
Um raríssimo Continental Mark II 1956.
Assim, vai se preenchendo uma lacuna na história do automóvel antigo no Brasil.
Você tem fotos dessa época
guilhermedicin@hotmail.com