sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Máquinas pesadas ...

Fotos de verdadeiros off-road!
Esses trabalhadores gigantes e incolecionáveis!
São fotos da pedreira cantareira, na "Vila Albertina", região de (?)Tremembé-SP.

Acima, um super peso-pesado, caminhão Diamond, sendo carregado por uma escavadeira Hampth Wess, os dois importados.
Abaixo, os trabalhadores junto a duas Tanapú (ou TOURNAPULL-veja nos comentários) e um bruto caminhão Diamond no centro.
Máquina Tanapú (TOURNAPULL), chamada pelos trabalhadores de "tá na pedra".
Abaixo, as Tanapú (TOURNAPULL) com o Diamond.
Caminhão Diamond, acima.
Caminhão Volvo, "Pedreiras Cantareira S/A".
Frota de caminhões Fenemê.
As fotos são do fim dos anos sessenta e pertencem ao Nunes Cordeiro.
guilhermedicin@hotmail.com

11 comentários:

  1. cara uma sugestão

    ficaria melhor se vc escrevesse o texto das fotos abaixo delas e não ao lado das primeiras mas porque?

    pq vc explica la nas 2 primeiras o conteudo das outras fotos e entao os leitores tem q voltar nas fotos de cima pra ler e entender as debaixo

    se vc centraliza todas as fotos e coloca o texto entre elas como uma legenda para cada foto ficaria mto melhor não? mas é so uma dica

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  2. ...Esses trabalhadores gigantes e incolecionáveis!

    eles são "incolecionáveis" como vc disse pq reza a lenda que quando chegava o fim da vida util da pedreira os caminhões e maquinas eram enterrados dentro delas pq era inviavel retirar eles de dentro com u guindaste mesmo pq ja estavam defasados

    essa lenda tb rola nos estadios de futebol, no marcanã, mineirão e outros estadios existem escavadeiras e guindastes enterrados abaixo dos campos pq nao dava pra tirar a maquina la de dentro

    é uma boa historia a se contar aqui qualquer dia desses com fotos

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  3. Álvaro, interessante essa sua informação. Eu pensava que o fim deles era o maçarico mesmo, depois de alguma ou outra peça reaproveitada.
    Eu falei incolecionáveis, mais pelo logística: dificuldade em restaurar, andar, manobrar, guardar! Já pensou?
    Miguel, entendo sua sugestão, mas o problema deve estar nas polegadas sa tela do pc. Quando é maior, ou mesmo notebook, as fotos e os textos se espalham na tela. Não sei como corrigir isso, acho que o problema disso é a configuração do blogspot mesmo.

    Abraços,

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  4. Guilherme, tente isso: escreva, dê enter, insira a foto, dê enter e por aí vai. Na hora de inseria a foto, veja a opção de alinhamento dela. escolha nenhum, não permitindo que elas se alinhem nem à esquerda e nem à direita. Deve resolver.

    Sobre maquinas pesadas, eu também gosto muito.

    No Maracanã eu garanto que não existe nenhuma, estive por lá durante a última restauração e foram encontradas louças, ferraduras (ali já foi uma estrebaria) e etc. mas nenhuma escavadeira. Lenda isso. Ainda mais pelo csto destas máquinas, coisa que não acontece no Brasil é obsolescência, veja quantas Caravans vendem caldo de cana ainda hoje por aí. O que dizer de máquinas pesadas.

    Guilherme, recomendo ao amigo cuidado, pois ampliando assim o gosto por máquinas, vai ficar doido com tanta opção! Cuidado!

    Abraço!

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  5. Guilherme,

    Muito boas essas fotos apresentado máquinas pesadas que marcaram época.

    Gostaria de contribuir com a identificação desse trator com apenas duas rodas, que você chamou de Tanapú. Provavelmente, salvo algum engano meu, deve se tratar de um TOURNAPULL fabricado pela LeTourneau.

    Para maiores informações históricas, pode entrar no site:

    http://www.letourneau-inc.com/about/history.htm

    Nessa página, clicando no ano de 1937, aparecerá então um Tournapull, que se caracteriza por ter duas rodas.

    Não sei se o Tournapull era nome e modelo patenteados pela LeTourneau ou se alguma outra marca lançou um trator similar com o mesmo ou outro nome ! Assunto que pode ser objeto de pesquisa.

    Até mais.

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  6. Reinaldo, valiosa contribuição!
    de fato, achei o nome "Tanapú" muito brasileiro... Mas, não manjo nada dessas máquinas gigantescas.
    Com a sua informação, acredito então que "Tanapú" era o nome abrasileirado de "TOURNAPULL"... Êta criatividade!

    Abraço,

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  7. maravilhoso trabalho sobre estas belas máquinas!eu adoro maquinas pesadas e tenho milhares de fotos de maquinas antigas!o tournapull era um caminhão fora-de-estrada que usava como base o motoescraper da LeTourneau.dá uma olhada neste linkhttp://www.flickr.com/photos/40132991@N07/3705865349/

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  8. Boa tarde,

    Mostrei essas fotos ao meu amigo, um senhor português que trabalhou muitos anos nessa pedreira. Ele possuía um raríssimo caminhão Skoda e sempre conta muitas histórias e aventuras no volante desse truck. Alguém saberia me informar aonde encontro mais fotos da pedreira e também desse caminhão? Não sei de muitos detalhes, apena que foi fabricado da década de 50. Desde já agradeço. Abraço

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  9. Bom dia, meu avó é esse operando o Tournapull e com o pé no estribo Diamond, senhor Wilhelm Hugenschmidt, até hoje com 73 anos é mecanico de maquinas pesada, assim como meus 2 tios, e até mesmo eu que trabalhei com eles desde os meu 16 anos agora com 22 ja parei de trabalhar com eles, mas meu avô me ensinou tudo que eu sei e tambem conta muitas historias sobre essa época, e um pouco mais tarde quanto estava com sua empresa de terraplanagem prosperando, temos uma foto de 12 motoscrapers dele em uma obra.

    fico feliz em compartilhar essa parte da historia da minha familia com vocês.

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  10. Eduardo Bonilha,procura no google isso aqui:http://www.google.com.br/search?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=s&hl=pt-BR&biw=1600&bih=758&q=vozidlo+%C5%A0koda&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi#um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR%3Aofficial&channel=s&tbm=isch&sa=1&q=%C5%A0koda+truck&pbx=1&oq=%C5%A0koda+truck&aq=f&aqi=&aql=1&gs_sm=e&gs_upl=53965l53965l0l54825l1l1l0l0l0l0l332l332l3-1l1l0&fp=1&biw=1600&bih=758&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&cad=b

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  11. Olá,
    Gostei muito do site.
    Um caminhão ausente aquí é o Oshkosh, importado no final dos anos 50 pela Concretex, e sobre a presença do qual no Brasil, não se encontra praticamente nada. Lembro que a planta da Concretex no morro da praia do Itararé em São Vicente (SP) possuiu uma frota deles até serem substituidos por Mercedes, lá por 1970.

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