segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Juscelino Kubitschek e Mercedes-Benz ...

Presidente Juscelino Kubitschek inaugura as novas instalações da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, na data de 28 de Setembro de 1956. Acima, JK ao volante de um chassis que se destinava a montagem dos ônibus ou, "jardineiras" como eram conhecidos à época.

Na foto abaixo, a aglomeração de pessoas, a fachada da fábrica e... no cantinho: uma Mercedes 300 SL asa de gaivota?

10 comentários:

  1. É sim ..sem sombra de dúvidas!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este Senhor ao lado do JK chama-se Alfred Jurzikowski, pesquise sobre esta pessoa e veja o que ele representa na história da Mercedes no Brasil.

    Abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  3. Sabe Guilherme,Juscelino foi o grande presidente Brasileiro, apesar da bandalheira que houve tambem em seu governo lançou nosso pais rumo ao futuro. Elegante, culto, boa pinta, seria o Presidente ideal p/ os dias de hoje.
    Qt a 300SL da foto, provavelmente prateada, um cunhado meu tinha uma igual e andei muito nesse carro qd era garoto.
    Bonita homenagem.

    ResponderExcluir
  4. Guilherme, linda a foto, que momento de nossa indústria. Eu tenho, em uma das revistas Carros à Vista, uma linda matéria de duas páginas sobre este dia, que conta como o empenho pessoal do JK e seu grupo foi importante para dobrar a MB a vir para o Brasil. Vou publicar e ilustrar ainda mais esta fotografia.
    Ah, e onde estará essa Gaivota? Pro lixão é que não foi!

    ResponderExcluir
  5. Rui, vasculhe as gavetas do seu cunhado!
    Concordo com tudo o que vocâ diz sobre JK, foi um grande estadista, um exemplo de brasileiro.
    Francisco, encpntrei a biografia do Jurzykowski, não o conhecia mesmo, valeu a dica.
    Nik, no Brasil temos algumas "gaivotas" qual será essa? pra sucata também acho difícil, mas não impossível...

    Abraço a todos,

    ResponderExcluir
  6. A 300 SL foi vendida p/ o exterior a uns 15 anos, ficou com ele esse tempo todo. Eu não tenho nenhuma foto mas vou perguntar a ele.

    ResponderExcluir
  7. sei não mas acho que não é uma "asa de gaivota" e sim uma 300S Adenauer (denominada assim em homenagem ao primier alemão da época,Konrad Adenauer) nota que não tem recorde da porta no teto e a janelinha a mais no meio

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos tenho uma KARMANN GHIA, PRETA, ANO 1965, QUE PERTENCEU A JUSCELINO KUBSTICHIEK,, estou colocando o carro a venda se alguém se interessar estou a disposição. JOSÉ - BRASILIA/DF (TIM- 61. 8244.1516)

    ResponderExcluir
  9. A fábrica da Mercedes Benz em SBC fica no Bairro Paulicéia. Bairro industrial e residencial, próximo de Diadema. Próximo desta fábrica fica o Frigorífico Marba (aquele da Mortadela) e mais à frente a fábrica da Ford, pegando a mesma avenida e indo até a Avenida do Taboão

    ResponderExcluir