terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cord da Carmen ...2

Enfim, uma certeza entre tantas dúvidas.

Aqui nessas fotos, está Carmen Miranda junto ao seu Cord em fotos de 1938, na Urca -Rio de Janeiro.

Vê-se que o Cord dela era um Sedan, modelo Beverly com motor Supercharged (vejam as abertura na lateral do capô). Não existe atualmente no Brasil nenhum automóvel nessa configuração.
No entanto, existe a quase certeza de que ela não possuía apenas um Cord, mas sim DOIS (!!!) Cord's em sua garagem. Tese endoçada inclusive pelo seu biógrafo.

O outro Cord sim, seria um conversível 812. Ao contrário doque foi divulgado há décadas, não há nada que ligue o Cord amarelo do "Pardal" ao Cord da Carmen Miranda. Porém, existem fortes indícios, fruto de pesquisa, de que o Cord conversível de Carmen Miranda seja outro, que ainda se encontra no Brasil, e está sendo primorosamente restaurado em São Paulo. À favor desse Cord - ex-carioca, agora paulistano, mas brasileiro!- está a biografia do carro, que condiz perfeitamente com muitas "lendas" contadas desde os anos setenta, e o principal, essa unidade em questão veio acompanhada de um motor sobressalente Supercharged, com plaqueta de identificação Beverly! Incrível.

-Essas fotos e esses dados foram enviados por Hervé Salmon, grande pesquisador da marca no Brasil, e que já descobriu coisas interessantíssimas.O "inventário" dos Cord's no Brasil será contado mais adiante aqui no AntigosVerdeAmarelo, inclusive com um dossiê completo sobre a restauração do verdadeiro Cord conversível da Carmen Miranda.
guilhermedicin@hotmail.com

4 comentários:

  1. Belíssimo post, Guilherme! Eu achava que a Carmen só tinha um Cord conversível - e que era o do Pardal.

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que em 2007(8??)tinha um Cord em Águas de Lindóia, preto, maravilhoso e com placas amarelas ainda, com indicações na placa de informações sobre o carro, de que aquele sim, pertenceu à nossa Carmem Miranda. Alguém teria fotos do carro lá no evento - quem o levou foi o falecido Romeu Siciliano ou seu filho João Siciliano.
    Reginaldo

    ResponderExcluir
  3. Meu pai sempre conta a velha história de um Cord que andava nas ruas aqui de Petrópolis - RJ antigamente.Fica registrada a mensagem. Abs

    ResponderExcluir