Essas fotos foram enviadas pelo Ito Bir, especial apreciados dos FNM, embora aqui eles não apareçam. São no Paraná.
Na primeira foto, um caminhão Dodge (1952?) com carroceria tanque, no meio um GMC 1951 e um Ford F-8 1951 também tanque. Interessante notar a personalização dos caminhões, muito comum na época: pintura nos parachoques, mastros, suporte de placa, pata, buzina no teto da cabine...
A foto abaixo é muito bonita: é um Ford F-8 1949 com carroceria tanque, também conhecido por pipa. Acima, mais um F-8, mas 1951. Vejam à esquerda da foto, aparece apenas o fucinho de um raríssimo caminhão Nash! Muito provavelmente, esse caminhão foi montado pela Nash no Brasil - Varam Motores .
Abaixo, grande movimentação em Rolândia-PR.
Acima, destaque ao furgão Austin e às bombas de gasolina.Fotos bastante nostálgicas de uma categoria que mudou muito. Quem viveu, sente saudade.
Ainda carrego a impressão de que os caminhões perdem na preferência dos colecionadores de antigos.
Espetacular essas fotos , aliás , só aquí no ´verde amarelo `que agente pode admirar essas ´reliquias `, destaque especial para o Austim e Jeep ´49.
ResponderExcluirRicardo Tropia.
Que saudade deste mundo de fotografias preto e branco. Parece que chegou um carregamento de gasolina em Rolandia-PR. Vendo o JEEP com as janelas de lona com plástico transparente, lembro-me, quando criança, de ficar curtindo a chuvarada escorrendo, e aquela sensação de proteção, sentindo o calor, o ronco do motor, os solavancos, e meu finado pai todo orgulhoso da façanha. Parabéns aos fotógrafos,estejam onde estiverem, que tiveram a iniciativa de deixar imagens de um tempo bom que não volta mais.Juarez
ResponderExcluirÓtimo Juarez, você retratou exatamente o que eu também viví e sentí ao ver essas fotos. Quanta saudade. Parabéns a todos - HAG
ResponderExcluirSe os caminhões perdem na preferência dos colecionadores de antigos.... imagine os tratores então!!
ResponderExcluirÉ QUASE ÍMPOSSIVEL A GENTE NÃO SE APAIXONAR POR ESSAS RELÍQUIAS!!!!!
ResponderExcluirTODOS VOCÊS DO VERDE AMARELO, MEUS SINCEROS E HONRADOS ABRAÇOS.
MEU NOME É VANDERLEI RODRIGUES DE ALMEIDA SOU SIMPLESMENTE APAIXONADO POR ESTES CAMINHÕES. MEU FALECIDO AVÔ E MEU FALECIDO PAI, PUXARAM MUITO ALGODÃO EM ÉPOCA DE SAFRA NAS QUERIDAS CIDADES DE PARANAVAÍ-PR E TAMBOARA-PR, COM UM F-8, QUE MÁQUINA NA ÉPOCA!!!!!
UM FORTE ABRAÇO À TODOS E PARABÉNS PELAS EXCELENTÍSSIMAS FOTOS POSTADAS.
MEU E-MAIL: VANDERLEI-RODRIGUES1@HOTMAIL.COM
MEU ENDEREÇO: RUA JOSÉ ALVES DE SOUZA,62 PARQUE LONGA VIDA CEP: 18.404.010
CIDADE: ITAPEVA-SP TEL:(15)3521-5636 CEL:(15)91243703
Sou de Arapongas cidade vizinha a Rolandia e a Londrina,
ResponderExcluirSe Londrina era a "Capital Mundial do Café", Rolândia era a "Rainha do Café", era uma cidade pujante na epoca de ouro do café, muito dinheiro corria, teve um grande declinio com as "geadas negras" e hoje se reergue.
Carlos.aec
Declínio das Geadas Negras? O que é isso? Podes explicar?
Excluirestou procurando fotos de um caminhao ford conhecido como "As de Ouro", mais ou menos da epoca de 1930 a 1950. esse caminho transportava pessoas do Corrego do Laranjal para a cidade Monte Aprasivel, interior de Sao Paulo. O nome dos proprietarios eram Angelo Marconi e Pedro Marconi. se alguem tiver alguma foto, por favor enviar nesse email: marconi.72@hotmail.com ficarei muuito agradecido.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir