quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Capa Quatro Rodas : Mercedes-Benz LP331 cegonha com Simca & Willys ...


Como sugeri ontem, talvez essa seja uma das capas mais bonitas da Quatro Rodas, se não, a mais bonita. Vejam, é só uma foto. Um instante de segundo eternizado. Simples. Sem poluição visual, sem muito escrito, sem computação transformando a cena real em "Avatar".
Os primeiros cinco anos da Quatro Rodas trazem as melhores capas. E é pelo mesmo motivo que gosto das Revista de Automóveis ... .
Essa cena devia ser rotina nos arredores de São Bernardo do Campo-SP: um Mercedes-Benz LP 331 cegonha, transportando Simca Chambord, Jeep 1.001 (quatro portas - Bernardão) e Aero Willys... Todos OKm!
Vele lembrar que boa parte dos carros chegavam aos "representantes" não por cegonhas, mas rodando! E que o AntigosVerdeAmarelo é um pioneiro também no resgate da memória dos caminhões .
Imaginem os FNM, Scania L-75, Ford F-600, Internacional Harvester carregados com nossos nacionais!

12 comentários:

  1. Realmente é uma bela capa de revista essa!Ainda mais por ter um Jeep! Também tenho algumas revistas antigas da 4Rodas da década de 70 e são bem interessantes. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,
    Se não me engano, o emblema na porta do caminhão e na carroceria da cegonha é de uma empresa chamada Transauto. Lembro que eles transportavam muitos carros "0" Km da Ford.
    Ah, também acho essa uma das capas mais bonitas da QR até hoje. Fico imaginando em qual local da minha cidade que essa foto foi batida...
    Abração,

    Adalberto

    ResponderExcluir
  3. Bela capa mesmo e concordo com voce.
    As primeiras edições da 4 Rodas tinham capas maravilhosas e sugerem uma certa inocencia se comparadas ao que se faz hoje.
    Um detalhe interessante é que a revista é de 1962, o Aero Willys tambem, porem o Simca ainda é modelo 61 (uma andorinha).
    Tenho alguns numeros de 4 Rodas dos anos 60 e não tenho esse exemplar, mas me lembro bem dele.
    Romeu

    ResponderExcluir
  4. Bem observado Romeu. A Simca já em Fevereiro, pelo menos, vinha com as Três Andorinhas. Não sei em que mês entrou na linha o Aero 62. O que temos na foto é: Aero Willys modelo 62 e Simca modelo 61. De quando será a foto?
    Além do friso do modelo 61, chama a atenção o padrão da pintura: teto e o sulco do rabo-de-peixe n'uma cor e o carro em outra.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Olá Gui.
    Muito legal esta foto, a placa atrás com o brasão da cidade de SBC, é o mesmo emblema utilizado no Vw, acho que a partir de 1960...E os dizeres "a capital da industria automobilistica brasileira", os politicos desta cidade deveriam fazer um belo museu igual foi o da ULBRA, mas não tem a conciência disto e preferem ficar com a má fama da cidade como sendo o "berço do PT", é uma pena...
    Dario Faria

    ResponderExcluir
  6. Na enciclopédia Delta Junior dos anos 60 aparece caminhões desta transportadora e que existe até hoje, chama-se Translor.
    Conheci aqui em Stº Antonio um motorista que trazia Jeep's para a revenda rodando de São Paulo, desligavam o velocímetro lá e depois davam um belo banho...


    Possuo as 4R de outubro e novembro de 65 e
    no site da Abril existe todas as 4rodas digitalizadas.

    Ah! Como sempre, bela imagem.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  7. Guilherme esta capa é uma das faltantes no CD-ROM 4RODAS. por acaso não teria as edições de Março/Abril/Maio/Junho de 1962? Podia posta-ls ai.

    E outra coisa. Esse caminhao é conhecicomo Saruana?

    Marcio Caieras.

    ResponderExcluir
  8. Márcio Caieiras, Saruana é o apelido do Mercedes LP 911, um pouco diferente(basicamente motorização de acabamento de cabine) do LP 311. Mas voce deve ser de Minas pois é lá qu o pessoal costuma chama-lo de Saruana...

    Abraços,

    Geraldo.

    ResponderExcluir
  9. Lembro com muita alegria e sinto como se vosse ontem o dia em que meu saudoso Pai comprou um Jeep no ano de 1961, na côr azul e um dos detalhes que me chamou atenção naquele dia foi o paralamas trazeiro no formato quadrado.

    HAG

    ResponderExcluir
  10. Queria saber o local que fica o n° do chasssiz do M Benz Lp 331.Pois não estou encontrando.
    Obg...

    ResponderExcluir
  11. É triste ver tanta história jogada no lixo aqui em SBC.
    Mas, calma aí Dario. Não temos orgulho de ser berço de organização criminosa, muitos ou melhor, a maioria já acordaram para a realidade. Tenho um blog com este mesmo nome da conta do Google

    ResponderExcluir