Caminhões Mercedes-Benz.
Acima, é o LP 1520, mais conhecido por "Mercedão". Tem os farois quadrados, cabine estendida e o modelo da foto é um cavalo-mecânico truckado. Um bruto bonito.
Abaixo, é um Mercedes-Benz LP 331. Bem parecido com o modelo acima: cabine estendida, parachoque alto, rodas raiadas... Mas esse truck não traz o farois quadrados.
Esse modelo de caminhão protagoniza aquela que eu considero como sendo a mais bonita capa da revista Quatro Rodas, que mostra um LP331 cegonha carregado com Simca e Willys... (Se muita gente não conhecer e pedir, coloco aqui no AVA...).
Já acima é o mais popular de todos, o LP 321, muito mais famoso pelo apelido: Cara Chata.
Abaixo, três Cara Chata junto a um Chevrolet Brasil 1963 e seus motoristas.
Curiosamente, os três Mercedes das fotos acima estão transportando tratores.
Quem nos enviou as fotos foi o Rodolfo Podsiadlo.
guilhermedicin@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Guilherme, coloca a capa da Quatro Rodas aí!
ResponderExcluirGuilherme, a capa da Quatro Rodas! Por favor!
ResponderExcluirAbraço
Guilherme, qual a diferença das rodas raiadas, era para maior peso?
ResponderExcluirAbs
rui
Isso mesmo, mais pêso. Eram de diâmetro maior, com seis raias, de aço, tipo do SCANIA-VABIS, com pneus de carretão de 3-eixos, medidas de 11.00x22, o famoso pneu "mil e cem por 22". O motor do MB-331 (o MB-321 era um caminhão bem menor, tinha motor de 5-litros) era um 6-cilindros em linha, de 10.8-litros de cilindrada. Era um cavalo-mecânico trucado, atrelado a uma carreta de 2-eixos (a de 3-eixos ainda era proibida pelo CONTRAN), sendo que pela lei da balança o MB-331 podia tracionar até 40-toneladas, mas, técnicamente, ele podia arrastar umas 50-toneladas de pêso-bruto total, combinado: que é a soma do pêso do cavalinho, do pêso da carreta e mais o da carga transportada. O motor do SCANIA, dessa mesma época, era de 11-litros. O do FêNêMê era de 10-litros, mas em 1970 cresceu para 13.8-litros (cc). O primeiro a ser turbinado foi o SCANIA, em 1970.
ExcluirRoda raiada ERA PARA MELHOR VENTILAÇÃO!
ExcluirEssas fotos são imensas raridades.
ResponderExcluirJá deve ser difícil encontrar fotos de caminhões Mercedes como estes.
Esta então com estes trator Deutz em cima!!! Uma verdadeira relíquia.
Obrigado ao Rodolfo por compartilhar.
Capa de Quatro Rodas Maio/1962, vc tem razão eu tb acho a mais bonita das capas...inesquecível.
ResponderExcluirRui, taí... não sei. Alguém explica?
ResponderExcluirFrancisco, essa mesmo! Mais de noite ela aparece por aqui.
Abraços,
Bem, ainda vejo alguns desses LP 321 e 331, mais estranhamente é raro se ver 1520, poucos devem ter sobrado.
ResponderExcluirNa década de 80 meu PAI tinha o L 111 e nosso colega o 1520, ambos ficavam parados um perto do outro aqui na rua em Juiz de fora, e muito antes meu PAI possuiu dois LP 331 e uns 3 alfas se não me engano
ExcluirGuilherme esse LP 331 tambem era conhecido como Saruana? Aqui na região de Oliveira - MG vejo muitas pessoas que chamam esse caminhão assim.
ResponderExcluirEverton Lima.
suruanã era o arfa romeo
Excluirsaruana era 321
ExcluirEverton, nunca ouvi falar.
ResponderExcluirQUE FOTOS MARAVILHOSAS. SOU FÂ DOS MERCEDES LP E É RARISSIMO ENCONTRAR FOTOS DA CLASSE LP OU LPS.
ResponderExcluirSUGIRO O SITE POWALSKI (DIGITE NO GOOGLE). ESTE SITE TEM VÁRIAS FOTOS DE MERCEDES LP E LPS E CONTA A HISTÓRIA DAS TRANSPORTADORAS ALEMÃS. TEM CADA RARIDADE.
Aonde posso ver essa capa da 4Rodas?
ResponderExcluirSou fã desse caminhão e fuquei muito curioso para ver a capa, se alguem puder me dizer onde posso ver agradeço.
Obrigado
Leonardo
Leonardo, no post seguinte a esse.
ResponderExcluirEverton,é verdade,muitos caminhoneiros(eu sou um)chamam este caminhão de saruana,sim!
ResponderExcluireu tenho um lap 331 ano 1965, meu xodó
ResponderExcluiré um grande privilégio possuir uma raridade dessas , parabens
ExcluirTem como enviar fotos....queria saber mais sobre a diferença 331 e 1520.obrigado
Excluirwilson,
ResponderExcluirsempre entro no google só para ver fotos de mercedes antigos.
Eu tenho um lp 331 ano 1960 estou muito satisfeito pois ele e meu Xodo. José Antonio. pesqueira pe
ResponderExcluirEu também tenho um Lp 331 1960,ele trabalha só na safra e está todo original, motor, caixa, tudo original, bancos etc.. e esta bem conservado!
ResponderExcluirMoro em uruguaiana rs.
Mande um vídeo e o som da máquina.
ExcluirBOA TARDE, VC CONSEGUE ALGUM 321 DAI DE URUGUAIANA PLACA IDY5252 LARANJA, ERA DE MEU PAI A UNS 30 ANOS ATRAS?
ExcluirFotos muito lindas!
ResponderExcluirMas gostaria que me tirassem uma duvida: a Mercedes também lançou o modelo 1520 com cabine nariguda (semi-avançado)?
Obrigado e Parabéns pelas fotos enviadas
creio que não,somente o modelo LK
ExcluirNao , so o 1520 saiu com cabina avancada. O primeiro Mercedes pesado que saiu no Brasil com cabina semi avancada foi o LS 1924.
ExcluirNao , o primeiro modelo mercedes pesado a sair com cabina semi avancada no Brasil foi o 1924 em 1975.
ExcluirParabéns Guilherme, acho que ainda temos alguns representantes dos 1520 e 331 em nossa região, em Guapé ví um pouco tempo atrás e também em Lavras acho que ainda roda um, aquí em Varginha me lembro do extinto Expresso Sul Mineiro com um 1520, sugiro uma matéria com o 1924. Abraço.
ResponderExcluirGUILHERME PARABENS PELO SEU ENTUSIASMO.HA ALGUNS MESES PASSANDO PELA RODOVIA QUE LIGA UBERLANDIA(MG) AO PRATA(MG) DEPAREI COM UM 1520 DE COR CREME.MUITO BONITO
ResponderExcluirsou 3 geração de caminhoneiro na minha familia ,todos apaixonados por mercedes , meu pai ja teve muitas lps e ficou alegrissimo quando viu estas raridades.Jose Rivaldo Gouveia De Barros Junior
ResponderExcluirEU TENHO UM LP 1520 1968 TRABALHANDO
ResponderExcluirquem sabe informar quais são as características originais do Mercedes Bens LP 321 1958, motor, capacidade de carga, velocidade maxima, etc?
ExcluirO LP 321 é motor 100 Hp, compacidade de 8 tonelada, no velocímetro dele marca a velocidade máxima de 90 KM/H, é um motor pequeno e muito econômico, muitos donos optam por colocar o motor 352 o mesmo usado nos 1113, 1313, 1513 etc...
ExcluirTenha mais informações no site clubedocarachata.com
Abraços, se tiver algum equivoco por favor alguém me concerte...
ok eu possui um lp 321 ano 1963 vendi em rondonia ji-paranar e tenho saudades.
Excluirola amigos gosto muito dos lp 331 e 1520 ,tenho muita adimiraçao por eles, gostaria de pedir a todos que forem proprietario dos modelos que citei ,se poderiam me mandar fotos dos brutos por email : sanclerteixeira@hotmail.com
ResponderExcluirtenho 25 anos trabalho num 1113 meu e do meu pai
possuo uma cabine da lp 1520 para venda a quem tiver enteresse
Parabéns a todos !!
ResponderExcluirLembro de minha infancia em Cascavel - Pr , mais precisamente jundo de meu velho e amado pai que na época era gerente de oficina da concessionária MB(DISAUTO), terra bravia , a ser desbravada , estradas de terra e lama vermelha e lá estavam os LP 1520 porcadeiros (carga viva)saíndo para São Paulo , e os madeireiros carregados indo para Brasília (construção da capital), fora os cara chatas LP321 todos "dinossauros guerreiros" percusores da construção deste país.
forte abraço a todos .
Ricardo Thomazini
rthomazi2000@yahoo.com.br
gosto muito de ver essas fotos, pois meu avó era caminhoneiro, e ja teve um caminhao como esse q esta na foto. hoje meu pai e caminhoneiro tenho vontade de ser mas o governo nao ajuda. Por que a clase mais desvaloriza sao os caminhoneiros pagamos tanto impostos e nao temos estrada.
ResponderExcluiraq na minha cidede tem um caçamba lp 321 acho bastante intereçante pq ele rasta areia molhada pra carai.
ResponderExcluirbom dia! eu tenho um lp 1520 ano 1968, trabalho na baixada santista, ele está como cavalo mecanico. Há, e morro de ciúmes dele rsrsrs, logo postarei fotos dele, grande abraço !!!
ResponderExcluireu trabalho para uma determinada empresa e tem um motorista da frota que trabalhou com meu caminhão a 33 anos atrás, ele me mostrou fotos ainda preto e branco no nordeste, pode parecer bobagem mas quem gosta de caminhão como eu gosto fica imprecionado com a história, pra terem uma ideia o quebra vento tem gravado o nome da empresa .eu mudei os pistões e o gira brekim que é da 24, o diferencial da 30 e e o cambio da 24 eu puxo com esse bichão até 30 tona e deixo muito caminhão novo p trás heim !!!
ResponderExcluirOLÁ AMIGOS E EX MOTORISTAS DESSA MAQUINA MARAVILHOZA QUE É O MERCEDES LP.321 E 331, NO MEU CURTO TEMPO DE MOTORISTA TRABALHEI COM ESSAS MAQUINAS POR 5.5ANOS, TIVE Á HONRRA DE FAZER ESSE NOSSO PAIS DE NORTE Á SUL DE ESTE A OESTE NA BOLÉIA DESSE BRUTOS Qdo ME DEPARO C/ COMENTARIOS OU FOTOS , FICO EMOCIONADO PELO TEMPO QUE EU PUDI DIRIGILOS OBRIGADO POR TODOS
ResponderExcluirMuito bonito esses MB ... seria o Axor e o Atego a evolução deles ? Rs
ResponderExcluirola amigos meu nome e Celso tenho 59 anos sou mecanico e apaixonado por mercedes cara chata tanto que possuo um mercedes-benz 1520 e um 321 ainda trabalhando nao vendo e nao troco por nada pois so me dão alegria.
ResponderExcluirParabens pelas fotos so quem gosta de caminhoes sabe o significado dessas fotos abracos
ResponderExcluirgostaria q vcs comentassem tbm sobre o mercedao bicudo 1953 quase não vejo falar sobre ele ele é grande parece a Scania jacaré queria saber se o motor dele é igual a do 331, alguém poderia me dizer?
ResponderExcluira diferença entre eles é que o bicudo tem 2 cabeçotes igual o Scania e o 331 são 6 cabeçotes
ExcluirGostaria de saber quantos caminhão LPK 331 1959 foram fabricados , por que não consigo ver registros desse caminhão.
ExcluirRodas raiadas são mais resistentes e por isso adequadas ao transporte de toras de madeira. Suportam mais pêso. Eram de diâmetro maior, com seis raias, de aço, tipo do SCANIA-VABIS, com pneus de carretão de 3-eixos, medidas de 11.00x22, o famoso pneu "mil e cem por 22". O motor do MB-331 (o MB-321 era um caminhão bem menor, tinha motor de 5-litros) era um 6-cilindros em linha, de 10.8-litros de cilindrada. Era um cavalo-mecânico trucado, atrelado a uma carreta de 2-eixos (a de 3-eixos ainda era proibida pelo CONTRAN), sendo que pela lei da balança o MB-331 podia tracionar até 40-toneladas, mas, técnicamente, ele podia arrastar umas 50-toneladas de pêso-bruto total, combinado: que é a soma do pêso do cavalinho, do pêso da carreta e mais o da carga transportada. O motor do SCANIA, dessa mesma época, era de 11-litros. O do FêNêMê era de 10-litros, mas em 1970 cresceu para 13.8-litros (cc). O primeiro a ser turbinado foi o SCANIA, em 1970.
ResponderExcluireu tenho um LP 1520 TRABALHAVA NO GUINCHO. COLOQUEI 0 MOTOR 355/6 NÃO TEM ADAPITACÃO //É TIRAR UM E COLOCAR O OUTRO. ESTÁ EN ITAMONTE MG
ResponderExcluirEU TENHO UM LP 1520 69 TRABALHAVA NO GUINCHO COLOQUEI O MOTOR DO 355/6... NÃO TEM ADAPITAÇÃO É TIRAR UM E COLOCAR O OUTRO.....ELE ESTÁ EM ITAMONTE MINAS GERAIS
ResponderExcluirOnde consigo peças para o LP331... como bomba dagua e bomba hidráulica ?
ResponderExcluireu tenho um lp321 1960 que era baú e agora transformei em um guincho, e estou muito feliz, pois andava em cima do cofre de um quando era criança!
ResponderExcluirTenho um 1960 só para desfile,tem 26mil msm.
ResponderExcluirTenho um 1959 rodo o Brasil todo com ele
ResponderExcluirlindas fotos, parabens
ResponderExcluirO último 1520 eu vi em Patrocínio Mg, na ativa a uns dois anos atrás, vai ser elegante para lá!!!
ResponderExcluireu também sou apaixonado por lp 321 331 e o 1520.thao pessoal.
ResponderExcluirMeu PAI teve 2 ou 3 desse Mercadão LP 331na década de 60 pra 70 fora alfa..
ResponderExcluirOlá a todos sou apaixonado por caminhões hj tenho 43 anos e esses caminhões fizeram parte da minha, infância, perto de casa tinha uma lp 321, famosa saruana em MG , já a 1520 sempre via uma no posto as margens da 040 , me lembro que era uma Romeu e Julieta isso mais ou menos em 94 show de bola materia
ResponderExcluir