As Woodies norte-americanas são veículos muito bem cotadas como ítens de coleção. Elas trazem consigo uma aura das praias californianas, com surfistas, etc e tal...
Vejamos essa foto de um acidente na cidade de Volta Redonda-RJ enviada pelo Eustáquio Geraldo Nardini: além dos caminhões Dodge e Intenacional (mais ao fundo) aparece uma Mércury Woodie 1946/1948, que talvez seja a causadora da trombada.
A própria raridade do veículo já é causa de admiração. Ainda mais sendo usada na função de ambulância! Mas o mais intrigante é o tamanho dessa Woodie! Notem que ela é mais comprida que um Mércury de passeio e também das outras Woodies "comuns". Ela tem três portas em sua lateral.
O desenho da estrutura em madeira me parece idêntica às outras cobiçadas woodies norte-americanas... E então, seria essa ambulância uma grande raridade?
Boa pergunta, Guilherme. Vou pesquisar.
ResponderExcluirou ja se fazia gambiarras, ou seja um prolongamento exagerado da carroceria, vai saber.. bela foto
ResponderExcluirEu me lembro de algumas peruas escolares (Ford e Chevrolet), woodies, que tinham o chassis longo.
ResponderExcluirSe eram originais ou "made in Brazuca" já não sei dizer.
Romeu
Mercury era bom de freio??
ResponderExcluirCom cem metros de pista livre para parar, eram.Isso a 60 por hora!
ResponderExcluirMarcelo.
Se não estou fazendo confusão já vi algumas fotos de carrocerias similares sendo usadas como lotação. Algumas delas devem estar na página do Museu Virtual do Transporte, na seção do Rio de Janeiro.
ResponderExcluirA empresa Gontijo tinha um para transporte de passageiros, mas não era Mercury. Creio que era um Chevrolet 1944:
ResponderExcluirhttp://www.gontijo.com.br/galeria.html#
Tiago, a indústria automotiva norte-americana fechou-se para os esforços da II Guerra mundial de 1942 até 1945. Dessa forma, não existem veículos civis em 1944, como informa errôneamente o link da Gontijo. Essa Boca de Sapo 1951 se encaixa nesse post aqui: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2010/06/patio-da-general-motors-do-brasil-em.html
ResponderExcluirAbraços,
A MAIORIA DESSAS JARDINEIRAS"WOOD" ERAM USADAS NO SERVIÇO DE LOTAÇÃO NAS GRANDES CIDADES E TNB NO SERVIÇO INTERMUNICIPAIS ERAM USADOS AUTOMOVEIS,CAMIONETES E CAMINHÕES AMERICANOS TNB EM SERVIÇO DE TURISTAS E EMBAIXADAS ENTRE OS ANOS DE 1908 ATE 1954 O MADEIRAME APODRECIA MUITO
ResponderExcluirCompletando a informação 11 anos depois ,este acidente aconteceu aqui em Volta Redonda em 29 de outubro de 1946 e esta ambulância foi a primeira da Companhia Siderurgica Nacional (CSN ) e foi adquirida nos EUA da Siebert de Toledo ,Ohio em 1942. A Siebert preparava Mercurys para ambulâncias e outros tipos.Foi da ultima leva de Woodies da Mercury de 1942 ,pois seria a produção interrompida pela guerra só voltando em 1946.Ela foi arrumada depois deste acidente e ficou na empresa até o inicio dos anos 50.
ResponderExcluir