segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Agência Chevrolet X Agência Ford de Marília-SP ...

Vejam que cena bonita: três Chevrolet frente a uma "agência" na cidade de Marília-SP.

A data da foto é 193... Acho que é 1930, logo após a quebra da bolsa de Nova Iorque (EUA, 1929) e seria então um ano duro, com graves reflexos para a economia daquele Brasil rural. Como já comentei diversas vezes aqui no blog, as agências de automóveis pipocaram Brasil a fora durante os anos vinte e já na década de trinta haviam sumido. Esse é um importante capítulo da história automobilística brasileira, que vamos contando aqui...

Na foto acima, está um Chevrolet Ramona, OKm; um caminhão Chevrolet OKm no centro e um Chevrolet Cabeça de Cavalo à direita - esse já está emplacado, deve ser de 1928. Bastante interessante os apelidos, né? Ramona e Cabeça de Cavalo. Faltou o Pavão.

Nas fotos abaixo, ainda na cidade de Marília-SP, um comparativo entre marcas! Chevrolet versus Ford! Os dois valentes caminhões 1929 são "torpedo", pois eram vendidos apenas o conjunto do chassis mais mecânica com a frente. A cabine e a carroceria ficava sob responsabilidade do comprador, que deveria fazê-lo da maneira que melhor entendesse.

Repare que na tora abaixo está escrito "Agência Ford Marília"... Fantástico.
guilhermedicin@hotmail.com

5 comentários:

  1. O chevrolet com rodas de madeira suportavam toras gigantescas? Devia ser engraçado as rodas se debulhando no chão.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, acho que aguentavam sim! Lembre-se que os carros-de-boi usam rodas em madeira e carregavam pesos absurdos... Claro que existe uma certa ciência nisso.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, muito legal este caminhãozinho sem carroceria! Salvei a foto por aqui, pois é exatamente igual à jardineira 1928 do meu pai, com as mesmas frente e rodas!


    Excelente registro!

    ResponderExcluir
  4. opa. boa foto, aqui em casa temos um chevrolet pavão 1925 funcionando... até agora não encontrei um do mesmo modelo, pois, so vieram 3 para o brasil, o 1° pegou fogo e deu perca total, o 2º caiu em uma ribanceira, até agora não sei o que aconteseu com ele, acredito que deu perca total também e o 3º ta na nossa familia a 50anos tem manual do proprietário e tudo...

    ResponderExcluir
  5. Meu avô materno era dono da agência Ford em Dom Pedrito na fronteira do Brasil com o Uruguai, eu não sei a data da foto porém acredito que seja no início da 2ªguerra mundial mais ou menos 1940, quando os imigrandes eram favoráveis as vitórias do Heich porque tem cartazes com a suástica nazista nas paredes, estou restaurando a foto e colorizando também, afinal o mundo não era em preto e branco antigamente, kkkkkk, mas o que eu achei lindo e nunca tinha visto é o caminhãozinho carregado de lenha na frente da agência com três eixos e diferenciais nas rodas do meio e trazeira. Assim que eu terminar o trabalho,(e sou Photoshopeiro amador) vou enviar para ser publicada.
    Pedro Eugênio - Grande Florianópolis - SC - raizesartes@hotmail.com

    ResponderExcluir