segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Volkswagen do Brasil em 1953 ...


Aproveitando o tema "Volkswagen do Brasil", Dario Faria nos envia essas imagens de um momento muito importante na história do automóvel. Algumas delas já são conhecidas, outras devem ser inéditas para quase todos os leitores, como foram para mim.

Todas essas fotos são antes do Primeiro Fusca brasileiro . Alguém saberá precisar melhor as datas pelos modelos.

As duas primeiras imagens são do antigo galpão da "Volkswagen do Brasil" na rua do Manifesto no bairro do Ipiranga em São Paulo. A primeira mostra os Vw Sedan com largas faixas-branca nos pneus. A segunda foto, interna do galpão, mostra o processo de montagem do simpático modelo.

Já a terceira foto, "os fusquinhas descendo a rampa, é a mais polêmica de todas, pois a VW do Brasil vende esta foto como sendo de 1959 o que é incorreto, já que o fusca ganhou o vidro grande e o novo painel em setembro de 1957 na Alemanha, algo para se pensar..." diz o Dario.

Já a última fotografia, o Vw Sedan com largas faixas-branca subindo em um avião da Varig em direção ao Sul do Brasil para uma concessionária Panambra.

guilhermedicin@hotmail.com

5 comentários:

  1. Olá Guilherme!
    Gosto muito destas fotos!Note o detalhe que os Vws tem o estilo de para choque com tubos, uma imposição do mercado americano visando aumentar a segurança e tem as lanterninhas traseiras em forma de "coraçao" que é a luz de freio e as setas laterais de colunas tipo bananinha, estes dois últimos itens foram banidos em U.S.A. e curiosamente o Vw brasileiro misturava detalhes europeus como os acessórios de seta (lanterna de coração e bananinha) com os para choques reforçados, já que na Europa só era necessário a lamina principal e as duas pequenas guarras sem os tubos de reforços e as garras maiores, isto se nota nos carros sendo montados na parte interna do galpão, na frete deste galpão e no embarque do avião e o ano destas fotos deve ser de 1954 a 1955 por causa destes detalhes descritos e agora vendo a foto da Kombi na frente do galpão observe que é um modelo micro-bus Samba com 21 janelas e teto solar em lona atras do motorista e veja que ela possui um raro acessório: um scoop que era colocado em frente na parte superior do teto e servia para puxar o ar para dentro da cabine, já que neste modelo Barn-Door não possuia a entrada de ar em frente no inicio do teto que foi instituida no modelo posterior e pensando bem acho que a Kombi Barn-Door foi fabricada até março de 1955, tenho que pesquisar...E quanto a entregar Vws de avião é um meio bem rápido de chegar lá,mas o custo...
    Dario Faria

    ResponderExcluir
  2. Olho bom desse anônimo ein! mal e mal notei as bananinhas! hehe.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, está feito anônimo mas o comentário está assinado, é do prórpio Dario Fario, quem enviou as fotos.

    ResponderExcluir
  4. Dario, creio que a necessidade dos parachoques segundo o padrão americano se devia à predominância de veículos daquele país em circulação por aqui. Existiam outros acessórios tubulares de parachoque, que também visavam proteger os faróis e lanternas do besourinho, mas de efeito estético desastroso

    ResponderExcluir
  5. É mesmo está assinado, meu olho está ruim mesmo!

    ResponderExcluir