Esse pequeno instante, eternizado nessa fotografia, nos mostra dois automóveis muito distintos. Eu gosto sempre de imaginar, quem teria sido o comprador dessas valiosas peças, como teria sido o seu uso e que fim terá tido esses automóveis, hoje tratados como obras de arte.
Na foto abaixo, um recorte para aumentar a nitidez. Que carros são esses?
Ao ver o carro à direita me veio prontamente a imagem do Benz 1913 que ainda existe no museu "Casa de Rui Barbosa" no Rio. E, como esse blog já tem uma boa bagagem, outro Benz apareceu em uma antiga imagem em Santo Antônio da Patrulha-RS. Já o outro carro eu pedi o auxílio do amigo João Pedro Gazineu, que em poucos minutos me entregou a resposta: "essa grade é inconfundivel, é um Protos!".
A foto abaixo é a do Benz na cidade de Santo Antônio da Patrulha-RS.
Interessante é que no Rio de Janeiro há ainda um Protos 1908 no Museu Historico Nacional e, há também o Benz 1913 na Casa de Rui Barbosa. Dois primos desses automóveis que passeavam pelas ruas de Belo Horizonte a cem anos atrás.
Vejam também: Benz 1913 ... e Benz brasileiro ...
Não posso deixar de agradecer ao Blog por ter descoberto que o Carro de Santo Antonio era um Benz, e olha que nem a Classic Show conseguiu...
ResponderExcluirQue dupla de raridades eim Guilherme!
A fotografia é mesmo algo fantástico.
Obrigado.
A marca Protos surgiu em 1898 e desapareceu em 1927, após ser absorvida pela NAG, outra grande automotora alemã. Destacava-se pela solidez de construção e confiabilidade. Seu maior feito foi a participação na maratona Nova Iorque - Paris em 1908; Chegou em 1º lugar mas foi penalizada por não ter cumprido parte do percurso. Seria assaz interessante saber quem levou esses carros para BH e Santo Antonio da Patrulha... AGB
ResponderExcluir