São fotos da inauguração do museu do CAAMP -Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná- em 1976, na cidade de Curitiba-PR.
O CAAMP teve seu início ainda no fim dos anos sessenta, à exemplo dos Veteran carioca e paulista, sob o entusiasmo dos pioneiros Roberto Lee e Og Pozzoli principalmente.
Já em 1976, o CAAMP inaugurava seu Museu, um espaço para a exposição rotativa de carros dos sócios que ainda hoje é atração turística na cidade e uma referência em cultura antigomobilista.
O momento histórico era também de grande comoção pois, ainda se refletia entre os antigomobilistas veteranos a perda do nosso grande pioneiro em 1975, Roberto Lee.
O aparecimento dessas fotos vem preencher outro gigantesco vazio na nossa história, não só sobre o automóvel, mas também e principalmente do nosso movimento antigomobilístico.
O testemunha desse momento é Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato, um jovem que na época possuía um Chevrolet Bel Air 1951 e outro 1953 e que se encantou ao rever os carros que costumava ver em sua infância, mas agora sob a aura de "preservados".
Relata ele sobre o entusismo que sentiu ao ver tantos carros reunidos em tão bom estado.
Me arrisco a dizer sem muita chance de errar que esse dia da inauguração do CAAMP é um dos ingredientes que ajudou a resultar no que é hoje o Tatos Garage, já apresentado aqui nesse blog semanas atrás: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/search/label/Tatos%20Garage
As imagens são uma grande viajem ao tempo, elas nos permite voltar àquele dia.
É muito provável que os carros que aparecem nessas imagens ainda estejam preservados... E quem diria, os carros OKm de 1976 já são colecionáveis!
Muitos carros bons: Jaguar, Mercedes, Impala 1961, Oldsmobile, Cadillac...
Um bonito Ford Victória 1951 em meio a um Impala 1961 e um Ford Coupé 1948.
realmente, muita visão tinham aqueles.... carros relativamente novos pra época até, mas impecáveis e bem representativos. se não me engano, o Caddy eu já vi em algumas fotos de um encontro em Araxá.
ResponderExcluirLindos carros, parabéns ao pessoal do Paraná, e em especial ao nosso grande amigo e incentivador antigomobilista, o Tato !!!
ResponderExcluirLindo encontro. De alta qualidade, carros magníficos, variados e bem representativos do que é, ainda hoje, o movimento no Brasil. Adorei as fotos.
ResponderExcluirGuilherme ,
ResponderExcluirpura verdade que , pela primeira vez desde minha infância , tomei um choque destes !
Imaginem , como bem falaste , encontrar esta"Babilônia" automobilística em 1976 !
Melhor , encontrar seus donos , veteranos e experientes , amáveis e solícitos , com a maior humildade e entusiasmo .
Trago comigo para sempre como exemplo este evento, principalmente pelas amizades que fiz com alguns deles , como o sempre gentil Gil Leão que , acreditem , com ele troquei cartas escritas à mão e por muito tempo , estas hoje bem guardadas ; o Dr.Enzo do Nascimento , que posteriormente criou o Veteran PR , um dínamo de pessoa , cuja filha segue seus passos e dinamismo e é para mim como uma "filha adotiva "nos assuntos antigomobilistas .
Esse evento foi para mim o empurrão de que necessitava para achar meu caminho .
Prezo muito que a continuidade deste trabalho pioneiro esteja acontecendo com a geração que se seguiu , pois os ingredientes deste "molho cultural" ali foram lançados .
Guinle , meu querido amigo ,apenas peço excusas a ti pelo acima exposto , no momento em que tiver passado para CD a inauguração do Veteran em 1978, cujas imagens deverão se destinar à Elisa, filha do Enzo , prioritariamente , para seu Site Antyqua .
Diga-se ainda que , graças ao incentivo do Dr.Enzo , também inauguramos nosso Veteran RS em 1979 .Grande abraço a todos...do TATO
Olá Guilherme, cá estou novamente.
ResponderExcluirJá virei fã deste blog apesar de já conhecê-lo por indicação de amigos. A sua visão como jovem antigomobilista emociona, o respeito e a admiração por aqueles que escreveram esta história é coisa muito rara.
Nas fotos acima posso reconhecer (se não me engano) duas Mercedes-Benz de meu pai, a azul tenho certeza a outra branca ao fundo não consigo ver direito, o que me dá uma certa segurança são os faróis de milha que sempre foram sua 'marca registrada' nos automóveis.
O Ford Victoria 1951 pertencia a Frederico Maurer já falecido e o paradeiro do auto não sei dizer. Os outros automóveis...bem deixe para depois... temos Jaguar de Luiz Gil Leão, Cadillac de Luciano Almeida, a Olds acho que era do Alceu Gugelmin, etc...paro por aqui para não cometer êrros.
Ao ler o post do meu querido Tato vou me empenhar bastante...
Vamos dar continuidade às histórias, contem comigo que eu conto sempre com o Enzo e o Tato!
Grande abraço,
Elisa
É quase certo que eram esses os donos dos carros na época.
ResponderExcluirCadillac 49: Sérgio Almeida
Cadillac 50: Luiz Felipe Almeida
Cadillac 57: Norberto Castilho ou Paulo Braz (o 1o vendeu para o 2o)
Jaguar XK120: Luiz Fernando Grocoske
jaguar Mark II: Gilberto Leão
Impala 61: Luizinho Bettega
Itamaraty Executive: Alceu Gugelmin
Oldsmobile 50: Luiz Calderari
A maioria deles ainda se vê por aí, alguns nem trocaram de dono.
O Cadillac 57 não é o de Araxá, ele foi adquirido por um discreto colecionador na década de 80, o qual nunca o exibe.