sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Salão do Automóvel 1960 ...

Coisa de alguns dias e semanas, apareceu aqui no blog dois post's referentes ao Primeiro Salão do Automóvel Antigo, que podem ser vistos em 1º Salão do Automóvel Antigo
& 1º Salão do Automóvel Antigo ...2 .
Com o resgate desse "marco esquecido", recebi mais de um e-mail questionando sobre a ausência de fotos dos "Salão do Automóvel", anos sessenta ou setenta. O argumento é: não é possível que nenhum dos visitantes não tenha tirado nenhuma fotografia e, já que tiraram, onde estão elas agora? Concordo. A única fonte de pesquisa sobre os Salões ainda são as revistas de época.
Fica então a minha sugestão, quem possuir imagens de antigos "Salão do Automóvel", vamos divulgar e completar a nossa história automobilística.
Na primeira foto, acima, inauguração do Primeiro Salão do Automóvel, em 1960. Me parece ser o stand da Volkswagen, pois aparece a placa com o logotipo, o teto de uma Kombi ao fundo e a imagem da planta industrial no quadro à esquerda. O Presidente Juscelino aparece no centro da foto. Reparem que muitas pessoas empunham máquinas fotográficas.
Na foto abaixo, linha de utilitários expostos. No destaque: Rural Willys, três Kombi, Ford F-100 e Chevrolet Brasil ao fundo.

Na foto superior não sei precisar se é ainda do Primeiro Salão de 1960, mas vê-se o logotipo do Salão e Tancredo Neves.

Abaixo, Caio Alcântara na construção do prédio do Anhembi (antes o Salão era realizado no Parque Ibirapuera). Nessa foto, vê-se toda a estrutura da cobertura ainda no chão!

3 comentários:

  1. E a direita de Tancredo na foto o Gov. de S.Paulo Carvalho Pinto.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, esses dias lembrei de ti, consegui de um grande amigo os três DVD's da Dana que foram distribuídos aos jornalistas na época, com 28 filmes de curta-metragem feitos pelo Jean manzón, e em um deles é retratado 4 feiras que aconteceram no Ibirapuera, entre elas esse Salão do Automóvel...Mais legal que ver fotos é curtir as imagens vivas em preto e branco !!!
    Quando eu te encontrar pessoalmente te faço uma cópia desses DVD's, é simplesmente inacreditável ver tanta coisa legal !!!!
    Quem sabe em Lindóia nesse ano, né ??

    Abração, meu amigo !!!

    PS: procuro imagens do Salão de 1964, quando meu sogro expôs o protótipo do trailer Turiscar...

    ResponderExcluir