domingo, 4 de setembro de 2011

Lincoln Zephyr 1936 in Rio de Janeiro ...



O belo Lincoln Zephyr 1936 contracena com o avião (qual?) grifado com "cidade do Rio de Janeiro". A placa do Lincoln não deixa dúvidas de que a foto foi feita no Brasil.

Fotografias de automóveis junto a aviões foi um artifício muito utilizado pelos fabricantes, mas imagem brasileira, é a primeira que vejo.


Foto enviada pelo Lindeberg de Menezes Jr., extraída do livro "Ford Dynasty : A Photographic History".



10 comentários:

  1. Bela imagem, mas resta um mistério: o padrão da placa é posterior ao ano do carro; não se trata de uma imagem de quando o Lincoln era zero - assim, qual teria sido o propósito da foto?

    ResponderExcluir
  2. Talvez seja um Junkers Ju - 52 de origem alemã

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida é um Junkers 52! Muito usado pela Lufthansa e pela Luftwaffe, foi usado para voos domésticos também na América Latina.

    ResponderExcluir
  4. O carro é maravilhoso, muito elegante e ousado para a época.
    Mas a placa é dos anos 50 e o carro está muito novo.
    Romeu

    ResponderExcluir
  5. O avião da foto é um Junkers Ju 52/3m. Este no caso voou pela VASP batizado de Cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  6. Quando aparece Anônimo disse:. Eu dou um tempo nas postagens. Do anônimo você pode esperar tudo. Me desculpe Guilherme, mas este SPYWARE não combina com o perfil do seu BLOG.

    ResponderExcluir
  7. Renato Libeck, vc. mencionou sobre um F-600 imaculado que está em sua cidade. Se puder me enviar as fotos também para mim, ficarei muito grato, pois também tenho um F-600, só que 1966, 04 faróis. endereço: jailsonlfagundes@gmail.com
    Até mais.

    ResponderExcluir
  8. Amigo Jailson, vou te mandar as fotos o mais breve possível. Aguarde.

    ResponderExcluir
  9. Acidentalmente esbarrei nesta foto e não pude deixar de buscar algo à respeito do Ju52/3m e eis que no Wikipédia, ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Junkers_Ju_52 ) justamente tal parágrafo:

    O avião batizado de "Bolívar" da LAB foi vendido à VASP, sendo este o primeiro a realizar a ponte aérea Rio-São Paulo em 1936, decolando do aeroporto de Congonhas com o registro PP-SPD.

    Espero ter contribuído! Abraço

    Guy

    ResponderExcluir