quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Lincoln Zephyr 1938 ...



Há alguns dias, apareceu aqui no AVA um belo Lincoln Zephyr 1936 junto a um avião Junkers JU52/3M.


Agora, aparece um maravilhoso Lincoln Zephyr 1938, V12 4-Door Sedan, desfilando seu lindo perfil na Rua Paulo Barreto, em Botafoto, Rio de Janeiro.


A foto foi enviada pelo Sérgio Poppe, informando que o carro pertencia a um tio e a placa era "DF - 12".

6 comentários:

  1. O Lincoln Zephyr, apesar de possuir um motor de 12 cilindros em " V ", era pouco potente, desenvolvendo apenas 100 Hp de potência ( o Opala de 4 cilindros desenvolve 90Hp ). O forte era o conforto interno, carro macio e confiável. Apesar da pouca potência do motor, teve sucesso nas vendas. O filho de Henry Ford, o Sr. Edsel Ford é considerado o pai das inovações estéticas introduzidas neste modelo. O Sr. Edsel se inspirava muito nos carros europeus de luxo ( Jaguar, Rolls Royce, etc ).

    ResponderExcluir
  2. Esses carros V12 das décadas de 30 e 40 deviam consumir uma quantidade de combustível razoável. Mas, já li em algum lugar que o gasto de óleo chamava a atenção.

    ResponderExcluir
  3. Renato, comparar um carro dos anos 30 com um Opala é o mesmo que comparar um Opala com um carro OKm hoje. Pra mim, não vale.
    Tiago, o forte de um motor V12 não deve ser a economia...

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com você Guilherme. Por exemplo, o motor Ford V8 de 1938 tinha apenas 90 Hp. O motor Hurricane de um Jeep 6 cilindros, motor do pós guerra desenvolve apenas 90 Hp com 2600 cc. A proposta do Lincoln Zephyr, motorizado com um motor de 12 cilindros em V, equipando um carro com o dobro do peso de um Opala, gerando apenas 100 Hp, não sei não. Para mim faltou alguma coisa aí. Só o peso deste motor deveria ser uma barbaridade. Imagine bem: " um carro de alto luxo, pesado, equipado com um motor de 12 cilindros em V, com apenas 100 HP? " O motor tinha 4800 cilindradas, queimava um óleo lubrificante arretado, fervia a água de refrigeração empenando cabeçotes e após rodar apenas 30.000 milhas, necessitava de reparos gerais sérios. Posteriormente o V12 foi substituído pelo V8 que equipava os caminhões Ford. Aí sim as coisas começaram a dar certo. Esta foto é espetacular.

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de fazer uma observação sobre este v12.Alguém já viu um?? Temos no museu uma Lincoln 1946 como sabem. Quando se fala que o carro tem um v12, todos ficam espantados.Trata-se do "small block", ou seja, é um V8 60 com mais quatro cilindros.Ou seja, é um motor de Simca esticado. Mas isso estou especulando, pois graças a Deus nunca ví o motor por dentro!! e sim deve ferver, tanto é que, o carro possui aquecimento nos bancos, feito por meio de dois radiadores de água do motor com ventoinhas elétricas para tocar o ar aquecido para os bancos. Os paralamas internos são aletados, também para sair o máximo possivel de ar aquecido. muitos destes carros equipados com este v12, tem hoje um belo v8 flat head. mesmo os americanos fazem isso. Mas o bacana é o seu suave funcionamento. Bem, era só uma opinião que gostaria de dar.
    obs: este motor também tem uma caracterísca ótima, possui 2 distribuidores e quatro platinados.
    abraço
    Carlos Francisco wahrlich

    ResponderExcluir
  6. eu tenho um lincoln zephyr de 1938 v 12

    ResponderExcluir