Mais uma imagem que une automóvel a um avião. Esta, é no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos -SP.
Este Dodge Polara está aí por um motivo bastante especial, e inclusive, já foi visto no AVA aqui, por ter sido o primeiro veículo a utilizar o álcool como combustível.
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Grande Guilherme!
ResponderExcluirVocê está em um momento Dodge 1800/Polara meu velho.
Forte abraço e bom final de semana.
Até onde me consta o primeiro carro a rodar com álcool, no Brasil, foi um Ford modelo T experimental adaptado pelo Ministério da Agricultura, nos anos 20.
ResponderExcluirO avião é um Bandeirantes da Embraer
ResponderExcluirEssa História do Prof. Chico não me é estranha...
ResponderExcluirEric Elias Guimarães
Meu irmão mais velho comprou um Dodge 1800 da primeira série, azul desta cor. Idêntico a este. Descendo a rua da praça principal aqui de minha terra, colidiu com um Chevete Branco, acertando o Chevete em cheio, dobrando-o ao meio. O Chevete tentou cruzar a rua antes da passagem do Doginho e engasgou, parando no meio da rua, no que foi colhido pelo Doginho. O meu irmão nem teve tempo de frear. Eu tenho uma 4 RODAS antiga que relata a façanha da Chrysler nos anos 70 com este Doginho. Será que usaram o carburador inglês SU?
ResponderExcluirEm 1927, a USGA ( Usina Serra Grande Alagoas ), foi a primeira usina do Brasil a produzir etanol combustível. Antes disso, foram feitas experiências em Fords T, utilizando uma espécie de cachaça. O Eng. Ernesto Stumpf, do CTA, chefiou uma equipe de mais de 100 pessoas e desenvolveram o motor a álcool em um Doginho 1975. O Eng. Ernesto Stumpf é considerado " O Pai do motor a álcool no Brasil ". Acredito que o ex-Ministro Aureliano Chaves, tenha influenciado a Fiat de Betim a lançar no mercado brasileiro os primeiros carros de série com motores genuinamente movidos a etanol, fato que se deu com o lançamento de Fiats 147 em 1978.
ResponderExcluirPessoal, sei que o tópico não é exatamente sobre o Ford T, mas como ele entrou no assunto vou contar a vocês uma notícia que um amigo meu, de profissão ferreiro, assim como seu pai me contou esta semana. Disse-me ele que o pai dêle, após a segunda guerra,aqui em Minas Garais, comprava fordinhos antigos, para desmanchar e fazer ferradura de cavalo, poxa vida, e eu achei que só os Dodjões que tinham ido para o machado, agora sei que os Fordinhos muitos, foram para os antigos ferreiros.
ResponderExcluirRogerio
Ferraram com os fordinhos.
ResponderExcluirAmigos
ResponderExcluirAs pesquisas com carros a alcool já vêem da década de 20, mas apenas com a crise do petroleo é que nosso governo se interessou. Um dos grande brasileiros que demonstraram que aquilo era possível foi o Engenheiro Clóvis Michelan. Ele foi um dos desenvolvedores deste Polara. Infelizmente no dia 19 de Agosto o Sr. Clóvis faleceu.
Conversei muito pouco com o Sr. Clóvis, mas este sempre foi muito prestativo em ajudar a nação dodgeira.
Abraços a todos.
Tenho um doginho idêntico a esse! É a primeira vez que vejo um igual ao meu. Será que foram fabricados juntos? Jamais havia visto tamanha semelhança! 77/77 Stander.
ResponderExcluirMarcos Sampaio
e-mail: sampaioandrietta@gmail.com
Legal!!
ResponderExcluirmas pessoal, acredito que essa cor não era Chrysler, confere??
Digo isso pois essa é a cor dos veículos da Aviação Brasileira até hoje...todos os veículos oficiais do DCTA são desta cor...pode ter saído uma cor parecida, mas desta cor me parece estranho...
grande abraço a todos!!
João Paulo
Tenho um doginho polara, só que 1976.
ResponderExcluirEstou pensando em vende-lo.
Ou vou começar a restaurar e deixar o carro com placa preta!
Estou precisando de rodas 13 originais do dodge (iguais a do post)!
Tales Teixeira
e-mail:talesfotos@gmail.com