quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vw Fusca 1965 : Cornowagen ...



Desfile de alguma concessionária VW exibindo a nova opção de modelo do Sedan, o Fusca com teto solar.

A proposta era interessante, um carro popular com um apêlo inédito entre os carros nacionais, porém, logo foi batizado pela opinião pública de Cornowagen.

Foto enviada pelo Francisco Massanori.

8 comentários:

  1. Tive a rara oportunidade de ver um modelo deste, estacionado, porém com o teto solar fechado em meados de 1967. Devia ser de algum viajante, pois estava estacionado na porta do Hotel Central, hotel aqui de minha terra. Nunca vi um modelo como este nas dezenas de eventos de antigomobilismo visitados por mim e meus amigos. Alguém sabe por acaso, sabe quantos foram fabricados? Tenho uma bela propaganda da Volks, colorida, do ano do lançamento deste fusca. Tem uma dona de casa com metade do corpo para fora e uma criança sentada no teto, displicentemente ao lado da mãe. Vou ver onde esta guardada e lhe mando uma cópia. Muito boa postagem.

    ResponderExcluir
  2. Saíram algumas Brasílias com teto solar também, não?

    ResponderExcluir
  3. Tiago, não sairam Brasilias com teto solar, sómente com 2 e 4 portas, estas mais raras, o teto solar era acessório colocado.
    Rogério

    ResponderExcluir
  4. Humm, obrigado pela informação! Como futuro proprietário de Brasília, estou aprendendo um pouco mais sobre o mais brasileiros dos VW's.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Tempos atrás ví em Novo Hamburgo-RS um fusca destes e original(bem usado).

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  6. Hoje esse carros são raros. Alguns aparecem em encontros de antigos, mas restaram muito poucos.
    Consequentemente estão bem valorizados.
    O apelido de Cornowagen surgiu no Rio de Janeiro se espalhou e fez com que os carros se desvalorizassem se tornado um verdadeiro mico.
    A grande maioria que havia comprado o carro se desfez ou mandou fechar definitivamente o teto.
    Não se tem um numero exato dos carros produzidos pela Volkswagem entre o final de 1965 (lançamento)e meados de 1966, quando o modelo foi descontinuado.
    Uma pena, pois o modelo era bem legal e devido ao nosso clima, tinha tudo para ser sucesso aqui no Brasil.
    Romeu.

    ResponderExcluir
  7. tenho um fusca cornowagem para restaurar quero vender entrar em contato ralexandreprates@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. A história do Cornowagen seria a seguinte. Diz a lenda que, por volta de 1963/64 um "marketeiro" da VW conseguiu impor sobre o Gordini o apelido Leite Glória (um lei em pó da época cujo slogan era "desmancha sem bater"). O apelido pegou, as vendas e valorização do carro foram bem prejudicadas. Pois bem, em 1965, a VW lança o Fusca de teto solar com enorme propaganda e investimentos. Imediatamente, foi apelidado de "Cornowagen". O efeito foi devastador, em poucos meses não se vendia um carro, estoques só conseguiam ser vendidos para taxistas. Quem tinha Fusca de teto solar levava nas concessionárias para soldar o teto e repintar. Os carros que estavam no pátio da montadora tiveram que voltar para linha de montagem para soldar o teto. A VW amargou um enorme prejuízo em carros, ferramental e imagem. O teto solar só veio a retornar ao mercado brasileiro nos anos 80. Tentaram novamente o apelido Cornowagem mas não pegou. Diz a mesma lenda que a idéia do Cornowagem partiu de um grande publicitário brasileiro, que na época trabalhava para a Willys (morava entre SP e Rio de Janeiro). Toda lenda pode não ser verdadeira, mas tem um fundo de verdade. Ao menos é o que eu soube, pois em 1965 eu já era estudante universitário e apaixonado por carros.

    ResponderExcluir