segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Fábrica Volkswagen do Brasil , anos 50 ...

Mais fotos ilustrativas do início da industrialização automotiva do Brasil.

Acima, a carreta vai movendo com cautela o pesado maquinário que será instalado na primeira planta da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo -SP. Enquanto isso, a Kombi vai dando retaguarda, e o elegante besouro, calçado com vistosos pneus faixa-branca, vai acompanhando a empreitada. Certamente a "peça" está vindo do porto de Santos -SP.

Abaixo, a construção da fábrica Volkswagen do Brasil. A primeira foto foi enviada pelo Dario Faria e a segunda pelo Lindeberg de Menezes Jr.

guilhermedicin@hotmail.com

3 comentários:

  1. Lindas imagens históricas Guilherme!
    Forte abraço.

    Mauricio

    http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Gui.
    Esta é uma das mais belas fotos que tenho em meu arquivo pessoal, o Vw Fusca segue os padrões de para-choques do mercado americano com reforços de tubos, mas por possuir as bananinhas também segue o mercado europeu, pois as bananinhas tinham sido excluidas dos carros para o mercado americano, portanto a Vw do Brasil, nesta época já era uma "salada de frutas", as faixas brancas são próprias dos pneus, e não as polainas, muito raro isto hoje em dia, só importando o pneu Continental americano, e o Vw é 1955 em diante até Agosto de 1957, embora sairam alguns Vws janelas ovais mais para frente desta data de 1957, dizem existir Oval até 1959 oval, uma duvida polêmica que a própria Vw alimentou divulgando foto com os Vw ovais descendo a rampa da fabrica em São Bernardo do Campo, como se fossem em 1959.
    E a Kombi em duas cores com o logotipo Volkswagen é linda. O cavalo deve ser Mack.
    Dario Faria

    ResponderExcluir
  3. Dario, onde você conseguiu essa foto?

    Carlos Muñoz

    ResponderExcluir