domingo, 25 de setembro de 2011

Lincoln K Willoughtby Touring V12 1938 ...



O Lincoln K Willoughtby Touring V12 1938 do Governo do Estado de São Paulo desfila pomposamente pelas ruas da capital paulista em 1968 com o então governador, Abreu Sodré, e a Rainha Elizabeth II.

8 comentários:

  1. Esse carro ainda existe e está nas mãos do senhor lendário colecionador paulistano Og Pozzoli.

    ResponderExcluir
  2. Sem vaidades de minha parte porque não sou melhor do que ninguém, tive a oportunidade de ver, estar junto e prosear com o lendário Sr. Og Pozzoli por duas oportunidades. A primeira delas foi no primeiro encontro de carros antigos de Itajubá ( na antiga Estação Ferroviária de Itajubá ) e a segunda foi em São Lourenço, por ocasião do último encontro nacional de carros antigos realizado em São Lourenço. Homem simples, alegre, sempre portando aqueles bigodes que se tornaram uma das suas marcas registradas. Se não me engano a Rainha Elizabeth II esteve no Brasil por volta de 1967/1968. Posso estar enganado. Me corrijam se eu estiver. O Rolls Royce presidencial foi doado pela rainha ao governo federal, depois das suas andanças por várias capitais do Brasil, inclusive Salvador ( ficou no Brasil em torno de 10 dias ). Me recordo, porque vi as fotos pela Revista Manchete. Visitou a capital São Paulo ( durante o governo Militar ), ocasião em que inaugurou o MASP na Avenida Paulista. Se não me engano, veio ao Brasil a convite do ex-presidente Emílio Garrastazu Medici. Esteve também na cidade do Rio de Janeiro, ocasião em que assistiu um jogo de futebol e teve uma prosa pessoalmente com Pelé. Ela trouxe o Rolls Royce da Inglaterra para servir de transpote para ela e para o príncipe. Só não entendo porque em São Paulo utilizaram o Lincoln ao invés do Rolls Royce. Talvez não tenha dado tempo de deslocar o Rolls Royce do Rio para São Paulo. Em Salvador e Recife, a rainha desfilou no Rolls Royce.

    ResponderExcluir
  3. Renato, esta lenda de que o Rolls-Royce foi um presente é um grande equívoco. Ele foi é comprado, e bem caro, com o dinheiro dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Guilherme, muito obrigado pela informação. Mais uma que eu não sabia !!! Aliás, por onde anda o ITAMARATY Presidencial? Alguém por acaso sabe qual colecionador é dono dele?

    ResponderExcluir
  5. Saudações Gui , Luis Augusto e Renato,

    Destes carros , 07 foram produzidos pela Willoughby em 1937 e ,com o bagageiro ( mala) modificada , 05 em 1938 . Portanto raríssimos .

    Na inauguração do CAAMP em 1976 , o clube dedicou seu maior pavilhão ao recém falecido Roberto Lee , como homenagem ao nosso pioneiro .
    Também , às portas deste pavilhão foram feitas as cerimonias de inauguração do Clube .

    Na entrada deste recinto , me chamaram a atenção para um poster onde aparece este mesmo Lincoln em algum local público , tipo estádio ou hipódromo , a Rainha e Principe Philip atrás e o "choffer" ......Roberto Lee.
    Duplamente justa homenagem .

    Dados sobre este carro , além da publicação da Crestline Publications - The Cars of Lincoln /Mercury - Dammann/Wagner ( uma enciclopédia pesada ), temos ainda a revista Clássicos Automotivos , ano X , edição 80 , onde aparece o carro já restaurado , capa e matéria .
    Ainda na mesma ocasião ( inauguração do CAAMP ), ali estava um Itamaraty Executivo absolutamente novo , quando me foi dito que era do Pres.Castello Branco .

    Outra : quando coroada S.M.Elisabeth II , na capa de revista LIFE ela aparecia com a coroa e tiara Real cravejadas de esmeraldas , ao que meu avô dizia " trocamos esmeraldas por Rolls Royces " !

    Abraço....do TATO

    ResponderExcluir
  6. Gente , em tempo :

    no arquivo do AVA encontramos fotos desta inauguração e também aparece , mesmo que ao fundo , o tal Itamaraty .

    Grato , abraço a todos....TATO

    ResponderExcluir
  7. Tato!
    como de costume, excelente depoimento.

    As históricas fotos da inauguração do CAAMP em 1976 merecem ser revistas aqui:

    http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2010/04/caamp-1976-inauguracao.html

    Abraço,

    ResponderExcluir