sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dodge Polara à álcool no MAB ...

Mais uma imagem que une automóvel a um avião. Esta, é no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos -SP.
Este Dodge Polara está aí por um motivo bastante especial, e inclusive, já foi visto no AVA aqui, por ter sido o primeiro veículo a utilizar o álcool como combustível.

Fotos enviadas pelo João Paulo Queiroga Bertoli.

12 comentários:

  1. Grande Guilherme!

    Você está em um momento Dodge 1800/Polara meu velho.
    Forte abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Até onde me consta o primeiro carro a rodar com álcool, no Brasil, foi um Ford modelo T experimental adaptado pelo Ministério da Agricultura, nos anos 20.

    ResponderExcluir
  3. O avião é um Bandeirantes da Embraer

    ResponderExcluir
  4. Essa História do Prof. Chico não me é estranha...

    Eric Elias Guimarães

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão mais velho comprou um Dodge 1800 da primeira série, azul desta cor. Idêntico a este. Descendo a rua da praça principal aqui de minha terra, colidiu com um Chevete Branco, acertando o Chevete em cheio, dobrando-o ao meio. O Chevete tentou cruzar a rua antes da passagem do Doginho e engasgou, parando no meio da rua, no que foi colhido pelo Doginho. O meu irmão nem teve tempo de frear. Eu tenho uma 4 RODAS antiga que relata a façanha da Chrysler nos anos 70 com este Doginho. Será que usaram o carburador inglês SU?

    ResponderExcluir
  6. Em 1927, a USGA ( Usina Serra Grande Alagoas ), foi a primeira usina do Brasil a produzir etanol combustível. Antes disso, foram feitas experiências em Fords T, utilizando uma espécie de cachaça. O Eng. Ernesto Stumpf, do CTA, chefiou uma equipe de mais de 100 pessoas e desenvolveram o motor a álcool em um Doginho 1975. O Eng. Ernesto Stumpf é considerado " O Pai do motor a álcool no Brasil ". Acredito que o ex-Ministro Aureliano Chaves, tenha influenciado a Fiat de Betim a lançar no mercado brasileiro os primeiros carros de série com motores genuinamente movidos a etanol, fato que se deu com o lançamento de Fiats 147 em 1978.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, sei que o tópico não é exatamente sobre o Ford T, mas como ele entrou no assunto vou contar a vocês uma notícia que um amigo meu, de profissão ferreiro, assim como seu pai me contou esta semana. Disse-me ele que o pai dêle, após a segunda guerra,aqui em Minas Garais, comprava fordinhos antigos, para desmanchar e fazer ferradura de cavalo, poxa vida, e eu achei que só os Dodjões que tinham ido para o machado, agora sei que os Fordinhos muitos, foram para os antigos ferreiros.
    Rogerio

    ResponderExcluir
  8. Amigos

    As pesquisas com carros a alcool já vêem da década de 20, mas apenas com a crise do petroleo é que nosso governo se interessou. Um dos grande brasileiros que demonstraram que aquilo era possível foi o Engenheiro Clóvis Michelan. Ele foi um dos desenvolvedores deste Polara. Infelizmente no dia 19 de Agosto o Sr. Clóvis faleceu.

    Conversei muito pouco com o Sr. Clóvis, mas este sempre foi muito prestativo em ajudar a nação dodgeira.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um doginho idêntico a esse! É a primeira vez que vejo um igual ao meu. Será que foram fabricados juntos? Jamais havia visto tamanha semelhança! 77/77 Stander.
    Marcos Sampaio
    e-mail: sampaioandrietta@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Legal!!
    mas pessoal, acredito que essa cor não era Chrysler, confere??
    Digo isso pois essa é a cor dos veículos da Aviação Brasileira até hoje...todos os veículos oficiais do DCTA são desta cor...pode ter saído uma cor parecida, mas desta cor me parece estranho...

    grande abraço a todos!!

    João Paulo

    ResponderExcluir
  11. Tenho um doginho polara, só que 1976.

    Estou pensando em vende-lo.
    Ou vou começar a restaurar e deixar o carro com placa preta!
    Estou precisando de rodas 13 originais do dodge (iguais a do post)!

    Tales Teixeira
    e-mail:talesfotos@gmail.com

    ResponderExcluir