sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jaguar MK V Drop Head Cupê 1950 ...

Que cena!
O Tony Belviso passava pelo bairro do Bom Retiro, São Paulo -SP, em 1967 quando avistou essa beldade na rua: um Jaguar MK V DHC (Drop Head Cupê) 1950.

Um modelo belíssimo, de apenas 17 anos de uso.
A raridade tinha vindo do Rio de Janeiro e estava em frente a uma oficina "que se dizia especialista em Jaguar". De fato, na foto acima pode-se notar um outro Jaguar estacionado.
Fotos enviadas pelo Tony Belviso.
guilhermedicin@hotmail.com

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Borgward Isabella, trator Hanomag & Camioneta DKW Universal F-91 ...


Três veículos alemães em Limeira -SP.

À esquerda na foto acima (e também na foto abaixo) é o Borgward Isabella sedan 1956 -modelo que faz sua primeira aparição aqui no AVA.

À direita, aparece uma Camioneta DKW Universal F-91 1957: oficialmente brasileira, mas com muito de alemã. Interessante é a configuração luxuosa com a combinação de duas cores, separadas por um vistoso friso, à lá Ford 1955.

Ao centro, é um trator Hanomag R35 de 1956. O mais curioso é que este trator ainda sobrevive, e pode ser visto no blog Tratores Antigos - está ainda na mesma família, preservado pelo garoto que está montado no cavalo, o Carlos Ebeling Jr., que nos envia a foto.
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 26 de abril de 2011

Oldsmobile Cutlass Supreme 1968 - Tatos Garage ...

Em 25 de Outubro, do ano 2010, apresentamos aqui no AVA um Chrysler Esplanada 1969 brilhantemente restaurado pelo Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato, em seu "ateliê" do museu Tatos Garage. Ao fundo de uma imagem da Esplanada já pronta, aparecia como coadjuvante um muscle car que se preparava para passar pelo mesmo processo de restauração: é o Oldsmobile Cutlass Supreme 1968 que, agora pronto, nos é apresentado nessa vasta amostra de fotos.

Este Oldsmobile Cutlass 1968 chegou ao Brasil quando novo em uma restrita margem para importação de automóveis e, dá pra imaginar a euforia que esse carro causava passeando entre os carros nacionais... Ele já faz parte do acervo do Tatos Garage há alguns anos, mas não esteve em exposição.

Na foto abaixo, a cor original escondida sob a base do retrovisor: voltou a ser todo "Jade Gold", que é um tom de verde metálico com partículas douradas! O aspecto geral do carro era ótimo, mas a tonalidade errada e algumas marcas dos mais de 40 anos de vida motivaram essa restauração para que o Olds ficasse exatamente igual a quando era OKm.

Todo o carro ficou "na lata".
Aplicação do fundo anti-ferrugem..
Motor Rocket 350 recém pintado.

Abaixo, montagem do carburador e...
... montagem do "Big Block"!
Primeiro fundo para selar o carro e dar base à pintura. Acima, primeiras demãos de tinta para "caçar" os defeitinhos e corrigí-los. Todo este processo contribui para que a pintura fique bastante encorpada.
Tinta fresca: porta malas e carroceria já pintadas davam indícios de como o carro ficaria...

Abaixo, pinça na mão para retirar alguns insetos atraídos pela tinta. Carro inteiro pintado, lataria e pintura perfeita: hora da montagem.
Uau!

Interior novo para acompanhar o nível alcançado na parte externa, bem como pneus e frisos novos.

Abaixo, fotos do Olds Cutlass pronto, no mesmo padrão de quando OKm e também à altura dos outros muscle cars do acervo do museu Tatos Garage: Mustang, Dodge Challenger, Camaro, Plymouth Barracuda S, Camaro T-Top 1968 ...Sem placas e com todos os selinhos, é mesmo OKM. Sem contar que ficou com "ótima maciez e manobrabilidade"...

Com o resultado desse trabalho, o Tato dá crédito a todos os envolvidos em mais esse desafio conquistado: seu filho, Carlos Francisco Wahrlich; o Diogo Pinto de Carvalho, Felipe Silveira da Silva e o estofador, Jairo.-O museu Tatos Garage está de portas abertas para receber você, sua família e seus amigos durante finais de semana e feriados.

O endereço é Av. Benjamin Constant, número 1470, em São Francisco de Paula -RS.

- O mais interessante é que podemos ver aqui no AVA não só a história do museu Tatos Garage, em fotos antigas, mas também o presente. Por isso, deixo aqui o meu agradecimento ao Tato por compartilhar de sua história e das restaurações, sempre um exemplo a ser admirado.
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Serraria e fábrica de vehículos em Ourinhos ...



Caminhão Ford (?) com uma respeitável carga, em frente a uma "Serraria e Fábrica de Vehículos", na cidade de Ourinhos -SP em 24-08-1939.

domingo, 24 de abril de 2011

Rua Augusta nos anos 60 ...

Rua Augusta, São Paulo-SP, nos anos 60: Aero Willys 1962, Chevrolet 1941 e Aero Willys 1963.


Foto enviada pelo Dario Faria.



sábado, 23 de abril de 2011

Chevrolet Master Deluxe 4-Door Sedan 1936 ...

Um Chevrolet Master Deluxe quatro portas 1936 fotografado no começo dos anos oitenta pelo meu pai, Haroldo Aniceto Gomes.
Esse carro sempre foi de Brazópolis, sendo que o primeiro proprietário o manteve por algumas décadas. Na ocasião dessa foto, ele estava em processo de inventário e já há muito tempo parado na garagem -reparem que está até sem placas.
Meu pai, que desde cedo foi muito atento aos assuntos ligados a carros, se lembra que em 1961 esse carro passou por uma reforma, recebendo a cor verde utilizada nos Aero Willys e inexplicavelmente, teve os paralamas pintados na cor preta. Ele se lembra também, que nessa reforma o carro teve os dois parachoques cromados, mas 20 anos depois já estavam gastos, como vemos nas fotos.
O Chevrolet 1936 foi vendido em 1987 e tenho notícias de que está muito bem restaurado atualmente.
guilhermedicin@hotmail.com

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Chrysler Series 75 Roadster 1929 ...

Um Chrysler Series 75 1929 Roadster, calçado com rodas wire wheels, passeando pela Ilha do Governador -RJ.
O automóvel foi um presente de casamento ao jovem casal... e esse modelo tem o banco da sogra, ideal para os recém casados levarem convidados(?)!
Foto enviada pelo Jaime Moraes.
guilhermedicin@hotmail.com

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ford F-100 1957 da Horizontina Filmes ...



Picape Ford F-100 1957/58, ajudando nas filmagens da "Horizontina Filmes".

Foto enviada pelo Juarez Barella, informando que a empresa produziu uns 20 filmes genuinamente mineiros, tendo iniciado suas filmagens em 1947 com o cineasta, ator e escritor Mário Maria Fernandes Gomes, e indica o site www.mariocineasta.com.br .

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Kaiser 1952 X Internacional KB6 ...

Lindo demais. Esse Kaiser 1952 desfilava com todo seu esplendor pelo Rio de Janeiro -RJ, quando foi acertado pelo caminhão Internacional KB-6 em 27 de Julho de 1953.
guilhermedicin@hotmail.com