terça-feira, 26 de abril de 2011

Oldsmobile Cutlass Supreme 1968 - Tatos Garage ...

Em 25 de Outubro, do ano 2010, apresentamos aqui no AVA um Chrysler Esplanada 1969 brilhantemente restaurado pelo Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato, em seu "ateliê" do museu Tatos Garage. Ao fundo de uma imagem da Esplanada já pronta, aparecia como coadjuvante um muscle car que se preparava para passar pelo mesmo processo de restauração: é o Oldsmobile Cutlass Supreme 1968 que, agora pronto, nos é apresentado nessa vasta amostra de fotos.

Este Oldsmobile Cutlass 1968 chegou ao Brasil quando novo em uma restrita margem para importação de automóveis e, dá pra imaginar a euforia que esse carro causava passeando entre os carros nacionais... Ele já faz parte do acervo do Tatos Garage há alguns anos, mas não esteve em exposição.

Na foto abaixo, a cor original escondida sob a base do retrovisor: voltou a ser todo "Jade Gold", que é um tom de verde metálico com partículas douradas! O aspecto geral do carro era ótimo, mas a tonalidade errada e algumas marcas dos mais de 40 anos de vida motivaram essa restauração para que o Olds ficasse exatamente igual a quando era OKm.

Todo o carro ficou "na lata".
Aplicação do fundo anti-ferrugem..
Motor Rocket 350 recém pintado.

Abaixo, montagem do carburador e...
... montagem do "Big Block"!
Primeiro fundo para selar o carro e dar base à pintura. Acima, primeiras demãos de tinta para "caçar" os defeitinhos e corrigí-los. Todo este processo contribui para que a pintura fique bastante encorpada.
Tinta fresca: porta malas e carroceria já pintadas davam indícios de como o carro ficaria...

Abaixo, pinça na mão para retirar alguns insetos atraídos pela tinta. Carro inteiro pintado, lataria e pintura perfeita: hora da montagem.
Uau!

Interior novo para acompanhar o nível alcançado na parte externa, bem como pneus e frisos novos.

Abaixo, fotos do Olds Cutlass pronto, no mesmo padrão de quando OKm e também à altura dos outros muscle cars do acervo do museu Tatos Garage: Mustang, Dodge Challenger, Camaro, Plymouth Barracuda S, Camaro T-Top 1968 ...Sem placas e com todos os selinhos, é mesmo OKM. Sem contar que ficou com "ótima maciez e manobrabilidade"...

Com o resultado desse trabalho, o Tato dá crédito a todos os envolvidos em mais esse desafio conquistado: seu filho, Carlos Francisco Wahrlich; o Diogo Pinto de Carvalho, Felipe Silveira da Silva e o estofador, Jairo.-O museu Tatos Garage está de portas abertas para receber você, sua família e seus amigos durante finais de semana e feriados.

O endereço é Av. Benjamin Constant, número 1470, em São Francisco de Paula -RS.

- O mais interessante é que podemos ver aqui no AVA não só a história do museu Tatos Garage, em fotos antigas, mas também o presente. Por isso, deixo aqui o meu agradecimento ao Tato por compartilhar de sua história e das restaurações, sempre um exemplo a ser admirado.
guilhermedicin@hotmail.com

10 comentários:

  1. Sensacional!!!
    Parabéns a todos os envolvidos.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Esses carros do Tato são de tirar o sono.
    Quando estive no Museu no ano passado, não parava de pensar no Plymouth Barracuda, estacionado solitáriamente em uma das vagas.
    Parabéns ao Tato e a todos os envolvidos nesta restauração.

    Att: Mauricio

    http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tato e Cacá,
    Como de costume uma aula de restauração e compromisso histórico com a originalidade! Sei que ao vivo está mais esplendoroso ainda.
    Um exemplo a ser seguido e que eleva o nível do antigomobilismo brasileiro.
    Ali, licenças poéticas, gosto pessoal, invenções passam longe...
    Parabéns também a essa equipe fantástica que se supera a cada nova restauração.
    Fuiiiii
    Paulo Guarino

    ResponderExcluir
  4. Que beleza de restauração! Mais uma vez parabéns ao Tato!

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo! Da vontade de colocar na pista pra sentir o bicho!!
    minhas reverâncias.

    Dirceu

    ResponderExcluir
  6. Isso é restauração, o resto é conversa...
    Olds 68, um dos mais belos carros americanos.
    Romeu

    ResponderExcluir
  7. Grande Tato !!
    Sempre nos presenteando com tantas maravilhas...
    Assim que eu der uma "desafogada" por aqui, vou te ligar e dar uma subidinha até o teu refúgio...Quero ver de perto essa nova dupla, especialmente a Esplanada de que tanto falamos no último encontro...
    Saudades sinceras do amigo !!
    Um grande abraço meu e de toda a nossa família !!!

    Mário Buzian / Família Scheid - Ivoti/RS

    ResponderExcluir
  8. Caros amigos ,

    a equipe agradece entusiasmada .
    Na verdade o Olds parecia um carro de fácil restauração , mas , já habituados com recônditos escondidos problemáticos , este não caiu fora da regra : as portas , se via , seriam um prato cheio e , o que não se via foram pequenas ferrugens em todos os cantinhos possíveis .

    O grande problema , no entanto , estava no curváceo perfil do carro , difícil de taquear e daí um tributo à paciência e perseverança do pessoal .

    Mais uma vez estamos muito gratos pelo apoio , prestígio e amizade de todos vocês .

    Grande abraço....TATO

    ResponderExcluir
  9. nice post.. i'm like oldsmobile cutlass.. Thanks

    ResponderExcluir