sexta-feira, 8 de abril de 2011

Brasinca 4.200 GT / STV ...

Fotos incríveis de um clássico nacional, o Uirapuru STV!

Esse carro já não era mais feito pela Brasinca, sim pela STV e possui os farois retangulares em substituição aos redondos. Essa unidade é uma das últimas produzidas, se não "o" último!
(PS: Veja os comentáros.)

Esse clássico foi fotografado em 1978 e aparece 100% original, sem nenhum tipo de restauro!

Foto tirada pelo Tony Belviso, que agora, mais de 30 anos depois, compartilha esse belo flagrante com todos nós.
Qual terá sido o destino desse carro? sobreviveu?

10 comentários:

  1. Tremo só de pensar, pois já vi um Nash Ambassador 1950 apodrecendo ao relento, com o dono se recusando a vender.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza os farois redondos eram mais agradaveis e bonitos de se ver. Gostaria de saber se é possível rastrear através do detran se estes raros ainda estão sendo licenciados, e assim localiza-los.
    de juarez

    ResponderExcluir
  3. Deve estar na coleção do Célio Ciari.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gui.
    O meu grande amigo e colecionador Serginho Campos que adquiriu recentemente o Vw Brasila esporte 1961 tem dois destes e vou perguntar a ele se sabe de algo...As rodas são diferentes e devem ser exclusivas e a medida do Pneu também.
    Dario Faria

    ResponderExcluir
  5. Ola amigos, belissimas e representativas de um época estas fotos! (foram encaminhadas para mim pelo nosso querido Dario) Eu me lembro que ainda pivete já gostava de carros antigos, e acontecia estas coisas, de dobrar uma esquina e derrepente, do nada aparecia uma cena destas! Este Uirapuru estava super integro, apenas alguns detalhes já nao eram originais: 1 - Ele nao estava com a grade dianteira, originalmente de aluminio anodizado. 2 - As rodas foram trocadas para abrigar pneus "tala larga" (os pneus originais de 15 e 1/2 polegadas já eram dificeis de encontrar em 1978 ) 3 - Os paralamas trazeiros foram "alargados" justamente para abrigar estas rodas e pneus maiores. Em tempo, o dr. Célio Ciari faleceu no ano passado e nao me lembro de um carro desta cor na colecao dele ( ele possuia 6 carros, entre Brasincas e Uirapurus). Quem talvez saiba de alguma pista é o Songa, de Franca, que fez uma bela pesquisa sobre os Brasinca/Uirapuru remanecentes. Um abraço e parabens pelas fotos!

    ResponderExcluir
  6. Sérgio, não sabia do falecimento do Dr. Célio. Parabéns pela coleção. Se possível, mande uma foto dos STV e do Brasília para meu mail;
    luisaugustomalta@gmail.com
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Guilherme, meu pai teve um Corcel I da mesma cor
    que aparece na 1ª foto. É o último carro deste modelo, ano 77,depois vieram os Corcel II. Em 1977 o corcel veio equipado com juntas homocinéticas substituindo as malfadadas cruzetas dos modelos anteriores. Uma pena que eunão tenha mais fotos do carrinho.

    abç

    Kim

    ResponderExcluir
  8. Essa foto foi tirada em Sampa ? Porque o carro ta sem placa ? Ah... apenas para informação: O fato de ser farol quadrado não implica em ser STV. O Roberto Camarota adaptou todos os Uirapurus e Brasincas que apareciam na empresa dele. O Emblema na frente do carro sugere ser Brasinca e não STV. E os para-choques dianteiros tri-partidos são provas que o Camarota botou a mão nesse carro no finalzinho de 69. Se ele for de Sampa ele pode ser 1020 que depois foi parar em Avaré e de lá subiu para Juiz de Fora.

    ResponderExcluir
  9. Olá Songa, informações bastante precisas as suas. Por favor, envie essas fotos ao proprietário do "1020", se for o mesmo, com toda a certeza ele gostará de ver.

    Grato e abraço,

    ResponderExcluir
  10. A história da produção do Brasinca 4200GT se mistura muito com a continuação do Uirapuru pela STV porque a STV recebeu peças do Brasinca 4200GT para serem montados e posteriormente vendidos. Depois de um tempo que a STV continuou a montagem do Brasinca 4200GT foi que ela trocou os emblemas para STV e os faróis de redondos para retangulares.
    Muita informação é pesquisa principalmente pelo jornalista Tiago Songa que considero ser o maior pesquisador do Brasinca 4200GT, do Uirapuru e também do "filho único mosca branca de um olho azul e outro verde" o Gavião, pelo que se sabe a Brasinca produziu todos os Brasinca 4200GT com faróis redondos e a STV deu continuidade em algumas unidades ainda da Brasinca com faróis redondos e depois trocou para faróis retangulares.
    Quando a STV mudou os faróis para retangulares os emblemas do carro também foram mudados, foi tirado o logo "B" de Brasinca e foi colocado a sigla STV e também foi substituído o emblema BRASINCA por UIRAPURU no pára-lama dianteiro próximo do retrovisor externo.
    Hoje vemos fotos de Brasinca 4200GT e Uirapuru que nos deixam dúvidas quanto ao fato de serem montados pela Brasinca ou STV.
    Isso aconteceu porque um ex-funcionário da Brasinca e posteriormente STV chamado Roberto Camarota que segundo o próprio Tiago Songa que visitou o Roberto Camarota, depois de fechada a STV o Camarota em 1968 montou uma oficina independente em Santo André e fazia a manutenção do Brasinca 4200GT e Uirapuru. Nesta época muitos Brasinca 4200GT que passaram pelas suas mãos foram modificados com a substituição dos faróis de redondos (Brasinca) para faróis retangulares (STV) além de alguns modificarem a porta na região de encontro do teto com a porta, esta modificação consistia em recortar a parte do teto que era extensão da porta e soldá-la no teto para que quando a porta fosse aberta em dia de chuva à água que ficava no teto não escorresse para dentro do carro. Outra modificação era o alargamento da aba dos pára-lamas para montagem de pneus tala larga da época.
    Pelas fotos acima acredito que o carro seja um Brasinca 4200GT trocado os faróis para retangulares já que os emblemas são com o logo Brasinca. Como podemos notar nas fotos do carro no pára-lama foi tirado o emblema que possivelmente estava escrito BRASINCA.
    Um detalhe que merece atenção é à roda de magnésio da época!

    Abraços e parabéns pelo site!

    Edson Stanquini – Projetista – ex-funcionário Brasinca

    ResponderExcluir