sábado, 16 de abril de 2011

Ford FK G-700 1956 ...


Caminhão raro e pouco conhecido por aqui: Ford FK G-700 1956.


Na foto, aparecem dois G-700 acompanhados de um Ford F-600 1957, todos carregados de café para exportação.

Os Ford G-700 eram alemães e tinham motor V-6 à diesel e em dois tempos! Porém, já na época era muito comum -quase que regra- substituir a mecânica pelo V8 à gasolina nacional...

41 comentários:

  1. Grande Guilherme!

    Cara! Postei a fotografia de um ônibus montado sobre um caminhão FK G 700 essa semana no blog,na postagem sobre a Eliziário.
    Levei uma surra para descobrir que caminhão era este.
    Suspeitava que fosse Ford, mas não tinha certeza.
    Se não fosse meu pai, que chegou a sonhar com este caminhão tentando lembrar o nome eu não saberia até agora.
    Muito bom saber que existem outras fotografias que mostrem esses camimhões entre os brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em minha cidade Itápolis tem um. Não sabia que era Ford também. E pelas histórias que escutava era motor a gasolina e hoje está com um motor mercedes adaptado. O apelido desses caminhões aqui era risadinha.

    ResponderExcluir
  3. Na minha infância era comum ver destes caminhões cá pelas bandas do ABC. Só no início de século XXI soube da identidade e origem deles. Não é improvável pensar que estes modelos foram montados pela Ford nos anos 50 na antiga fábrica do Ipiranga, com certeza em número muito menor que os caminhões da série F norte-americana. Abraços. TL

    ResponderExcluir
  4. Me lembro bem desses caminhões, na maioria eram verdes.
    Sabia que eram ingleses e tinham o mesmo emblema ( FK no capô) dos Ford Taunnus.
    Não me lembrava (ou não sabia) que tinham motor 2 tempos a diesel.
    Romeu

    ResponderExcluir
  5. Tive um vizinho que possuia um desses...ele descia a serra de Ubatuba, carregado, e no tempo que era de terra batida com pedras soltas. Sempre funcionou bem, só que fazia um barulho infernal, não havia escapamento que desse jeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade o ronco do G 700 era inconfundível ,era Estralador , nessa época saíram outros caminhões, nunca mais eu vi o
      FARGO, FARO , BDFORD , GMC O INTERNACIONAL E OUTROS IMPORTADOS MAGIRUS DEUTS

      Excluir
  6. Interessante que não existe (eu pelo menos desconheço) nenhum destes caminhões restaurados ou em mãos de colecionadores, ainda que não fossem tão raros no final dos anos 50 e início dos 60. Lembro de uma empresa que ficava na frente da casa de uma tia que possuia uma frota de pelo menos 4 unidades. Seu barulho de dois tempos era inconfundível, e muito mais tarde a própria Ford lançou modelos do F-600 (meio dos anos 70) com motor Detroit Diesel, que tinha o mesmo ruído característico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, parecia Detroit ,Lembro passando na Dutra. Por fim um primo meu adquiriu um desses, era verde .

      Excluir
  7. E depois a regra era tirar os motores a gasolina e botar motor diesel! Que loucura.

    ResponderExcluir
  8. Publicidade dos FK 700 de época:
    http://www.roadtransport.com/blogs/big-lorry-blog/Ford%20Koln.jpg

    ResponderExcluir
  9. "G-700", QUANTA SAUDADES!
    Meu pai adquiriu um deles em 1956,ainda zero, ele retirou o motor original e instalou nele um V-8 Rocket (do F-600, usou este caminhão até 1960, quando o vendeu e nunca mais tive notícias dele. Ele teve outros caminhões antes deste mas em 1960 ele mudou para o ramo de retífica de motores.
    Andei tentando localizar o velho caminhão mas nunca mais tive notícias, recentemente levei meu pai para ver um que está aqui no RS e em muito mau estado, mas ainda na ativa.
    Tenho um carisma todo especial e salvo todas as fotos sobre este caminhão fantástico.
    Lembro que ele tinha muito a ver com os antigos Mercedes 1111 (mesmas rodas, sistema de freio, chassis bem parecido e posição do volante que era praticamente a mesma).
    Forte abraço a todos.
    Eugênio Tramontini
    ENCANTADO-RS

    ResponderExcluir
  10. ESTE CAMINHAO TEM HISTORIA

    Meu avô e meu pai tiveram dois caminhoes destes, um era importado o outro já nacionalizados. Usavam os veículos para venda de banana no interior de SC - Os dois veículos vermelhos equipados com buzina a ar eram inconfundíveis sobretudo pelas crianças que adoravam bananas. ainda hoje procuro algum modelos destes no mercado mas pelo que parece sumiram mesmo

    ResponderExcluir
  11. No tempo que morei na Zona Leste, tinha um G-700 desses no depósito de material do bairro, quando pedíamos material era ele quem vinha entregar. Depois encostaram num terreno baldio, e lá ficou por anos até que foi sumindo aos poucos, ficou só o chassi...uma pena.
    Teve um outro que ficou jogado lá no mesmo lugar desse aí, era um cavalinho International amarelo, me lembro bem do nome escrito na porta "Translor" (cegonha)
    abraços
    Arnaldo

    ResponderExcluir
  12. Tem vários restaurados andando e guardados! Meu pai comprou um semi-novo em 1957, com 28.000kms. Dava problema na turbina e na saida, porisso trocavam de motor. Os brasileiros não sabiam lidar e menos ainda ler o manual. Depois de alguns anos um mecânico em Porto Alegre, de Nome ZEPPEL, reformava e os deixava novos (os motores). Depois de tempos comprou outro motor semi-novo que havia sido trocado por um Ford a Gasolina. Mas só teve prejuíso, em 1960 um Tio comprou dois deles e viaja pelo Paraná, RGS, SC. Queimou um na estrada, perto de Júlio de Castilhos, eu estava junto! Soltou o cabo do motor de partida e provocou incêndio pois portava duas baterias de 12volts cada. Em TucunduvA TEM UM CIDADÃO QUE TEM UM DESMONTADO, para vender e mais um motor de reserva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Adquiri um Ford FK G700 1956 e estou iniciando a restauração, peço a gentileza de me indicarem onde consigo manuais para me auxiliar.

      Desde já agradeço a atenção.

      Fraternalmente.'.

      José Roberto
      62 9980.9449
      cobrefacilbr@gmail.com

      Excluir
    2. José tenho parabrisa dele tive interesse

      Excluir
  13. Meu avô tem um! Ele é amarelo,ano 1956, motor mercedes OM352,a diesel, direção hidráulica adaptada, só precisa de uma reforma ! Moramos em Teresópolis-RJ, se alguém estiver interessado é só mandar um e-mail...
    isabela.affonso@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual o valor dele?

      Excluir
    2. qual o valor dele e se der para mandar as fotos eu agradeço meu email é mayconcabrera@hotmail.com

      Excluir
  14. P/ ISABELA AFFONSO.
    ISABELA ! GOSTARIA QUE VOCÊ ME MANDASSE FOTOS DO G700 DE SEU AVÔ BEM COMO O PREÇO DELE, CASO ESTEJA DENTRO DAS MINHAS POSSIBILIDADES FAREMOS NEGÓCIO. FORTE ABRAÇO / MUITO OBRIGADO. JOSEMIR.
    josemirmarcolla@terra.com.br

    ResponderExcluir
  15. ESTOU COM UM G-700 NA MINHA OFICINA,ELE CAPOTOU.ESTOU PRESCISANDO DE PEÇAS,PARABRISA,CAPU E OUTROS.

    ResponderExcluir
  16. meu e-mail é emerson_pegoraro@hotmail.com
    para poscivel compra de peças do g-700

    ResponderExcluir
  17. Lembro-me, com muitas saudades, no início dos anos 60, quando os FNMs, Mercedes Torpedo, Internacionais e alguns desses belíssimos e raros caminhos FORD FK G-700 carregavam café do armazém da Cooperativa, onde meu pai trabalhava, em Carmo de Minas (MG). Nunca mais tive notícias dos FK G-700. Parabéns pela divulgação.
    LUIZ ANTONIO REIS - ALFENAS (MG)

    ResponderExcluir
  18. cara por inclivel que pareça tenho um desse ele e verde coloquei ele na caçamba.eu quero vender ele.
    valdirbenevides@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Valdir eu me interesso neste caminhão,dependendo do preço! mande uma foto no meu email Maiyconcabrera@hotmail.com.

      Excluir
    2. Valdir quanto você esta pedindo por ele?
      Se der para você mandar as fotos dele no meu email eu agradeço!
      Meu email é mayconcabrera@hotmail.com se você mandar seu telefone de contato também pode conversar.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. ola maicon ele esta trabalhando numa olaria ainda nao terminei ele ta todo mercedes ele com caçamba o preço dele peço 20 mil 15 sem a caçamba tem 1000 reais de documento ta faltando a parte eletrica dele e tambem a tapeçaria eo retrovisor como disse ainda nao sobrou tempo de terminar.att valdir ha faço rolo tambem.

      Excluir
  19. Tenho um anúncio, como mandar para vocês?

    ResponderExcluir
  20. MEU PAI TEVE TRES G700 sendo dois com motor original v6 diesel depois trocou v08 mais ainda hoje me lebro bem do barulho do mottor se encotrase um motor mesmo parado compraria e fraria ele todo original os caminhoes do meu pai eram dois 57 e um59 um verde um marron e omais lindo de todos oo de cor amarelo rosado

    ResponderExcluir
  21. Olá tenho um ford Fk G700 de estimação, mas infelizmente não tenho muito tempo para restaurar, queria vender ou trocar por um Caminhão Reo, caminhonete dodge "pata choca" ou um jeep willys. Caso alguém se interesse segue meu contato: marcel@valedojuquia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite marcio ja vendeu o g700 que motor esta nele me manda um email vagnertrans52@gmail.com ou no zap 947449489 fotos

      Excluir
  22. Marcel quanto quer pelo caminhão?

    ResponderExcluir
  23. e alguem tiver um motor original v6 dois tempos do g700 mesmo fundido mas completo flalar co vagner no zap 011947449489

    ResponderExcluir
  24. Meu pai tinha um desses, trabalhou por sete anos e depois passou a responsabilidade de suprir a cerâmica com argila e lenha para mim,e com isso trabalhei com o G 700 por 11 anos alem de fazer a manutenção e conservação do veiculo.Naquela epoca em Cambará onde morávamos praticamente só eu e meu pai que conseguíamos colocar o motor no ponto correto entre outras peculiaridades que dizem respeito deste veiculo que para mim foi o melhor que tivemos para fazer aquele trabalho pesado para a cerâmica lá em Cambará.

    Obs:Conheço bem aquela mecânica simples mas que para a epoca era muito eficiente desde que em mãos de quem conhecia bem como eu e meu pai.

    ResponderExcluir
  25. A mesma cabine desse modelo depois foi usada nos Ford Trader NC ingleses, quando a Ford desistiu de produzir caminhões na Alemanha em parte devido ao fracasso comercial das versões Diesel e a inviabilidade econômica de usar os V8 a gasolina.

    ResponderExcluir
  26. tenho o manual desse g 700 completo

    ResponderExcluir
  27. Pessoal. Meu pai tem um G700 e ele quer vender. Cor verde e precisa de reparos.

    ResponderExcluir
  28. tenho um parablisa desse camihao alguen tive interese 67999053569

    ResponderExcluir