terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Museu de Caçapava - A história acontecendo ...

Extra - extra!
Notícia do dia com fotos fresquinhas: está marcado para o próximo dia 16, a assinatura do termo de doação dos automóveis remanescentes no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas (mais conhecido por "Museu de Caçapava" ou "Museu Roberto Lee") ao Município.
As fotos mostram a retirada da Alfa Romeo P3 Grand Prix e do Buick 1938 que
após décadas de ostracismo, estão se embelezando para brilharem na solenidade de assinatura do termo de doação.
A boa notícia vem do JCFlores, via http://taiada-blog.blogspot.com/2010/12/preparem-se-vem-aí-o-novo-museu-do.html

10 comentários:

  1. Grande Guilherme!

    Sempre trazendo notícias fresquinhas no seu blog.
    Cara, eu sei que neste acervo existem carros muito interessantes, mas eu preciso fazer uma pergunta.
    Você sabe me dizer se o Ford Maverick Super Luxo 1973 que participou do 1º Raid da Integração Nacional promovido pela Ford do Brasil, também está entre os carros que estão sendo salvos?

    Att: Maurício

    http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Maurício, quase com certeza, sim. Porém, apenas o que sobrou dele. Furtaram todo o interior, toda a frente e tudo mais o que puderam.

    ResponderExcluir
  3. Ótima notícia!
    Estas maravilhas mecânicas agora poderão voltar a ver a luz do sol e deixar o úmido sarcófago ao qual haviam sido presas por tanto tempo.
    Espero que boa parte do acervo ainda esteja em condição de recuperação. E que estas sejam efetuadas com critério e por pessoas/empresas especializadas e com conhecimento do assunto.
    Alvíssaras!
    Irapuã

    ResponderExcluir
  4. Se não me engano os carros da Ford, foram todos retirados pelo Nasser de Brasilia, naquela primeira ação visando salvar os carros importantes do Museu de Caçapava
    Nesse caso o Maveco, teria saido junto com o Capeta e outros Fords.
    Estou ansioso para ver se conseguem salvar o Tucker.

    ResponderExcluir
  5. Romeu, a Willys cedeu em comodato quatro automóveis ao MPAM: Willys Capeta, Overland 1906, o W. Knighit e o W. Whippet. Depois, quando a Willys virou Ford, em 1968, os direitos sobre os carros passaram à Ford, mas nunca foram reivindicados. Só agora recentemente, quando então foram cedidos ao Museu de Brasília, os quatro. O Maverick da Integração Nacional, por sua vez, não foi cedido em comodato, e sim uma doação.

    Irapuã, não sei de detalhes, mas a minha opinião é de que os carros sejam apenas revitalizados e expostos, sem restaurações ou reformas. Muitos deles ainda possuem pintura de fábrica. É o que eu faria.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Ok Guilherme, é verdade, os carros da Willys estavam no museu em comodato e justamente porisso foram resgatados pelo pessoal de Brasilia.
    Ainda sobre o assunto, acaba de sair uma matéria no site Maxicar, sobre a solenidade de assinatura do termo de doação, que vai acontecer dia 16 próximo.
    O link para a matéria:
    http://www.maxicar.com.br/old/reporter/45977museucacapava.asp
    Romeu.

    ResponderExcluir
  7. Oi Guilherme, tudo bem?

    O Rui Amaral me chamou no 'Skype' para contar a novidade, vim correndo para vê-la aqui. Que bela notícia para o final de ano. No final do mes passado estive em Brasilia no Museu do Nasser e lá estavam os Willys Capeta, Overland, Knight e o Whippet. Comentamos a respeito da sorte dos que ficaram em Caçapava. E agora esta grande surpresa! Grande abraço! Elisa

    ResponderExcluir
  8. Bom por um lado ruim por outro, acho pouco provável que a Prefeitura tenha verba e conhecimento para restaurar esses autos.
    Quem sabe terão algum tipo de patrocínio, mas mesmo assim oficinas especilizadas nesse tipo de autos antigos são poucas em SP que fazem um trabalho muito bom e pode levar muito tempo para ficarem prontos.
    Talvez apenas limpem os autos, dê um banho de loja e exponham assim mesmo.
    Encontrar peças para esses autos é um trabalho para poucos...
    Mas acho super positivo finalmente terem uma destinação nobre para os autos e acabar de vez com o abando e saque de peças.
    Paulo

    ResponderExcluir
  9. O dr. Eugênio Camargo Leite (popular Geninho), colecionador de Taubaté, deve ficar por tras de toda a parte de restauração e manutenção dos carros.

    Eles estarão em boas mãos!

    ResponderExcluir
  10. Prezados amigos: Gostaria de convidá-los a participar da cerimônia de assinatura do Termo de Doação do acervo do Museu do Automóvel de Caçapava, que se realizará amanhã, dia 16 de Dezembro, as 10 horas da manhã, no Centro Cultural de Caçapava, sito a Av. Dr. José de Moura Resende, 475 – Vera Cruz - Tel. (12) 3652-9222.
    Na oportunidade, serão esclarecidas as circunstâncias ocorridas que levaram à municipalização do Museu, bem como os próximos passos para a reabertura do Museu do Automóvel de Caçapava. Conto com voces! Maiores informações, procure no http://taiada-blog.blogspot.com
    obrigado e bom dia. jcflores

    ResponderExcluir