sábado, 18 de dezembro de 2010

Estacionando ...

Caros amigos,

no próximo 28 de Dezembro, o nosso AntigosVerdeAmarelo completará dois anos de seu Primeiro! post. Até esse momento são 2.441 comentários divididos em 876 postagens e sei lá quantas mil fotos. E ainda tenho mais de 500 fotos no meu pen drive.

Recebo no mínimo 20 e-mail's de pessoas diferentes por dia no "guilhermedicin@hotmail.com" e faço força para não deixar nenhum deles sem resposta. Posso dizer que o AVA é sucesso de crítica e tenho centenas de e-mail's que me dão respaldo.
Temos oficialmente 181 seguidores, mas com toda a certeza o número é bem maior que esse. Sou levado a crer também que, guardadas algumas particularidades, esse blog é o site com maior visitação no antigomobilismo brasileiro. Mas de forma alguma coloco esse fator como o mais importante, visto que o que realmente importa é a qualidade dos espectadores -e nisso sim, o AVA está de parabéns.

Foram dois anos de atualizações diárias, ignorando fins de semana, feriados, carnavais e férias. Raras as vezes em que o AVA passou mais de 24hs sem nada de novo. Foi um diário frenético, um registro histórico e de seu tempo. Muito mais que contar a história, o Blog fez a história. Gosto de pensar que daqui a 200 anos, o AVA será motivo de estudo pelos antigomobilistas do futuro. Isso se o mundo sobreviver até lá.

Sem falsa modéstia e reconhecendo que não fiz nada sozinho (por isso o Blog é nosso), devo dizer que este espaço é pioneiro em diversas frentes. Primeiro, por ser exclusivo de carros antigos... e originais... e brasileiros. Vejamos as dez últimas postagens para vermos a diversidade e a alta especificidade ao mesmo tempo: Alfa Romeo, Buick, Oldsmobile, Ford, Fusca alemão, Scania-Vabis, Simca, Chrysler, Nash, Hudson, Frezer, Jeep, Mércury, Internacional, Willys, Renault, Jaguar, Packard... Onde se encontra tanto sortimento no assunto "carros antigos" e mantendo o alto nível, sempre enaltecendo e contando a história do automóvel no Brasil?

Segundo, o AntigosVerdeAmarelo jogou luz e inventou diversas categorias: tivemos por aqui fotos dos carros ainda na linha de montagem da fábrica. Tivemos os carros sendo transportados em caminhões cegonhas. Tivemos muitas fotos dos carros em concessionárias. Tivemos diversas fotos de felizes proprietários ao lado de seus novos automóveis. Tivemos fotos dos carros trafegando por nossas estradas, ruas e avenidas. Tivemos fotos dos carros em ferros-velhos, abandonados. Tivemos fotos de carros no início do nosso movimento antigomobilístico. Tivemos fotos dos carros em museus. Tivemos ainda fotos de muitos caminhões. Tivemos fotos de muitos postos de gasolina. Não conheço outro site no mundo que tenha tanto material assim. Nem qualquer revista ou biblioteca.

Em função do Blog, fiz contatos com pessoas de todo o Brasil e do exterior. Mais que isso, fiz muitos amigos. Muitos mesmo. Tive acesso a vida particular de muitas pessoas, recebi muitas confidências, lembranças e desabafos. Isso é muito enriquecedor e levarei para sempre comigo.

O AntigosVerdeAmarelo foi como uma vida paralela à vida real, que aconteceu como a de todos aqui.

O AntigosVerdeAmarelo é um pequeno sonho, um mundo onde se vive o automóvel e se volta a um tempo em que não vivemos -eu que o diga, no alto dos meus 23 anos de idade.

E de repente, percebo que o AVA pode ser dado como uma obra pronta, acabada.
Agradeço muito o entusiasmo e a contribuição de todos vocês. Mas por enquanto, é hora de estacionar. Ano que vem, é outro ano.

Meu grande abraço,
Guilherme.

22 comentários:

  1. Faz bem. Imagino o quanto de tempo e energia você nao dispensou aos tantos artigos, sempre pautados por uma precisão ao menos para mim impensável . Oferecer conteúdo como o do Ava é um trabalho de doido. Vá descansar seu maluco mor do antigomobilismo brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida alguma o AVA é exatamente isso tudo o que voce falou.
    Quem "passeia" pelos diversos blogs de automobilismo e antigomobilismo disponíveis, há de reconhecer a importancia, a eficiencia e a diversidade de assuntos e materiais que voce disponibilizou.
    Deu de 1.000 a zero em qualquer outro do genero.
    Voce formou aqui nesse espaço, uma grande familia.
    Proporcionou aulas, dicas, discussões, aprendizado e principalmente amizade e alegria.
    Convenhamos, isso é muita coisa para um moleque de 23 anos.
    E se voce se envolveu na vida particular de muitos, nós, os blogueiros, tambem "invadimos" e muito a sua e nos tornamos "dependentes químicos" do blog.
    Realmente o AVA é para sempre.
    Bom descanso Guilherme, um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações e sucesso pra voce e toda a sua familia.
    Mas volte em 2011, pelamordedeus, não nos deixe sós!
    Grande abraço.
    Romeu

    ResponderExcluir
  3. Com toda certeza o seu blog é um dos melhores que conheço, isto é, se não for o melhor!!
    Parabéns pelas atualizações, informações.
    Sou também um fiel seguidor.
    Adriano - Bhte.

    ResponderExcluir
  4. Além dos argumentos elencados por você, permita adicionar à avaliação deste blog: precisão, competência e paixão pelo assunto. Muitas vezes fiquei encabulado com detalhes apontados sobre os veículos aqui mostrados, detalhes que do alto dos meus 56 anos já nem lembrava ou mesmo não sabia. Difícil acreditar que na sua idade alguém possa demonstrar tamanha "expertise" e gosto pelas informações sobre máquinas com as quais não conviveu no dia a dia. Sobre isso não ficam dúvidas sobre sua influência familiar, à qual parabenizo.
    Boas férias e um merecido descanso.
    Mas não se acostume com essa moleza: aguardamos seu BREVE RETORNO com o nosso indispensável AVA!
    Que o Ano Novo seja repleto de realizações!
    Abraços,
    Irapuã

    ResponderExcluir
  5. Puxa, primeiro o Nikollas, agora voce....acho que posso jogar meu computador fora.....

    ResponderExcluir
  6. Guilherme
    Recomendo a todos o seu blog, e não raro vem o comentario:
    -Mas prá quê? Não ligo a mínima para carros, ainda mais antigos.
    Para logo depois receber elogios e agradecimentos pela recomendação.
    Digo que o AVA é um blog de fotos de antigos carros. E o melhor deles.
    Descanse, é bom, faz falta, mas volte rápido.
    Abração do amigo Paulão

    ResponderExcluir
  7. Grande Guilherme, imagino bem o que se passa na sua cabeça. Parabéns pelo trabalho realmente inovador e pelo conteúdo sem paralelo que vc conseguiu reunir no AVA.
    Quem sabe em 2011 tem mais...

    ResponderExcluir
  8. A notícia me abala. Torço para que seja apenas um merecido descanso e não um aposento. Você fez muito com o "nosso AVA", mas ainda é só o começo e tem um longo caminho pela frente. -Alberto.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo aniversário do blog, que é no mesmo dia do meu - 28/12 - Desde que conheci este blog, diariamente dou uma espiada, para ver uma novidade. Como voce mesmo disse, muitas lembranças podemos mostrar a todos, graças ao blog. Consegui reviver algo que já passou em minha vida. Um abração e parabéns. Marcos Reis. Sapucaia do Sul.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe mas não concordo com essa decisão de "estacionar" sua e do Nikollas.
    Como muita gente disse nos comentários, também visito o blog de vocês quase que diariamente.
    Tenho também o blog dos tratores e sei que o tempo é o principal fator que leva vocês a esta decisão. Porém indo na contramão vocês podem diminuir o ritmo das postagens, continuar com o blog mas em um ritmo mais desacelerado.
    Vocês teriam tempo para suas atividades, e também atenderiam a todos nós leitores destes maravilhosos blogs!

    ResponderExcluir
  11. Guilherme, você está certo quando diz que o número de seguidores é bem maior. Eu mesmo, não sou um seguidor oficial do blog, pois não sou cadastrado formalmente aqui. Mas, sou um seguidor na prática, pois todos os dias, ao entrar na internet, abro uma aba com o AVA! Já virou um ritual sagrado.
    Sua paixão pelos antigos automóveis, objetos, cidades, pelo passado de modo geral faz com que eu não me sinta tão só nesse gosto. Eu, com meus 26 anos, muitas vezes não encontro muitas pessoas que compartilhem disso, chegando até mesmo a ser motivo de chacota. Os jovens de hoje não querem dar muita bola pro que passou, infelizmente.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog, que é de muito alto nível e bom conteúdo. Bom descanso e boas festas! Forte abraço!
    Tiago Machado Oliveira
    Porto Alegre/RS.
    Opala Standard 1976.

    ResponderExcluir
  12. Venho aqui parabenizar meu filho Guilherme e dizer do orgulho que tenho dele pelos conhecimentos e pela dedicação que ele tem tido ao AVA ao longo desses tempos. Sou testemunha da sua luta em conciliar seus estudos na faculdade de medicina, que sabemos não é fácil, e ainda arrumar tempo para manter um Blog com postagens diária e com uma qualidade excepcional. Digo também que seus conhecimentos em Autos Antigos, que sempre me deixa surpreso, vem lá de quando nasceu. Sua história em Autos Antigos começou quando saiu da maternidade a bordo de nosso Ford 51. Confesso também que não tive participação alguma nessa evolução de seus conhecimentos e na desenvoltura que tem no assunto. Meus conhecimentos se resumem e se limitam naquilo que vivi quando criança, e digo que, naquela época a pequena Brazópolis, no Sul de Minas, tinha um universso de carros proporcional ao seu tamnho. É tanto que tive a sorte de poder adquirir e colecionar os modelos que me chamavam atenção naqueles dias idos. Desta forma, digo que tudo isso é graças ao seu empenho, suas pesquisas e as amizades que conseguiu aqui com advento da informática. Agradeço a vocês que vem prestigiando e colaborando prá que ele aos 23 anos de idade, gose de um prestigio invejável no meio. Fico, como vocês, na expectativa de que logo possamos ter de volta, após merecido descanso, os maravilhosos registros que compartilha conosco. Registro de automóveis em diversas épocas, de um tempo em que ele não viveu, mas que, faz viver novamente quem viveu. Obrigado - Haroldo Aniceto Gomes.

    ResponderExcluir
  13. Sr. Haroldo ,

    não subestime sua influência !
    O Sr. foi a fagulha que pôs fogo no jovem !
    O que o Sr. não esperava era esta explosão !

    Essa competência , sim , ele a procurou , e com todo o entusiasmo e paixão .
    Taí , sucesso !

    Só não sei ainda como que consegue este nosso jovem amigo a conciliar o estudo da Medicina e a competência e assiduidade de seus inesquecíveis posts no Blog .
    Bem se sabe que o maior trabalho é o da busca de material , também o que mais tempo e entusiasmo exige .

    Parabéns ao Sr .e seu belos antigos e ao filho ,
    que me honra com sua amizade .

    E , ja sei como será o descanso do jovem : quem se admiraria se não viesse a dar uma viajada por aí a catar mais material para o Blog !

    Um grande abraço ao Pai , Filho , Família e Namorada e um feliz Natal e 2011 para todos .

    Abração...do TATO

    ResponderExcluir
  14. Caro Guilherme,
    A hora da despedida é triste. Todavia, temos que entender que o tempo necessário pra manter o AVA atualizado, é muito alto. Ainda mais considerando-se a tua atividade acadêmica.
    Eu sempre admirei o que realizavas aqui justamente por seres tão jovem e comprometido com um curso que demanda tanto tempo.
    Vi os encerramentos dos blogs de Nikollas e Luis, fiquei triste. Quanto ao teu, ainda fiquei com um fio de esperança, já que disseste: "E ainda tenho mais de 500 fotos no meu pen drive."
    Aguardo o dia em que virás tirar o carro do estacionamento... Que não demores muito.
    Parabéns para você e para Seu Haroldo. Que todos tenham um Natal com saúde e paz!

    ResponderExcluir
  15. Olá Guilherme,

    Moro em Taubaté, tenho um filho que estuda na Unifei, em Itajubá e, por esse motivo passei e tenho passado por Brazópolis. Já entrei na cidade algumas vezes e visitei os lugares atuais e do passado que conheci no site. Achei encantador.
    Graças a sua iniciativa, caro Guilherme, pude relembrar nomes de taubateanos amantes dos carros antigos, pessoas que não via há tempos.
    Mas confesso que, sendo pai de universitários, fiquei ligeiramente preocupado com seu desempenho escolar, pois sei que é difícil manter o alto padrão que o site adquiriu e estudar medicina simultaneamente. Tenho certeza que lhe sobra dedicação e competência, e que você será um bom médico, e que por enquanto, você saberá eleger suas prioridades.
    Desejo a você e seus familiares um Ótimo Natal e 2011 cheios de realizações, e muito obrigado pela diversão que me proporcionou.

    ResponderExcluir
  16. Se você guardou o pendrive, eu guardo o seu email e as minhas fotos para futuras publicações. Forte abraço e Boas Festas...

    ResponderExcluir
  17. Guilherme
    Só estou escrevendo hoje porque fiquei vários dias com problemas no computador.

    Seu blog é tudo isso mesmo que você descreveu.
    Fico impressionado como você consegue conciliar seus estudos de medicina com o seu blog que está sempre atualizado.

    Fico impressionado também com sua disposição nesse assunto tendo apenas 23 anos.

    Vá descanse bastante que você merece e quando acabar o descanso espero que continue a nos brindar com esse montão de fotos. As dos postos de gasolina já te falei em ocasião anterior que foram uma novidade pra mim.

    Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações no AVA e na faculdade.

    ResponderExcluir
  18. Gui,

    Nem vou falar nada ... Vc sabe o que eu penso do AVA !!

    Abração,

    Badolato

    ResponderExcluir
  19. Caro Guilherme
    Venho parabenizá-lo pelas exposições feitas, redação e fotos. Não disponho de muito tempo para ver blogs, basta ver, apenas hoje recebí este link,(), onde ví a cegonha.
    Meu nome é Eduardo Batelli, residindo em São Paulo; tenho uma oficina autorizada pelos carros MP Lafer.
    Querendo, poderá acessar pelo Google e procure "BATELLI MP LAFER".
    No momento em que ví que vc tem 500 fotos num Pen drive, pensei e digo para ter cuidado, pq tenho um desses com 4GB, mais de 5mil fotos e de repente, ficaram ocultas..nas propriedades, aparecem estar no Pen Drive, mas não consigo abrí-las..caso saiba como fazer uma orientação, fico mto agradecido.
    Querendo, poderá enviar um e-mail para batelli@plafer.com
    Um abraço, Batelli-22/12/2010

    ResponderExcluir
  20. Olá Gui.
    Se você decidiu "estacionar" o AVA certamente é por um bom motivo, mas que esta parada não seja definitiva, pois a torcida para vc ligar novamente o motor e seguir em frente é grande. Aproveite e descance bastante e adquira novas inspirações.Um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de idéias e projetos

    ResponderExcluir
  21. Guilherme, fiquei até emocionado com tantas declarações de carinho e em especial a de seu pai.
    Parabéns pelo Blog, parabéns pela sua família e parabéns a todos nós que temos a honra de "viajar" e aprender aqui no AVA.

    Gde abraço Guri.

    E BOAS FESTAS a todos!!

    Marcelo Fernandes.

    ResponderExcluir
  22. Guilherme

    Vou concordar com seu "estacionamento", pois sei que é temporario, somente para carregar as baterias. Vc pode sim estacionar, pois por toda contribuição e material reunido neste blog, mesmo estacionado , vai ser dificil alguem, neste brasilzão conseguir alcançar vc. Vc está anos na frente com seu conhecimento de carros de anos atras. Um abraço

    ResponderExcluir