segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Camioneta DKW Universal F-91 1956 ...


As senhoritas fizeram questão de posar para a foto junto à Camioneta DKW Universal F-91 1956.
Ao fundo, o novíssimo Palácio da Alvorada.

guilhermedicin@hotmail.com

12 comentários:

  1. Dediquemos esta maravilhosa postagem ao mestre Rodolfo Costea, renomado plastimodelista e habitué deste site, cuja família foi pioneira em Brasília, indo morar lá ainda nos anos 50.

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    1. Grato prof. Chico por se lembrar de mim e minha família que fomos pra lá no final de 1958 eu um guri com sete anos sai de uma capital São Paulo e cai numa cidade de Far-West , um pioneirismo que até hoje guardo na memória este tempo que foi um presente que Deus me deu de fazer parte desta página da história de Brasília. Sobre a foto se trata de uma perua DKW VEMAG UNIVERSAL 1956 a 57 já vinha com o friso lateral com um "V". Rodolfo Costea.

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  2. As senhoritas super elegantes e muito bonitas. O DKW-Vemag Universal não poderia de deixar dar uma "Risadinha". Belíssima foto. Quantos desse "Risadinhas" devem ter sobrado hoje? Eu só encontrei uns três até agora.

    Humberto "Jaspion".

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  3. É impressão minha ou esse DKW-Vemag "Risadinha" nem placa têm? Tá 0 km.


    Humberto "Jaspion".

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  4. Não seria 56? A 57 tinha um friso lateral em V.

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  5. Luís, pode ser 56 sim. Não sei é se todas as 57 vinham com o friso "à lá Ford 56" ou se era um opcional, tipo "Luxo"... Prof. Chico nos explica?

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  6. Acho que todas as 57 vieram com o friso sim, mas nem todas com a pintura saia-e-blusa!

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  7. É difícil estipular um padrão para as Universal 1956 / 1957, naqueles tempos românticos da indústria nacional os pioneiros nem sempre podiam se dar ao luxo de fazer quebras de série e padrões fechando com o encerramento do ano, uma vez que a disponibilidade das peças e volume de vendas eram alguns dos fatores a se lidar. Eu arrisco que, pelo padrão de pintura, com o "cantilever" no tom mais escuro, estejamos então diante do registro de uma unidade 1956, mas sem poder excluir se tratar de um exemplar 1957 dos primeiros.

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  8. Então esta Camioneta fica sendo da primeira safra, 1956.

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  9. Como o Alvorada foi concluído em 58, e pela foto ele já está pronto, é possível que não se trate de um exemplar 0 Km, a despeito da ausência de placa dianteira... a presença da Rural nacional atrás também indica o registro como posterior a 1957, já que a nossa Rural entrou em linha em 58.

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  10. Ih ,cheguei atrasado.....

    tecnicamente esta foto belissima trata de uma unidade produzida para 1956 : fosse 1957 , haveria parte do friso em "V" aparecendo na parte visivel da foto da lateral :outra coisa importante foi a troca do sistema das portas do compartimento de bagagem , em 1956 seria uma porta inteira que abria para o lado : para 1957 havia o sistema que prevaleceu daí para diante , onde a parte do vidro ( superior) basculava para cima e a parte da lata inferior basculava para baixo .
    Minha mãe teve uma cinza dois tons c/ interior plastico vermelho , mas também andei em camioneta identica com o interior cinza .
    Boa parte das peças ainda eram alemâs .

    Abraços a todos.....Tato

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