O carro pertence ao Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato, desde 1988. Antes disso, já havia passado por suas mãos dois outros Karmann-Ghia TC "de uso" - este foi o terceiro e o escolhido para fazer parte de sua coleção de carros.
O primeiro KG TC e este mesmo veículo aqui apresentado já apareceram no AVA, reveja as fotos aqui.
Depois da incorporação ao acervo, lá em 1988, este Karmann-Ghia TC 1976 passou mais de 20 anos em hibernação!
O Karmann-Ghia TC é uma evolução do modelo clássico dos Karmann-Ghia, projeto brasileiro e sem comparativo em todo o mundo.
Uma unidade brasileira está em exposição no museu da VW na Alemanha.
No Brasil, devo dizer que o melhor acervo de carros antigos pertence ao Museu Tatos Garage. Lá está uma grande variedade de nacionalidades, décadas e modelos; de europeus, norte-americanos e brasileiros; todos restaurados com um esmero almejado e admirado por todos.
E se há no Brasil outros acervos com maior número de carros e também de carros muito importantes, devo lembrar-lhes que o Tatos Garage é aberto ao público! Ou seja, você está convidado a usufruir deste grande esforço e paixão de vida, e este é o grande diferencial, que faz do Tatos Garage o melhor acervo do Brasil: compartilhar com quem aprecia da mesma paixão pelos automóveis em um ambiente acolhedor, confortável e super didático.
Nas duas primeiras fotos, o resultado final do VW KG TC 1976 Amarelo Manga, já restaurado e exposto no salão do Tatos Garage lado a lado a outras bólidos nacionais: FNM Timb e Dodge Charger R/T.
Na foto acima, ainda em fase de desmontagem, no início do processo de restauração, enquanto saía da oficina o Ford Mustang GT SportsRoof 1969, que também teve a sua restauração compartilhada conosco e agora também encontra-se exposto. Reveja a postagem aqui.
Já desmontado, o resgate da tonalidade original do "Amarelo Manga" e a prova de testes da nova tinta. Substituição de partes e pontos alcançados pela corrosão, problema bastante comum nos carros nacionais dos anos setenta...
Toda a pintura foi decapada e deixado "na lata", que por sinal, é muito lisa.
Abaixo, já coberto com a primeira demão do fundo. E... a pintura! E como sempre, a melhor parte do processo de restauração é a montagem, a reta final, de quando o carro vai ganhando a cara de vida nova.
Nestas fotos, o Tato já nos dá a dica de qual está sendo a "restauração do momento", em sua oficina de sonhos.
Nestas fotos, o VW Karmann-Ghia TC 1976 como quando saiu da fábrica da Karmann-Ghia do Brasil: OKm. Aliás, a montagem do carro foi feita com peças novas originais! parachoques, farois, lanternas, grades, frisos, rodas, calotas, pneus... tudo novo!
Abaixo, fotos na área externa do Museu antes de ir para a apreciação do público.
Um resultado espetacular.
Mesmo estando emplacado e com o certificado de originalidade (foto abaixo), o Tato optou por manter no carro as placas amarelas que sempre o acompanharam, sinal de muito bom gosto e evidência do pedigree deste imaculado exemplar.
Acima, publicidade de época: "Cadê a 4.° via?".
Participaram de mais esta exemplar restauração o Carlos Francisco Wahrlich, filho; Diogo Pinto Monteiro e Felipe Silveira da Silva.
--> O Museu Tatos Garage está localizado em São Francisco de Paula -RS, Av. Benjamin Constant, número 1470.
Preciso URGENTEMENTE visitar o Tato !!
ResponderExcluirTenho uma grande amiga do RJ que também tem um KG TC, dela desde zero km., e que em breve iremos restaurar em sua condição original...
Certamente o Tato poderá nops dar dicas valiosissimas sobre como restaurar essas jóias...
Valeu pelas belíssimas fotos, Gui !!
E os meus parabéns mais do que merecidos ao tato e sua família pelo zelo, atenção e extremo bom gosto e critérios na originalidade de todos os seus exemplares !!
Que falar das restaurações do Tato...
ResponderExcluirMais uma jóia recuperada e preservada.
Parabéns ao Tato e todos os envolvidos neste trabalho exemplar!
Sensacional. Não há mais o que dizer. O melhor de tudo é que o Guilherme escreve com o mesmo entusiasmo que estamos sentindo aqui, vendo essas fotos.
ResponderExcluirE onde ele terá conseguido as lanternas traseiras originais? Essas são raríssimas.
Muito bonito e clássico esse trabalho de restauro,só fico pensando porque no Brasil não fazem mais estas jóias? Não tem se quer nenhum exemplar atual e nem parecido. Parabéns ao pessoal da Tato!
ResponderExcluirMuioto legal a matéria. O carro ficou lindo, dando uma vontade danada de começar a colecionar e restaurar estas joias... Parabéns à todos os envolvidos!
ResponderExcluirÉ mesmo muito empolgante, meus parabéns a todos.
ResponderExcluirFalar das restaurações do Tato, é chover no molhado.
ResponderExcluirImpressiona a fidelidade à originalidade, que ele coloca nesses serviços.
Carro restaurado pelo tato é covardia...
Romeu.
Pessoal ,
ResponderExcluirfico até envaidecido com as palavras carinhosas de todos vocês ,a quem agradeço muito .
Penso que , uma vez que a equipe seja boa e ciente da procura da verdade histórica , restaurar um carro dentro dos padrões de fábrica custa o mesmo que inventar coisas subjetivas ou personalizações .
Esse carro ficou "ibernando" por mais de vinte anos porque tinhamos que ter certeza de que não fazia parte daqueles que foram recuperados do incêndio da Karmann , que depois descobri foi aí
por 1974 e sofremos com experiências anteriores deste evento .
Mas os tradicionais podrinhos não progrediram nesse tempo e tocamos o carro na restauração .
Um auto bem íntegro , além da ferrugem não houve surpresas adicionais : este auto foi adquirido com muitas peças sobressalentes novas de modo que meio caminho já estava feito .
Grato a todos vocês, em especial ao meu querido jovem amigo Guilherme ,que nos proporciona todo esse trabalho sério , incansável e cheio de imagens inéditas no seu genial AVA .
Abraço sincero a todos...do Tato
fui propietari de uma kg guia 1976 precisei vender ela e meses depois a vi num desmanche nao conssegui resgatala mas confeço hoje tenho saudades dela e e dificil possuir outra abraços
ResponderExcluirTive uma Variant I 1972 com esta cor. Site espetacular.
ResponderExcluirBoa tarde amigo...belíssima historia e resultado e "PARABÉNS A TODOS DA EQUIPE" ... eu prestigio muito o mundo antigo automobilístico ...eu possuo também uma Kg TC 1975 na cor branca da época ainda, hoje ela precisa das lanternas traseiras e uma lente da luz de placa, itens que não estou encontrando, por gentileza vc's poderiam me apontar onde encontrar ...obrigado...Luiz
ResponderExcluirlindo carro parabéns
ResponderExcluira produção do TC não acabou em 1975? Como esse é 1976?
ResponderExcluirOs modelos que sobraram em estoque continuaram a ser montados e vendidos em 76, mas a produção foi interrompida em outubro de 1975.
ExcluirTato , precisamos nos rever. Considerei tua obra no TC, muito fiel e perfeccionista , digna da marca Wahrlich.
ResponderExcluirUma homenagem a uma época linda de nossa vida.
Uma pequena correção,me vendestes este TC 1972, em 1973. Um fortíssimo e saudoso abraço.
Muito lindo esse KG gostaria de ter uma. Nós meus 43 anos de oficina restaurei vários carro na parte mecânica Corcel, Maverick, Opala Fusca, Dodge Charge e etc...
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