sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ford Mustang GT SportsRoof 1969 - Tatos Garage ...

Mais uma restauração concluída no Museu Tatos Garage!

Enquanto o Oldsmobile Cutlass Supreme 1968 ia chegando ao fim da restauração (ver a matéria aqui), quem entrava na linha era o bravo Ford Mustang GT SportsRoof (Fastback) 1969, agora apresentado pronto!

O Mustang GT está com o Carlos Eduardo Wahrlich, o Tato, desde 1985.

Na primeira foto, o mecânico mexendo no motor sob a observação do Carlos Francisco, filho do Tato.
Na segunda foto, vista geral do GT em 1986, que era caracterizado como se fosse um Mach-1... Aí um dos motivos da restauração, segundo o próprio Tato "Fica lindo com o capuz preto e as faixas laterais em preto e dourado... mas é mentira!". Respeito à originalidade.

Abaixo, início dos trabalhos: carro todo desmontado, raspagem total da pintura, mais lanternagem de todas as surpresas, tipo pontos de ferrugem escondida...
Para que ao fim da restauração o Mustang GT 1969 ficasse exatamente como um OKm, muitas peças novas foram adquiridas para compor o carro, como, duas folhas de porta novas, emblemas, tanque de gasolina, rodas cromadas, calotas, pneus Wide Oval, aerofólio, parabrisa degradê verde, retrovisores esportivos com controle interno e os parachoques!
O Mustang GT 1969 já pintado em um dia de sol entre os dias de frio da serra gaúcha.
O motor 302W já pintado e pronto para voltar ao carro.
Abaixo, início da montagem. O Muscle Car ia ganhando uma nova cara e, a finalização de mais uma obra prima com a participação do Diogo Pinto Monteiro e Felipe Silveira da Silva.


O Tato explica que as versões oferecidas pela Ford iam dos "depenados" aos "brutamontes", carregados de acessórios e faixas pretas. E, com tantas opções, a restauração se focou nos acessórios da versão GT visando sempre um equilíbrio de maior bom gosto.Escapamento duplado.


Abaixo, o resultado final:


O Ford Mustang GT 1969 incrivelmente perfeito!Se mais de 40 anos depois de fabricado, um carro desses ainda é capaz de fazer frente aos Mustang's e Camaros 2011, fico eu imagindo a impressão que este Mustang causou passeando entre Gálaxies, Itamaraty's, Esplanadas e Opalas quando chegou ao Brasil...
Todos os decalques.






















Acima, já em exposição nos salões do Museu Tatos Garage, que fica na Av. Benjamin Constant, número 1470, na cidade de São Francisco de Paula -RS.


Abaixo, sai o Mustang GT, entra o Karmann-Ghia TC Amarelo Manga 1976, que já apareceu no AVA aqui e em breve, reaparecerá com o registro de sua restauração.




Acima, o Carlos Francisco Wahrlich junto ao Mustang da infância, agora restaurado.


12 comentários:

  1. Guilherme, continue postando essas fotos de restaurações, são as melhores.

    Ivan

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  2. Guilherme, lindo o Mustang, um amigo meu aqui de Guaranésia, está restaurando um semelhante, em Franca, também 69, este carro foi comprado em São Paulo e veio na cor vermelho com interior preto, descobriu-se pela plaqueta que a cor original dêle é prata com interior vermelho, é como está ficando, ja foi trocado o motor que estava com um 302 pelo original dêle, enfim deve ficar lindo, ainda mais com a facilidade atual de se importar as peças necessárias para a restauração......
    abraços Rogério.

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  3. Grande Guilherme!

    Me lembro de ter visto este Mustang, durante a primeira visita que fiz ao Museu do Tato, no longíncuo ano de 1996. Que bom que ele ainda está com o Tato.
    O trabalho de restauração do Museu Arte e história, com certeza é um dos mais perfeitos .

    Abraços e parabéns por mais esta grande peça do Museu Arte e História.

    Mauricio

    http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/

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  4. Olá Guilherme , olá pessoal,

    Penso que cabe ainda um esclarecimento sobre os Mustangs de 1969 : o GT , que era um Top de linha no ano anterior , passou quase que para um basico : o modelo Mach1 , muito bem recebido e os raros Boss 302 e 428 foram as vedetes do ano , somados ao modelo luxo chamado Grandê .
    Então , o GT era equipado de fábrica com um 351W , mesmo do Mercury Cougar : vinha com rodas esportivas , as faixas na parte inferior das portas e pouco mais .
    Em nosso caso , o carro tinha uma etiqueta " exported to Brazil ", o que se traduzia no original 302W e espelhos normais cromados , e pouca coisa mais, como o ar condicionado .
    Porém "pacotes" de incrementação opcional e de fábrica existiam diversos , além dos "after market " abundantes que , a se pesquisar pela internet , chega-se a duvidar de tamanha variedade de faixas pretas e outros pinduricalhos .
    Tentamos nos fixar no que a fábrica oferecia pelo catálogo .Só não resistimos aos aerofólios ,que não estamos certos se foram opcionais de origem . As calotinhas lisas , sem o GT sobreposto ,com fundo vermelho ,aí foi lapso nosso na encomenda e logo vai ser corrigido .

    Abraço a todos....TATO

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  5. Ótimo post Guilherme.
    Dá gosto de ver o nivel de detalhamento e capricho com que as restaurações do Tato são feitas.
    E o principal, sempre visando atingir os 100% de originalidade.
    Parabens aos envolvidos nessa restauração.
    Que venham outras.
    Romeu

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  6. Guilherme ,só o Tato para ter este cuidado e originalidade ,ele esta entre os grandes restauradores do mundo ......
    Abraços

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  7. Cara, um carro desses ainda é mil vezes mais emocionante que um 2011!!!!

    Murilo

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  8. Porque me desfiz de meu fastback 65?

    Marcelo.

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  9. Essa belas fotos e matéria sobre as restaurações do Tato e Cacá são super esperadas por todos nos!
    A cada novo auto que volta a seu explendor mais uma lição de como se restaurar seguindo rigorosamente a originalidade, com pesquisa, bom gosto e sem esquecer dos acessórios, esses sim que embelazam o veículo antigo sem ficar barango.
    Parabéns a toda equipe que fez esse belo trabalho no Mustang 1969 GT, vcs conseguiram mais uma vez se superar!
    Para nos leitores do Blog do Guilherme somos presenteados com tudo isso.
    Valeu!!!
    Inté
    Paulo

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  10. Estava olhando a foto que tem um Uno tambem recebendo alguns cuidados, pensei: será que vamos começar a ver os classicos nacionais das decadas de 80 e 90???

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  11. Mais uma vez, um carro restaurado com critério, qualidade e cuidado meticuloso. Fantástico!
    Parabéns ao Tato e sua equipe.
    Abraço,
    Irapuã

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