quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Allard 1951 - Cyro Cayres ...



Um Allard 1951, motor Ford, modelo K2 Roadster -acho.


Cyro Cayres, aos 24 anos, comprou este Allard de "Chico Azevedo" e o preparou na oficina dos "Irmãos Losacco" (que aparecem na foto) onde foi colocado uma nova carroceria de "Manete Pílarte" (?).

Com este carro, Cyro compareceu às "2 Horas de Velocidade" em interlagos, ficando em segundo lugar.

A foto é de 1955.

Qual terá sido o destino deste carro?

5 comentários:

  1. Muito curiosa, essa carroceria. Provavelmente era mais pesada que a original. O que teria levado à substituição?

    Detalhe interessante: o número desse carro já é o 44 que acompanharia Ciro Cayres em toda a sua carreira.

    ResponderExcluir
  2. "Qual terá sido o destino deste carro?"

    Das duas uma: ou está literalmente esquecido no tempo em algum "buraco qualquer" ou já não deve restar mais nem o pó! INFELIZMENTE!!!

    ResponderExcluir
  3. Curioso que esta carroceria lembra muito a carroceria do Shelby Cobra, equipado com mecânica Ford, que nos anos 50 foi o terror das pistas.

    ResponderExcluir
  4. Trata-se de um Allard J2, originalmente equipado com motor Cadillac V8 de válvulas no cabeçote (pós 1949). A carroceria original, como se sabe, foi substituída por esta da foto feita pelos irmãos Losacco e assim participou de diversas competições pilotado por Ciro Cayres.

    Vide http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Ciro%20Cayres.htm

    10/05/1953 - Prova Pref. Municipal de São Paulo - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc - 1º Lugar
    04/01/1954 - XIII GP Cidade do Rio de Janeiro - Circuito da Gávea - Allard/Cadillac 5.434cc nº 44 - AB
    10/01/1954 - GP IV Centenário da Cidade de São Paulo - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc - AB
    16/05/1954 - 2 Horas de Interlagos/SP - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc nº 82 - 2º na geral e na SP+1.5
    28/11/1954 - 100 Milhas do IV Centenário - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc - AB
    20/02/1955 - IV Circuito do Maracanã/RJ - Allard/Cadillac 5.434cc - SP+1.5 - 5º Lugar
    29/03/1955 - I Circuito Automobilístico de Pirajuí/SP - Allard/Cadillac 5.434cc - 1º Lugar
    08/04/1956 - Temporada do Automóvel Clube do Brasil - Interlagos/SP - Allard/Cadillac 5.434cc - ND

    Portanto, o carro sempre competiu com mecânica Cadillac.

    Hoje, com a carroceria original, faz parte do acervo de uma magnífica coleção de dos irmãos Marx.

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos,
    O vicente está certo! Este carro veio originalmente com a carroceria que está até hoje (que não é esta da foto e sim a original) mas em dado momento depois de ter corrido inicialmente com Pedro Romero,fora tirada a carroceria original e colocada esta da foto. A poucos meses atrás o carro ficou na oficina dos LOssaco para matarem a saudade. Hoje o carro encontra-se na minha coleção na cor que veio ao Brasil. Branca com o interior vermelho e motor Cadillac com coletores Detroit Racing Equipment.
    Há poucos meses achei o outro Allard que competiu no Brasil. Um modelo M1 branco que competiu e pelo que contam participou da Gávea e a ganhou.
    Um grande abraço
    Maurício Marx
    maumarx@gmail.com

    ResponderExcluir