Os motoristas da época são uns heróis; O desconforto destes caminhões antigos era algo...Direções enormes, pois não tinham servo assistência, freios ruins, bancos que mais pareciam aqueles de lancheria, a gabine mal cabia o vivente...heróis sem dúvida.
Tem toda a razão Marcelo. Os motoristas de Fenemê em especial, que ainda tinham de aguentar inúmeras piadinhas folclóricas a respeito de suas ferramentas de trabalho!!
Sem contar aquele cambio maluco, com uma alavanca a mais do lado esquerdo do painel e que o motorista tinha que cruzar os braços para fazer a geringonça funcionar. Tinha que tirar as duas mãos do volante para engatar as marchas. Ainda bem que na época não existia celular... Romeu
o veículo de "estimação" do meu avô foi roubado ontem (03/11/2011) no méier-RJ, às 15:30. É uma Variant 1970 azul original, placa LKA7155. Se alguém puder ajudar ou souber de algo, favor entrar em contato ! grata. (email: ricwol@ig.com.br)
Aquelas duas alavancas à direita eram para engatar a marcha reduzida em caso de necessidade,dando ao caminhão mais força para vencer subidas mais íngremes. Os primeiros FNM eram chamados de " Barrida D'água ", pois as camisas dos cilindros eram removíveis e a vedação das camisas no bloco deixavam muito a desejar. Frequentemente, a água de refrigeração do motor, vazava e se misturava com o óleo de lubrificação do motor, virando um líquido de cor bege. Pelo formato da cabine deste da foto, tudo leva a crer que o mesmo esteja equipado com um motor barriga d'água.
Renato, eu dirigi FNM, a marcha reduzida fazia parte da condução do veículo, de 4 marchas à frente na caixa de cambio a reduzida fazia 8 marchas, assim, a cada troca de marcha 1ª, 2ª, 3ª e 4ª intercalava-se a reduzida sobrepondo ou tirando da marcha normal, em tempo o GMC marítimo também funciona assim, e sempre sem sincronizado era no tempo as trocas, hoje os caminhões modernos tem logo 2 caixas de marchas com 8 no total mais a reduzida que multiplicadas fazem 16 marchas todas sincronizadas... bem mais fácil não menos cansativo.
Os motoristas da época são uns heróis; O desconforto destes caminhões antigos era algo...Direções enormes, pois não tinham servo assistência, freios ruins, bancos que mais pareciam aqueles de lancheria, a gabine mal cabia o vivente...heróis sem dúvida.
ResponderExcluirMarcelo.
Tem toda a razão Marcelo. Os motoristas de Fenemê em especial, que ainda tinham de aguentar inúmeras piadinhas folclóricas a respeito de suas ferramentas de trabalho!!
ResponderExcluirSem contar aquele cambio maluco, com uma alavanca a mais do lado esquerdo do painel e que o motorista tinha que cruzar os braços para fazer a geringonça funcionar.
ResponderExcluirTinha que tirar as duas mãos do volante para engatar as marchas.
Ainda bem que na época não existia celular...
Romeu
Sem falar do barulho infernal e no calorão lá dentro da boléia...
ResponderExcluirO caminhão já faz parte da história, em breve o oval da ESSO também fará...
ResponderExcluiro veículo de "estimação" do meu avô foi roubado ontem (03/11/2011) no méier-RJ, às 15:30. É uma Variant 1970 azul original, placa LKA7155. Se alguém puder ajudar ou souber de algo, favor entrar em contato ! grata. (email: ricwol@ig.com.br)
ResponderExcluirBote uma foto, seria muito mais fácil identificar através de uma foto. Tenho muita raiva de quem rouba carro antigo.
ResponderExcluirAquelas duas alavancas à direita eram para engatar a marcha reduzida em caso de necessidade,dando ao caminhão mais força para vencer subidas mais íngremes. Os primeiros FNM eram chamados de " Barrida D'água ", pois as camisas dos cilindros eram removíveis e a vedação das camisas no bloco deixavam muito a desejar. Frequentemente, a água de refrigeração do motor, vazava e se misturava com o óleo de lubrificação do motor, virando um líquido de cor bege. Pelo formato da cabine deste da foto, tudo leva a crer que o mesmo esteja equipado com um motor barriga d'água.
ResponderExcluirBoa aula Renato!
ResponderExcluirMarcelo.
Renato, eu dirigi FNM, a marcha reduzida fazia parte da condução do veículo, de 4 marchas à frente na caixa de cambio a reduzida fazia 8 marchas, assim, a cada troca de marcha 1ª, 2ª, 3ª e 4ª intercalava-se a reduzida sobrepondo ou tirando da marcha normal, em tempo o GMC marítimo também funciona assim, e sempre sem sincronizado era no tempo as trocas, hoje os caminhões modernos tem logo 2 caixas de marchas com 8 no total mais a reduzida que multiplicadas fazem 16 marchas todas sincronizadas... bem mais fácil não menos cansativo.
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