Os motoristas da época são uns heróis; O desconforto destes caminhões antigos era algo...Direções enormes, pois não tinham servo assistência, freios ruins, bancos que mais pareciam aqueles de lancheria, a gabine mal cabia o vivente...heróis sem dúvida.
Tem toda a razão Marcelo. Os motoristas de Fenemê em especial, que ainda tinham de aguentar inúmeras piadinhas folclóricas a respeito de suas ferramentas de trabalho!!
Sem contar aquele cambio maluco, com uma alavanca a mais do lado esquerdo do painel e que o motorista tinha que cruzar os braços para fazer a geringonça funcionar. Tinha que tirar as duas mãos do volante para engatar as marchas. Ainda bem que na época não existia celular... Romeu
o veículo de "estimação" do meu avô foi roubado ontem (03/11/2011) no méier-RJ, às 15:30. É uma Variant 1970 azul original, placa LKA7155. Se alguém puder ajudar ou souber de algo, favor entrar em contato ! grata. (email: ricwol@ig.com.br)
Aquelas duas alavancas à direita eram para engatar a marcha reduzida em caso de necessidade,dando ao caminhão mais força para vencer subidas mais íngremes. Os primeiros FNM eram chamados de " Barrida D'água ", pois as camisas dos cilindros eram removíveis e a vedação das camisas no bloco deixavam muito a desejar. Frequentemente, a água de refrigeração do motor, vazava e se misturava com o óleo de lubrificação do motor, virando um líquido de cor bege. Pelo formato da cabine deste da foto, tudo leva a crer que o mesmo esteja equipado com um motor barriga d'água.
Renato, eu dirigi FNM, a marcha reduzida fazia parte da condução do veículo, de 4 marchas à frente na caixa de cambio a reduzida fazia 8 marchas, assim, a cada troca de marcha 1ª, 2ª, 3ª e 4ª intercalava-se a reduzida sobrepondo ou tirando da marcha normal, em tempo o GMC marítimo também funciona assim, e sempre sem sincronizado era no tempo as trocas, hoje os caminhões modernos tem logo 2 caixas de marchas com 8 no total mais a reduzida que multiplicadas fazem 16 marchas todas sincronizadas... bem mais fácil não menos cansativo.
Blog desde 2008! Médico, 38, apaixonado por carros antigos desde que me conheço por gente.Tem canal do youtube também: Antigos Verde Amarelo: youtube.com/@antigos_verde_amarelo/videos
Os motoristas da época são uns heróis; O desconforto destes caminhões antigos era algo...Direções enormes, pois não tinham servo assistência, freios ruins, bancos que mais pareciam aqueles de lancheria, a gabine mal cabia o vivente...heróis sem dúvida.
ResponderExcluirMarcelo.
Tem toda a razão Marcelo. Os motoristas de Fenemê em especial, que ainda tinham de aguentar inúmeras piadinhas folclóricas a respeito de suas ferramentas de trabalho!!
ResponderExcluirSem contar aquele cambio maluco, com uma alavanca a mais do lado esquerdo do painel e que o motorista tinha que cruzar os braços para fazer a geringonça funcionar.
ResponderExcluirTinha que tirar as duas mãos do volante para engatar as marchas.
Ainda bem que na época não existia celular...
Romeu
Sem falar do barulho infernal e no calorão lá dentro da boléia...
ResponderExcluirO caminhão já faz parte da história, em breve o oval da ESSO também fará...
ResponderExcluiro veículo de "estimação" do meu avô foi roubado ontem (03/11/2011) no méier-RJ, às 15:30. É uma Variant 1970 azul original, placa LKA7155. Se alguém puder ajudar ou souber de algo, favor entrar em contato ! grata. (email: ricwol@ig.com.br)
ResponderExcluirBote uma foto, seria muito mais fácil identificar através de uma foto. Tenho muita raiva de quem rouba carro antigo.
ResponderExcluirAquelas duas alavancas à direita eram para engatar a marcha reduzida em caso de necessidade,dando ao caminhão mais força para vencer subidas mais íngremes. Os primeiros FNM eram chamados de " Barrida D'água ", pois as camisas dos cilindros eram removíveis e a vedação das camisas no bloco deixavam muito a desejar. Frequentemente, a água de refrigeração do motor, vazava e se misturava com o óleo de lubrificação do motor, virando um líquido de cor bege. Pelo formato da cabine deste da foto, tudo leva a crer que o mesmo esteja equipado com um motor barriga d'água.
ResponderExcluirBoa aula Renato!
ResponderExcluirMarcelo.
Renato, eu dirigi FNM, a marcha reduzida fazia parte da condução do veículo, de 4 marchas à frente na caixa de cambio a reduzida fazia 8 marchas, assim, a cada troca de marcha 1ª, 2ª, 3ª e 4ª intercalava-se a reduzida sobrepondo ou tirando da marcha normal, em tempo o GMC marítimo também funciona assim, e sempre sem sincronizado era no tempo as trocas, hoje os caminhões modernos tem logo 2 caixas de marchas com 8 no total mais a reduzida que multiplicadas fazem 16 marchas todas sincronizadas... bem mais fácil não menos cansativo.
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