terça-feira, 7 de junho de 2011

Cartão postal do Pão de Açúcar ...


Bonito cartão postal do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro -RJ.
Atenção para o Chevrolet 1954 ao lado do Oldsmobile 1946 e... para o fusquinha alemão com pintura saia-e-blusa, colaborando ainda mais para a polêmica: a VW fez Fuscas com esse padrão de pintura? foram pintados pelos importadores? ou capricho do proprietário?
guilhermedicin@hotmail.com

12 comentários:

  1. Não sou especialista em Fusca, mas, até onde eu sei, não saíram fuscas com essa pintura de fábrica. Posso estar enganado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gui.
    Os Vws não saiam de fabrica em dois tons de cores, conhecidas como "saia e blusa", isto era algo que a Karmaan e a Hebmuller que em 1949 desenvolveram estas cobinações de cores e apresentaram nos catalogos de vendas em seus modelos descapotaveis, como se diz em Portugal e ao que me parece a moda é cultivada até nos dias de hoje. As suas duas hipóteses estão corretas: ou foi o importador ou o proprietário e o ano deste Vw da foto está entre Outubro de 1952 a Março de 1953, por possuir duas janelinhas traseiras bi-partidas e o vidro do quebra-vento na porta, este modelo conhecido na Europa como "Zwitter" ou seja hermafrodita(dois sexos) por ter o painel e detalhes de lanterna, porta,para-choques,etc do modelo posterior Oval Window e as janelas traseiras do "Split Window".
    Dario Faria

    ResponderExcluir
  3. A Brasmotor pintou muitos splits em padrão saia-e-blusa, porém em um padrão diferente, o qual compreendia os pára-lamas na cor mais clara também. Por que será que a revista "especializada" em Fusca nunca mencionou isso?

    ResponderExcluir
  4. O Prof. Chico tem razão, é raro ver uma referência a este respeito. E, no Brasil, houve Fusca saia e blusa de fábrica para a Polícia, Bombeiros e diversas estatais.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, pelo meu conhecimento píntura saia e blusa em fuscas, só em viaturas oficiais, como policia, bombeiros, telesp e outras, com certeza, neste caso, é uma pintura feita pelo importador ou pelo proprietário, aliás muito usada nos dias atuais.
    Rogério.

    ResponderExcluir
  6. É melhor falarmos em pintura feita pelo MONTADOR, pois, a despeito da Brasmotor importar os Volks, ela os importava em CKD e SEM PINTURA, ou seja, os Volks eram finalizados por essa firma aqui no Brasil. Digo isto para evitar que alguém ache que os Fuscas vinham montados da Alemanha, já pintados, e aqui recebiam a pintura da saia. Não era assim. Eles eram totalmente pintados aqui no Brasil, tanto que nos Birth Certificates dos nossos carros o item Colour não é declarado pelo AutoMuseum.

    ResponderExcluir
  7. Prof Chico, não sabia desse detalhe. A Brasmotor importou carros prontos e modelos em CKD; os CKD seguiam os códigos de pintura de Wolfsburg?

    ResponderExcluir
  8. Como posso enviar foto antiga para seu conhecimento?
    Abraços Evandro

    ResponderExcluir
  9. Luís Augusto, o tema das cores usadas pela Brasmotor nos CKDs é de difícil pesquisa pois não existem mais carros com pintura de fábrica (à exceção de um Brezel de Pirassununga, SP), de forma que temos apenas os relatos orais de quem viveu a época e as fotos em P&B, as quais não nos ajudam. Até onde pesquisei, a Brasmotor seguia sim as cores da matriz, porém aplicando o padrão saia-e-blusa em ALGUMAS unidades, como apelo de vendas, porém não descarto que tenham usado cores da Chrysler, por exemplo, pois a Brasmotor montava outras marcas também. Tem tanta gente ganhando dinheiro com Fusca, hoje, aqui no Brasil, e ninguém publica mais nada que dê trabalho, como uma pesquisa dessa... a galera copia e recopia e fica por isso...

    ResponderExcluir
  10. Já vi fotos desses saia e blusa padrão Brasmotor, mas elas se perderam na selva da web...

    ResponderExcluir
  11. Evandro, foto pra mim? guilhermedicin@hotmail.com
    Prof. Chico, muito pertinente a sua crítica. Vamos tentando levantar as coisas aqui no nosso AVA...
    Abraços,

    ResponderExcluir
  12. Olha, vivendo e aprendendo, eu nunca imaginei que os fuscas montados pela Brasmotor, fossem pintados no Brasil, mas pensando bem, isto é lógico, pois se vinham desmontados, era muito complicado de serem importandos ja com a pintura pronta, e acabo de mudar minha teoria, e a de muitos conhecedores, que dizem que o fusca não foi pintado do modo ¨saia e blusa¨, com certeza isto pode ter ocorrido pela Brasmotor..........
    Rogério

    ResponderExcluir