O Museu Tatos Garage está com um novo ítem em exposição.
É uma bomba de gasolina da marca Gilbarco, dos anos quarenta até início dos cinquenta, vestida com a bandeira da Texaco. Bem mais que uma simples peça decorativa, é bem capaz de roubar a cena dos seus contemporâneos.
Abaixo, entre um Buick 1953 e o Chrysler 1950, a Gilbarco Texaco enxerga o Cadillac 1956: carros que costumavam se abastecer nela!
Por diversas vezes aqui no AVA apareceram imagens mostrando os postos de gasolina, cenário tão importante quanto os próprios carros e que não raramente passam despercebidos.
Acontece que, na trajetória de vida dessas bombas, era muito comum que ficassem expostas ao sereno, sol e chuva e por serem objetos de trabalho, não mereceram grandes cuidados de seus operadores. Mais ainda, depois de desativadas após décadas de trabalho, quando não eram diretamente descartadas, ficavam no "joga pra lá" - "joga pra cá".
Essa Gilbarco em questão é "natural" de São Francisco de Paula -RS, cidade sede do Museu, e antes de voltar a brilhar no salão de exposição precisou passar por um árduo e trabalhoso processo de restauração, liderado pelo Carlos Francisco Wahrlich - filho do Tato.
Abaixo, fase de alinhamento das chapas de 2,5 mm!
Acima, já pintadas no "vermelho Texaco".
E abaixo, a engenhoca que faz tudo funcionar.
Restauração super criteriosa, com a reprodução de diversos componentes.
Abaixo, quase pronta para ir à exposição.
Plaqueta de identificação e detalhe da assinatura "Gilbarco".
Para dar um sinal da dificuldade em restaurar uma bomba de gasolina, acho interessante citar o Carlos Franciso que diz "prefiro fazer um carro inteiro a ter que fazer outra". Mas o resultado é excelente.
guilhermedicin@hotmail.com
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Parabens Sr Francisco, um belo trabalho,realmente roubou a cena.
ResponderExcluirGrande Guilherme!
ResponderExcluirCara! Eu não sei se você já teve a oportunidade de conhecer o Museu do Tato pessoalmente.
Este Museu é um exemplo de competência,capricho e amor pelos nossos saudosos carros antigos.
Pergunta!!!!!!!!!
É impressão minha ou na primeira fotografia da restauração da bomba de combustíveis aparece o perfil de um Ford Maverick semi-desmontado?
Att: Mauricio
http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/
Só uma palavra para definir este grandioso trabalho de restauração: SENSACIONAL!
ResponderExcluirAdriano - Bhte.
Um bom dia a todos e grato pelos elogios !
ResponderExcluirMaurício , você tem " o olho da águia" para ver naquele cantinho minúsculo uma parte de um Mav.!
Mas essa foi por pouco.....trata-se de um irmão mais velho , um Mustang GT 1969
que vem sendo trabalhado desde o verão !
Vai para a pintura da última demão assim que a temperatura cá na Serra ficar acima de 8 graus C .
Quando pronto , vai dar uma passadinha aqui pelo AVA !
Abraços a todos , mais uma vez grato .
Carlos Francisco
Parabéns Carlos Francisco,
ResponderExcluirSei da dificuldade que é para restaurar essas bombas antigos. Adquiri a uns 2 anos uma Wayne (acho que anos 50) e uma Bennet (anos 40) em péssimo estado de conservação e faltando peças e detalhes. Mais informações no meu blog: http://maquinasehistorias.blogspot.com ... João Cesar
Sempre com boas novidades do museu mais ativo e famoso do Brasil! parabéns e obrigado.
ResponderExcluirDirceu Ferrer.
Enquanto o Maurício prestou atenção nos Ford, eu fiquei vidrado naquele Dodge MAgnum Marrom Sumatra...
ResponderExcluirTato, esse eu também quero ver de perto, hein ???
Vou combinar uma ida aí no teu maravilhoso espaço, muitas saudades dos sensacionais papos que a gente tem e toda a gentileza, conhecimento e finesse que vc. e o teu filho tem...
Um grande abraço nosso !!!
eu trabalho com restaurações e estou restaurando uma bomba medidora de combustível gilbarco ano 1980, esta ficando muito linda logo publicarei as fotos...
ResponderExcluirparabens por este trabalho maravilhoso!
Tenho um elefante da shell dos anos 60 de pouco mais de 1 metro quero vender precisa de uma restaurada informaçao deixe no face uellintonsoares@hotmail.com
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