terça-feira, 24 de maio de 2011

Ford FK G-700 1956 ...

O Sebastião Flávio Ribeiro de Morais pesquisava na internet sobre o caminhão Ford G-700, até que chegou a essa postagem do AVA e encontrou aqui um lugar para compartilhar a história de sua família com esse mesmo modelo de caminhão.

Conta ele que o Ford FK G-700 da família foi adquirido pelo seu pai aos 20.000Km na cidade de Campos Altos -MG e, nos anos sessenta passou a colaborar com a construção da cidade de Brasília.
Como era comum à esse modelo, teve o seu motor original, um V6 de 125hp de dois tempos à diesel substituído pelo V8 nacional à gasolina já desde novo. Mais tarde, o motor à gasolina foi substituído por um à diesel da Mercedes.

Mas o mais importante da história desse caminhão é que, com ele, uma família trabalhou durante 30 anos e criou oito filhos. Com a ajuda do trabalho dele.
Eu tenho a curiosidade em saber se sobrou algum exemplar desse modelo.
guilhermedicin@hotmail.com

16 comentários:

  1. Em Terezópolis, aqui perto do Rio, tinha um caminhão desses.
    Assim que voltar lá vou procurar.
    Paulo Sallorenzo

    ResponderExcluir
  2. Recentemente vi um caminhão igual a este perto da cidade de São Marcos-RS

    ResponderExcluir
  3. Pra mim foi um dos mais bonitos caminhões feitos pela FORD, tanto é que os atuais modelos estão bem parecidos com ele.Rodolfo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Guilherme. Aqui em Itápolis tem um. Também está com mecanica mercedas adapatada. Vou fotografar e te envio.
    Até mais
    Lucas

    ResponderExcluir
  5. Guilherme,

    Fiquei muito feliz pela publicação sobre a nossa história com o nosso G700. Hoje os 8 irmãos são cinquentões. Na foto acima meus irmãos caçulas... Espero que a partir de agora, possamos nos comunicarmos mais com pessoas com histórias semelhantes... E quem sabe com outros proprietários de G700. Parabéns pela sua iniciativa. Guilherme, com certeza terás muito sucesso também na Medicina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho e ainda vou andar nele nos encontros pelo Brasil Osmar Kalil osmarkalil@hotmail.com

      Excluir
  6. Guilherme
    Tem um preservado ai em sua cidade, veja este site de caminhão.

    http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=295&edid=28

    abraços
    Tony Belviso

    ResponderExcluir
  7. Sebastião, é sempre uma honra.

    Tony, esse daí eu conheci, mas já foi embora... acho que foi "pro Sul"...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Realmente, existe um caminhão desses em são marcos - RS, vi ele estacionado do lado de um posto que é caminho para a BR-116, era amarelo mas estava muito acabado, e nao sei dizer se a mecanica ainda era original.

    ResponderExcluir
  9. Em Rio Claro - SP, até alguns anos atrás, havia um, de uma empresa de mudanças. Da última vez que o vi, ele estava sendo reformado. Não sei se ainda existe esse caminhão.

    ResponderExcluir
  10. Havia uma empresa de transporte de carros "0" (creio que de S.P.) tinha alguns FORD FK "cegonha". Não me recordo do nome da empresa agora mas a pintura era azul escuro.

    ResponderExcluir
  11. Existe um funcionando com motor Perkins na cidade de Ernestina RS, informações graeffss@terra.com.

    ResponderExcluir
  12. Dois dias atrás vi uma cabine de FK exposta, e bem destacada de outras, na Dutra. Estava em um ferro-velho em Nova Iguaçu após a fábrica da Konus-Icesa no sentido S.Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Meu pai teve um desses também. Tenho boas lembranças dele. Tanto que larguei um emprego na Área de RH algum tempo para ser caminhoneiro (Mercedes, claro, tantos anos depois).
    Gostaria muito de ver e fotograr um desses. Se mais alguém souber de algum: vncdesignd@yahoo.com.br. - agradeço se fizer contato.

    ResponderExcluir
  14. Já tive um, infelizmente vendi em 92 foi para Maringá
    no Paraná, ate hoje eu procuro ele para comprar novamente ,
    por que ele ainda esta no meu nome.
    Meu nome é Advilson se alguém souber me avise.

    ResponderExcluir
  15. No comércio que meu pai teve, na Republica Federativa da Mooca até 1985, entre os anos 62 até 70, tivemos um Ford FK ano 54 adquirido da Fábrica Peixe, era um modelo a gasolina motor 8BA, distribuidor com duplo platinado, coisa de alemão, diferencial Tinkem com reduzida, andava bem, duro era parar, sem servo-freio, pena, não tenho foto dele, só me restam as lembranças.

    ResponderExcluir