terça-feira, 3 de maio de 2011

Primeira Exposição de Automobilismo no Rio de Janeiro , 1925 ...

Fotos extraordinárias que fazem parte do "Album da Primeira Exposição de Automobilismo no Rio de Janeiro", dedicado ao Engenheiro Adelstano Porto d'Ave (1890-1952).

Essas fotos épicas foram divulgadas no blog carrosantigos.wordpress.com pelo Nikollas Ramos em 30/07/2010.

A Exposição aconteceu durante duas semanas no mês de agosto de 1925!

Na primeira foto, a capa do raríssimo livro.
Na segunda foto e abaixo, imagens das corridas que aconteciam todos os dias e eram demonstrações inéditas para aquele público. Acima, é um Dodge e abaixo é uma Bugatti.
Vista dos dois pavilhões que sediaram a Exposição: acima, o Pavilhão de Portugal, que em 1929 foi desmontado e transportado para Lisboa -ainda existe lá. Abaixo, o Pavilhão da Itália.
Aos carros: acima, estande da Lincoln... fantástico!
Bandeiras norte-americana e a "verde-amarela" cercando um Ford T Doctors Cupê, um chassis + mecânica no centro e mais cinco unidades entre Phaeton, Town Car, Limo 7 passageiros, Roadster...

Abaixo, um Buick Town Car. Acima? Exposição dos Hudson-Essex.


Abaixo, automóveis da Lancia, e bicicletas. Aí aparece o modelo Lambda, revolucionário.Temos algumas unidades no Brasil, serão algumas dessas? Carros míticos: Voisin. Existe algum no Brasil? desconheço.


Abaixo, os grandes e imponentes Packard: destaque para a Limosine aberta e com rodas em disco!
Na parte externa, espaço para encarroçadores, no caso, veículos para assistência pública de saúde.

Abaixo, uma linha de montagem dos Ford T para mostrar ao púlbico: marketing!
Primeiro fordinho montado alí aos olhos do público!

Caminhões Ford TT mostrando ao visitante as "Grandes Ruducções nos Preços"!
Tratores Fordson.
Os caminhões expostos foram carregados e submetidos a uma prova de ida e volta ao Alto da Boa Vista. Acima, caminhão Saurer.

Abaixo, esforço do caminhão GMC.
guilhermedicin@hotmail.com

8 comentários:

  1. O carro descrito como "acima" é um carro italiano chamado SCAT (Societa Ceirano Automobili Torino). Ele é tipicamente conhecido pela posição central do estepe e pelos pequenos faroletes abaixo dos farois principais. A maioria foi destruída na II Guerra.

    http://img.prewarcar.com/prewar/cars/SCAT-Sydney_500.jpg

    ResponderExcluir
  2. O AntigosVerdeAmarelo tem o melhor time de anônimos da internet!

    Grato.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post - fotos sensacionais...!

    Incrível ver como os conceitos das pessoas de outros tempos são totalmente diferentes. Decoração, estilo de texto, tipo de propaganda... Incrível, incrível. O que muitos não fariam pra voltar no tempo e presenciar isto tudo...

    E parabéns ao blog - conheci-o hoje e gostei bastante do trabalho feito aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Gente ,

    não é só pelos carros e pelas excelentes fotos que estou pasmo !
    Mas , construir um Palacete para exposição no Brasil e depois desmontá-lo para voltar à Portugal é muito louco ! E não era "Lego", era pedra.....

    Álbum absolutamente inédito , formidável !
    Grande achado , parabéns !

    Abraço a todos...do TATO

    ResponderExcluir
  5. OS CARROS SÃO COMO CRIANÇAS, NASCEM E FAZ PAIXÕES.

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente do ca@#$%¨&!!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  7. Detalhe que o fotógrafo foi traido pela luz do sol projetando sua sombra.

    ResponderExcluir
  8. Guilherme.

    O modelo das fotos indicadas como "Acima?" e um SCAT (Societa Ceirano Automobile Torino)fundada por Matteo Ceirano, que uniu-se com Guido Bigio,criando assim em 1904 a Itala, a maioria de seus carro utilizavam o motor 6 cilindros, produzindo carros até 1932.Mas...

    (reparem que na foto em questão aparece o logotipo da Itala colado na parede!)

    grato.

    Bruno Blasius

    ResponderExcluir