Fotos extraordinárias que fazem parte do "Album da Primeira Exposição de Automobilismo no Rio de Janeiro", dedicado ao Engenheiro Adelstano Porto d'Ave (1890-1952).
Essas fotos épicas foram divulgadas no blog carrosantigos.wordpress.com pelo Nikollas Ramos em 30/07/2010.
A Exposição aconteceu durante duas semanas no mês de agosto de 1925!
Na primeira foto, a capa do raríssimo livro.
Na segunda foto e abaixo, imagens das corridas que aconteciam todos os dias e eram demonstrações inéditas para aquele público. Acima, é um Dodge e abaixo é uma Bugatti.
Vista dos dois pavilhões que sediaram a Exposição: acima, o Pavilhão de Portugal, que em 1929 foi desmontado e transportado para Lisboa -ainda existe lá. Abaixo, o Pavilhão da Itália.
Aos carros: acima, estande da Lincoln... fantástico!
Bandeiras norte-americana e a "verde-amarela" cercando um Ford T Doctors Cupê, um chassis + mecânica no centro e mais cinco unidades entre Phaeton, Town Car, Limo 7 passageiros, Roadster...
Abaixo, um Buick Town Car. Acima? Exposição dos Hudson-Essex.
Abaixo, automóveis da Lancia, e bicicletas. Aí aparece o modelo Lambda, revolucionário.Temos algumas unidades no Brasil, serão algumas dessas? Carros míticos: Voisin. Existe algum no Brasil? desconheço.
Abaixo, os grandes e imponentes Packard: destaque para a Limosine aberta e com rodas em disco!
Na parte externa, espaço para encarroçadores, no caso, veículos para assistência pública de saúde.
Abaixo, uma linha de montagem dos Ford T para mostrar ao púlbico: marketing!
Primeiro fordinho montado alí aos olhos do público!
Caminhões Ford TT mostrando ao visitante as "Grandes Ruducções nos Preços"!
Tratores Fordson.
Os caminhões expostos foram carregados e submetidos a uma prova de ida e volta ao Alto da Boa Vista. Acima, caminhão Saurer.
Abaixo, esforço do caminhão GMC.
guilhermedicin@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O carro descrito como "acima" é um carro italiano chamado SCAT (Societa Ceirano Automobili Torino). Ele é tipicamente conhecido pela posição central do estepe e pelos pequenos faroletes abaixo dos farois principais. A maioria foi destruída na II Guerra.
ResponderExcluirhttp://img.prewarcar.com/prewar/cars/SCAT-Sydney_500.jpg
O AntigosVerdeAmarelo tem o melhor time de anônimos da internet!
ResponderExcluirGrato.
Ótimo post - fotos sensacionais...!
ResponderExcluirIncrível ver como os conceitos das pessoas de outros tempos são totalmente diferentes. Decoração, estilo de texto, tipo de propaganda... Incrível, incrível. O que muitos não fariam pra voltar no tempo e presenciar isto tudo...
E parabéns ao blog - conheci-o hoje e gostei bastante do trabalho feito aqui.
Abraços.
Gente ,
ResponderExcluirnão é só pelos carros e pelas excelentes fotos que estou pasmo !
Mas , construir um Palacete para exposição no Brasil e depois desmontá-lo para voltar à Portugal é muito louco ! E não era "Lego", era pedra.....
Álbum absolutamente inédito , formidável !
Grande achado , parabéns !
Abraço a todos...do TATO
OS CARROS SÃO COMO CRIANÇAS, NASCEM E FAZ PAIXÕES.
ResponderExcluirSimplesmente do ca@#$%¨&!!!
ResponderExcluirMarcelo.
Detalhe que o fotógrafo foi traido pela luz do sol projetando sua sombra.
ResponderExcluirGuilherme.
ResponderExcluirO modelo das fotos indicadas como "Acima?" e um SCAT (Societa Ceirano Automobile Torino)fundada por Matteo Ceirano, que uniu-se com Guido Bigio,criando assim em 1904 a Itala, a maioria de seus carro utilizavam o motor 6 cilindros, produzindo carros até 1932.Mas...
(reparem que na foto em questão aparece o logotipo da Itala colado na parede!)
grato.
Bruno Blasius