segunda-feira, 22 de março de 2010

Perua DKW Universal F-91 1956 ...


Perua DKW Universal F-91, lançada em Novembro de 1956.
Disputa com a Romi-Isetta o título de primeiro carro de produção nacional -desconsiderando o Jeep Willys que já vinha sendo nacionalizado desde 1954...
Na imagem ao lado, um ousado show room de concessionário Vemag. Lindo, não?
A bandeira no parachoque denuncia ser no estado de São Paulo.
Me parece que poucas unidades desses primeiros modelos sobraram...

10 comentários:

  1. Sensacional esta foto! Em Porto alegre existe uma DKW automóvel desse modêlo. Notar que o vidro dianteiro forma um "V" e é no vidro e não divisão.Percebi esse detalhe no modêlo de POA.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o revendedor é a Serva Ribeiro, não tenho certeza.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, um detalhe que eu não sabia: repare que o modelo em segundo plano tem pintura em dois tons. Achava que só a partir de 57 houve oferta desse padrão.

    ResponderExcluir
  4. Guinle, quando o Rogério de Simone estava finalizando o livro sobre o DKW, me contou que só pode encontrar uma unidade da perua F91 nacional, porém ainda por restaurar. Alguns poucos meses depois, apareceu outra, vermelha, num artigo da Quatro Rodas Clássicos.
    Não há dados sobre o volume de produção da F91 em 1956; em 1957 foram apenas 1.642 unidades produzidas.
    Abraços. TL

    ResponderExcluir
  5. Chicão, a foto é da Concessionaria Serva Ribeiro mesmo.
    Ficava na Av. Rio Branco, centro de Sampa.
    Existe mais uma DKW Universal sendo restaurada e em breve vai estar nas ruas.
    É uma raríssima 56.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma revista de 57, que era um boletim da NOVACAP, que fala que o Juscelino inspecionou as obras da capital numa dessas, e diz a reportagem que era a primeira fabricada, de propriedade do próprio Juscelino...

    ResponderExcluir
  7. Tem como escanear essa revista da Novacap com essa matéria do JK?

    Abraço,

    ResponderExcluir
  8. Guilherme ,

    Raríssimas essas primeiras "Universal" .

    As cores , quando em dois tons e em 1956 , eram distribuidas horizontalmente , como se vê ao fundo na foto : parte envidraçada numa faixa de cor diferente do teto e parte inferior da camioneta .
    Em 1957, aí está , não lembro de qualquer destas em uma só cor : foi quando lançaram o "friso separador de cores " , à la Ford 1955/56 .
    Quando meu pai faleceu , e então tínhamos um Ford Customline 1951 ( igual ao do Guilherme ), a mãe não conseguia por o carro na garagem sem deixar o friso do carro na rua , daí , conseguimos ums destas raras 1957 , em cinza e branco , interior vermelho .
    Uma pena que não tenha fotos desta , porém , me avisa se quiseres foto do prospecto à cores , que este eu guardei .

    Abração meu jovem amigo...do TATO

    ResponderExcluir
  9. Guilherme

    Tivemos uma perua DKW ano 1956, que foi comprada na Serva Ribeiro, e era cor branca (gelo) com a faixa central azul. A tapeçaria era cor vermelha

    Um abraço
    Batelli-03/01/2011
    batelli@mplafer.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho um amigo no Rio Grande do Sul que tem uma com o chassis número 156.....

    ResponderExcluir