quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Concessionária Chevrolet ...

Mais uma maravilhosa sequência de fotos de uma concessionária brasileira nos anos setenta. Dessa vez, é a Servibrás, de Caxias do Sul-RS. Na foto acima: inauguração da concessionária em 1973. Vê-se o novo lançamento da GM, o inovador Chevette, junto ao já bem-sucedido Opala, nesse caso, um soberbo Gran Luxo quatro portas com vinil!
Uma volta ao passado!á nessas fotos, um stande da Concessionária na exposição da Festa da Uva, também em Caxias do Sul-RS, no ano de 1975.O ambiente é incrível, os cartazes, os letreiros "OPALA" e "COMODORO".O Comodoro possui o teto LasVegas, o Opala possui o vinil no teto inteiro -ambos, na cor Azul Firmamento.
A novidade para 1975 é a Caravan. Essa amarela é idêntica à primeira Caravan, que foi exposta no Salão do Automóvel e sorteada pela revista Quatro Rodas na época. O chevettinho na mesma cor.
Dessa forma, está exposto: uma Caravan, um Comodoro, um Chevette e um Opala. E cada um deles possui o seu nome estampado em letras "gigantescas"!
Essas imagens fantásticas pertencem ao Pablo Soldatelli, colecionador que nutre certa preferência sobre a linha da GM dos anos setenta. Essas fotos também estão disponíveis no site do Veteran de São Marcos-RS, o http://www.veteransm.nsol.com.br/.
Fotos acima: pose junto ao Comodoro e Chevette OKM.
Também na Festa da Uva de Caxias do Sul-RS, mas em 1979, um Comodoro quatro portas...
E o novo modelo do Chevette Hatch...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Detalhes ...


Uma fotografia muito interessante.
Automóveis da marca Ford, alinhados como se estivessem em uma exposição.
Ford 1940, Mércury 1948, Ford 1942, outro Ford 1940 e outro Mércury 1948. A abundância "Ford" talvez seja explicada pela presença de uma "Agência Ford", como denuncia a placa ovalada presa ao prédio no centro da foto e ao fim da rua.
As bombas de gasolina e a placa ATLANTIC também não devem passar despercebidas à sua observação. Reparem também que há uma bomba de gasolina "coqueiro" bem à esquerda da foto, vê-se apenas o globo, como se estivesse sobre o bagageiro da jardineira.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Garagem granfina ...



A bela residência saiu em uma revista de decoração em 1973.

O fusquinha dá um ar de simplicidade, mas o Opala SS 1971 quatro portas, primeiro ano do esportivo, não nega a distinção de seus moradores...

A imagem foi enviada pelo Mário Buzian.

domingo, 27 de setembro de 2009

Fuscas ...



Fuscas... sempre simpáticos!

Rio, 1971.

sábado, 26 de setembro de 2009

T brasileiro ...



Completando o post aqui abaixo, essa foto mostra um Ford T -certamente 1922- totalmente integrado à vida brasileira: ora urbana, ora rural...

guilhermedicin@hotmail.com

T e as bandeiras ...


Dois Ford T, provavelmente 1922, expostos na entrada de um cinema.
Fazia parte de uma estratégia de divulgação do automóvel no Brasil.
Interessante notar que o T da esquerda está com a bandeira norte-americana, enquanto que o T da direita está com a bandeira verde e amarela. Bem à esquerda da foto também, está um quadro com a figura de Henry Ford pendurado na coluna (acima do quadro dele, outra bandeirola americana). A presença do patriarca Ford se fazia presente em todas as ocasiões.
E sobre as capas de radiador, mais bandeirinhas?
Essa bela imagem veio do blog do Nikollas Ramos, com o endereço aqui ao lado (<--); e ele colheu essa foto no livro de José Luiz Vieira: A História do Automóvel - Vol.2.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

100% Álcool : Fiat 147 ...



Fiat 147 movido 100% à álcool.
Motor 1.3 .
Julho de 1979, no pátio da montadora Fiat em Betim-MG. Ao fundo se vê um Alfa Romeo, talvez para o uso de algum alto executivo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Posto Texaco ...


Típico "auto center" brasileiro dos anos quarenta.
Bomba de gasolina e calibrador de pneus -Posto Texaco.
Oficina mecânica, borracharia e certamente venda de peças.
A foto é na cidade de Campanha, sul de Minas.

Carros Inúteis ...

Saiu mais um blógue sobre carros antigos no Brasil. Ocupa um nicho interessante, o de automóveis (antigos) em estado crítico. Alguns, apenas uma rasura de o que um dia foi, outros, um rascunho de o que poderá voltar a ser... O idealizador é o Russel Vaz, que promete manter-se firme na qualidade das pautas. O blog desperta interesse justamente por dar asas à imaginação... Ver o que é, imaginar o que deve ter sido e, às vezes, o que poderá ser! O link é: http://carrosinuteis.wordpress.com/Fiz minha contribuição com um time de primeira linha, praticamente todos de único dono. Material que dificilmente apareceria aqui, achou seu lugar lá. Segue: C-10 e Rural ; Ford Maverick 1974 ; Itamaraty 1971 .
Aqui acima, só para exemplificar, um fantástico Delahaye Cabriolet 1947, sobre um Jaguar XK120 fechado (!!!!). As fotos não são minhas, mas dizia-se que é o estoque de um colecionador de Brasília-DF. Quem conta mais?

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Concessionária Dodge ...

Uma estonteante sequência fotográfica de uma concessionária Chrysler em Belo Horizonte-MG. A fachada traz o nome "Lux", alguém a conheceu? Na foto ACIMA, a bela arquitetura do prédio recebe o realce das placas com a estrela de cinco pontas e o nome Dodge!
A ironia está apenas no fluxo: predominância da Volkswagen! Isso explica o porque dessas fotos terem sido enviadas pelo Juliano Rosa, do Clube do Fusca de Poços de Caldas - MG.

As cores e a qualidade das fotos nos permite viajar ao momento em que esses Dodge 1800 cheiravam a novo, e tinham seus hodômetros marcando "00000".1973!

Os doginhos no show room, acompanhados da rara picape Dodge D-100...

Oficina autorizada Dodge!
Agora sim apareceram os Dart, e de quebra uma Esplanada 1969.
Muitos detalhes...
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Maserati americana ...

Há dois dias eu fiz o post sobre a Maserati carioca , que era pilotada por Henrique Casini. Aproveitei para perguntar sobre o paradeiro desse bólido.Hoje, o Joca colocou em seu blog -http://mestrejoca.blogspot.com/- não só o seu paradeiro, mas também parte de sua biografia.
A Maserati de chassi 3062 foi construída em Agosto de 1956, em Modena, Itália (nem carioca, nem americana!). E, tem em seu currículo a participação no GP de Havana, com Stirling Moss/Schell; a vitória no GP de Caracas com Moss e participação de Juan Manuel Fangio, já em Dezembro de 1956. Logo depois, Fevereiro de 1957, vai para o carioca Pinheiro Pires, e em Julho, retorna à Itália para restauração, sendo então, pintada em amarelo.
No mês de Agosto de 1957 a Maserati retorna ao Brasil, já para o Henrique Casini, que fica com ela até 1959, vendendo-a ao Camilo Christófaro, que a mantém até o início dos anos noventa.
Após a morte desse corredor, a Maserati "carioca" vai a leilão pela Christie´s, em Julho de 1997.Sem nenhuma restauração, alcançou o valor de 441.500 libras...
Na primeira foto, com o crédito de Vicente Miranda, a Maserati em foto de 1957 no Viaduto de São Cristóvão, retornando de uma corrida, na qual foi pilotada por Pinheiro Pires. Ao volante na foto, Aldo Duarte Pereira.
Na segunda fotografia, o estado em que foi leiloada após décadas com Camilo Christófaro. Nessa última, o estado em que se encontra atualmente, restauradíssima e participando dos mais seletos eventos norte-americanos.
guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FNM João Bobo ...


Os Fenemês foram sempre alvo de piadinhas e apelidos, entre eles o apelido de "João Bobo", só porque puxavam tudo o que era colocado pra eles carregarem... Acho que essa foto ilustra muito bem o apelino de João Bobo! O FNM carregando 04 (quatro!!) caminhões Ford em 1975... É bobo demais!

domingo, 20 de setembro de 2009

Maserati carioca ...

Maserati 300S de Henrique Casini, volante "carioca" dos anos cincoenta. Essa Maserati foi adquirida de Juan Manuel Fangio.
Na foto acima, é seguida por um Vw "alemão", Chevrolet 1953, Plymouth 1957 e uma picape Chevrolet "Marta Rocha".
Aqui abaixo, bandeirada na Barra da Tijuca.Que fim terá tido essa Maserati?
guilhermedicin@hotmail.com

Mercedes-Benz ...


Caminhão Mercedes-Benz 1113 (onze-treze) cabine alta.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Chevrolet Gigante ...


Caminhão "Chevrolet Gigante" 1942, em um desfile em 1959.
Bandeira verde e amarela no parachoque.
Os caminhões Chevrolet pré-guerra tinham apenas "meia porta", só com a retomada da linha de produção civil em fins de 1945 é que adotou-se a porta "inteira".

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Opel em Itajubá ...


Foto inédita na internet.

Era pra ser uma incógnita, mas está estampado no radiador: Opel!

O ano do carro deve ser por volta de 1910... Um pouco mais, um pouco menos.

A ocasião da foto é a inauguração de um matadouro frigorífico em Itajubá, sul de Minas, aqui do lado.
 
É incrível imaginar a história que teve esse carro pra chegar até a data da foto. Deve ter custado tranquilamente o valor de uma fazenda, e alguns anos depois não valia mais nada? Quando foi que ele desapareceu? Ficou esquecido sob alguma árvore, cedeu suas rodas para charretes?

Aumente, analise e comente a foto, vale a pena.
 

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Lancia Farina 1954 ...


Lancia 1954, tipo barchetta, chassis tubular, carroceria Farina em alumínio, motor preparado com equipamentos Abarth, rodas raiadas, cubo rápido, carburadores Webber.

Esta foto é do colecionador Sebastião William Cardozo, do estado do Rio de Janeiro, e que teve uma pequena aventura com esse carro em meados dos anos sessenta. Com o consentimento de seu pai, comprou a Lancia mas, ficou com ela apenas por alguns dias: mal comportamento ao volante, digamos assim... Também, uma máquina dessas!

Essa Lancia devia ser o máximo, e certamente acabou-se por aí...

Cemitério de automóveis 1971 ...

Essa foto não poderia faltar aqui.

Ela foi descoberta pelo Nikollas Ramos, do blog indicado na foto e com o link aqui ao lado.

Ela foi feita em 1971, num pátio utilizado pelo Detran no centro do Rio de Janeiro, na Avenida Chile, ao lado da Catedral Metropolitana.

A foto é sinistra. Representa com precisão um importante capítulo da história do automóvel no Brasil. Por isso mesmo, é que não poderia faltar aqui também. Os carros estão identificados.

domingo, 13 de setembro de 2009

Sombra e carros frescos ...



Pousada do Rio Quente...

Gálaxie, Fuscão, LTD, Kombi...

sábado, 12 de setembro de 2009

Ford 1936 ...


Ford 1936, na cidade de Aparecida-SP.
Essa foto foi enviada pelo Alfredo Prandato Jr. e, retrata seu pai ao lado do carro.
É uma foto muito bonita.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Corcel GT inflamável ...





Carreta FNM tanque, combustível Esso, atravessando linha de trem e, cruzando com um Ford Corcel GT 1973.


guilhermedicin@hotmail.com

Operação Abacaxi ...

Três escoteiros brasileiros saíram em um Jeep...
Percorreram quase 72 mil quilômetros, passaram por 17 países e voltaram um ano e doze dias depois... Isso em 1955!
Foram patrocinados pela Agromotor S.A., sinônimo de jipe no Brasil, às vésperas da efetiva implantação da indústria automobilística.
A história é muito interessante, vale ver o link abaixo: www.carajas.com/wiki/index.php?title=Pineapple_Operation

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TL Personalizado ...

Essa versão "esportivada" do Vw TL vem sendo chamada pela mídia especializada (às vezes nem tanto) de TL Sport . Com uma foto de época que eu postei aqui no blog dessa rara versão , o André Grigorevski levantou a questão.
O nome "Sport" nunca foi usado à época.
Como não há nenhuma publicidade de época, nem nada escrito no próprio carro, essa TL parecia ser anônima. Porém, o próprio André me enviou essas fotos, provando que ao menos para a VW, esse era o "TL Personalizado".
No catálogo de peças VW de 1973 a única mensão à essa versão é referente ao volante esportivo que o equipava, e lá está: Para modelo 107 -personalizado.
A primeira fotografia também foi descoberta pelo André, no arquivo de um jornal.
Resta ainda descobrir quantas unidades do TL Personalizado foram produzidas, mas é difícil... O mais fácil é contabilizar as sobreviventes.
guilhermedicin@hotmail.com

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Graham-Paige ...


Graham-Paige, provavelmente 1936, na cidade de Petrópolis-RJ.
Foto enviada por João Pedro Gazineu, retratando seu Avô e seu automóvel. guilhermedicin@hotmail.com

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Paraíso ...




Foto de cair a mandíbula.

Dezembro de 1964.

Colorida e muito sortida.

Os nacionais dos anos sessenta já fazem volume frente aos norte-americanos dos anos cincoenta e quarenta.

A foto foi colhida no blog do Felipe Nicoliello.


domingo, 6 de setembro de 2009

Uirapuru ...


Uirapuru.

O belo fora de série brasileiro dos anos sessenta.

Na foto, algumas unidades OKm enfileiradas em frente a STV.

A história desse bólido é facilmente encontrada na internet, vale a pena conhecer.

Arcos pro Horizonte ...


Uma bela fotografia.
A arquitetura ajuda muito.
É Belo Horizonte em 1946, Viaduto Santa Teresa.
Os mineiros da capital confirmarão, pois, acho que são esses os arcos que o Fernando Sabino atravessou se equilibrando.
À esquerda, Ford 1933.

sábado, 5 de setembro de 2009

Carros Antigos ...

O Nikollas, colocou agora há pouco essas lindas fotos em seu Blog dos Carros Antigos, com o link aqui ao lado.
Essas fotos são de Walter Henrique Schuwarten. Aqui acima, um Chevrolet Fleetline quatro portas 1949 ou 1950, e um Chevrolet 1953 em frente a "Recauchutadora sorocabana", na cidade de Oliveira.Frente a mesma fachada, uma picape Chevrolet Boca de Sapo 1951, com pneus faixa-branca, junto a outras três Ford F-350.
Novamente outra Ford F-350 1961
Aqui, juntos à uma Ford F-100 1962.
guilhermedicin@hotmail.com