quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TL Personalizado ...

Essa versão "esportivada" do Vw TL vem sendo chamada pela mídia especializada (às vezes nem tanto) de TL Sport . Com uma foto de época que eu postei aqui no blog dessa rara versão , o André Grigorevski levantou a questão.
O nome "Sport" nunca foi usado à época.
Como não há nenhuma publicidade de época, nem nada escrito no próprio carro, essa TL parecia ser anônima. Porém, o próprio André me enviou essas fotos, provando que ao menos para a VW, esse era o "TL Personalizado".
No catálogo de peças VW de 1973 a única mensão à essa versão é referente ao volante esportivo que o equipava, e lá está: Para modelo 107 -personalizado.
A primeira fotografia também foi descoberta pelo André, no arquivo de um jornal.
Resta ainda descobrir quantas unidades do TL Personalizado foram produzidas, mas é difícil... O mais fácil é contabilizar as sobreviventes.
guilhermedicin@hotmail.com

10 comentários:

  1. Guinle.

    Esse "TL Sport" era visão relativamente comum cá pelas bandas do ABC naqueles anos 70. À época eu acreditava tratar-se de algum modismo lançado por concessionária (e.g., a linha "Morcego" da Autoserv, concessionária da Chrysler)ou loja de acessórios. Décadas mais tarde vim saber, através do artigo publicado na revista Fusca & Cia., tratar-se de modelo "ofertado" pela própria Volkswagen.
    Por constar menção no catálogo de peças, e mesmo assim jamais ter tido qualquer divulgação, acredito que o "TL Personalizado" foi uma proposta natimorta para uma edição limitada do TL. E o pequeno número de unidades já construídas foi, ao menos em sua maioria, vendida a funcionários da própria VW.
    Ex-Volkswaguianos, manifestai-vos.
    Abração. Tio Lin

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, obrigado por ceder o espaço pra tentarmos esclarecer essa dúvida!

    Como escrevi naquele post que originou a dúvida, esse nome "Sport" surgiu para o público através de uma publicação dita especializada. Porém, alguns meses antes, o mesmo carro estava anunciado no ML com a denominação "Sport", que na época causou estranheza a mim e a alguns amigos que já conhecíamos a versão como TL Personalizado. O anúncio mesmo não prejudicou em nada... Já vi tanto anúncio de carros diversos que os donos não sabem a versão e colocam "Sport" que eu acho até um erro comum. O problema mesmo foi a tal revista, que conseguiu emplacar essa idéia a ponto de, posteriormente, a Classic Show repetir a denominação sem ninguém ter nenhuma prova concreta de que isso era correto.

    Para sanar a dúvida, talvez bastasse um documento ou um certificado de garantia (aquele que vem no manual) preenchido na época com o "TL Sport".

    Se não há, até agora o único nome provado é o TL Personalizado mesmo...

    E o episódio serve até para discuirmos sobre o grau de "especialização" das nossas publicações e se elas cumprem de fato o seu papel de informar.

    Como curiosidade, na área "Sócios" do site TL Clube (www.tlclube.com) é possíveis ver outras fotos deste modelo, devidamente identificados como TL Personalizado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Guilherme,

    Vendo as fotos e o catálogo de peças da TL, chego à mesma conclusão de Tio Lin, e acredito que se caso o volante e as faixas não fossem colocados na linha de montagem, poderia sê-lo numa concessionária, pois certamente eles deveriam ter ambos em estoque no setor de peças...
    Como o Tio Lin bem lembrou, cansei de ver esses carros rodando por aquelas bandas, era relativamente comum a cena...

    ResponderExcluir
  4. Mário e Lindeberg, é possível mesmo que fossem "personalizados" na concessionária. Mas se a informação for útil, as faixas não constam no catálogo de peças.

    Não sei se isso significa que elas não eram vendidas para reposição (diferente do que acontecia com as faixas, por exemplo, do Passat TS) ou não constava no catálogo por algum outro motivo.

    Os únicos TLs desses que vi ao vivo foram em Saquarema-RJ e Curitiba.

    ResponderExcluir
  5. Tem um TL destes que é presença frequente nos encontros de antigos em Curitiba. Tenho algumas fotos dela no meu site:
    http://3.bp.blogspot.com/_GUmnOEHQHlI/Sm9h7Jt1b5I/AAAAAAAAEzE/4t9vPha1XJQ/s1600-h/52.jpg

    ResponderExcluir
  6. Nem a pau esse laranja é original, olhem este endereço: http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/bf/5d/97/bf5d9736aebc8674d73bae60c5935eb0.jpg. Todos personalizados eram verdes hippie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No lançamento, de fato, a cor verde hippie era "exclusiva" dessa versão. Posteriormente, foi oferecida para outros carros da marca. Há TL personalizados em outras cores, tais como, branco lótus e laranja.

      Excluir
  7. Opa, agora que me dei conta! O volante para o Personalizado é código 149, ou seja, era o mesmo do SP2!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo fornecedor do volante do SP2, mas não era idêntico.
      https://carro.mercadolivre.com.br/MLB-1166295520-vw-tl-1600-serie-especial-personalizada-73-n-variant-fusca-_JM?redirectedFromSearch=true

      Excluir
    2. No alto dos meus 59 anos, posso afirmar com certeza que o TL personalizado (e não Sport) existiu mesmo, era uma série especial fabricada pela VW e vendida nas concessionárias no último quadrimestre de 1972. Foi anunciado em propagandas pela VW. A primeira leva saiu apenas na cor Verde Hippie, o que por si só já afastaria a hipótese de se tratar de um carro equipado na concessionária, pois essa cor não existia na linha VW em 1972, embora o TL já tivesse duas outras opções de verde. Graças ao sucesso, essa cor foi incorporada à linha VW em 73 e 74. O TL personalizado era vendido no mesmo preço do TL normal, e por isso teve uma boa procura. Por isso a VW acabou soltando outras cores, amarelo manga, laranja e branco, que eu me lembre. Ninguém sabe ao certo a razão do lançamento dessa versão, se era oferecer uma opção para fazer frente ao Corcel GT XP, um estudo de mercado, como foi posteriormente o VW 1.600S, ou talvez apenas uma estratégia para desovar um excesso de produção da linha 72. Curiosamente o modelo não foi incorporado na linha 73, morrendo em 72 mesmo. Pena que, limitada pelo preço, a VW não pôde nos brindar com uma versão com motor 1700 e câmbio do SP2, rodas mais largas e contagiros. Esse sim teria sido um TL Sport de verdade!

      Excluir